TEMA: Violência intrafamiliar

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TEMA: Violência intrafamiliar

Mensagem por caolrs em Seg Maio 08, 2017 5:45 pm

Segundo Rousseau, a família é a mais antiga das sociedades, onde todos se unem para obter proteção, é nela também que são instituídos os primeiros valores éticos e morais e é, às vezes, sinônimo de cuidado e carinho. Entretanto, esse cenário se inverte quando se fala de violência intrafamiliar, na qual os direitos individuais de crianças e adolescentes são violados por meio de agressões recorrentes que podem se manifestar de diversas maneiras.

De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, 61% da violência doméstica contra essas pessoas é caracterizada como física e comumente praticada pelos pais, ou até por babás, que deveriam garantir a proteção dos infantes. Ademais, também existe a violência psicológica e sexual - que se figura como pedofilia -, que não podem ser negligenciadas, pois trazem consequências para os jovens, que correm o risco de se tornarem adultos violentos e depressivos, caso não haja tratamento da saúde mental desde o princípio das agressões.

Outrossim, é fundamental salientar que, muitas vezes, os familiares agressores são oriundos de famílias nas quais sofreram algum tipo de violência, geralmente física, e acabam reproduzindo isso em seus descendentes, julgando como natural e efetivo para punir os erros irrisórios dos filhos, o que é inegavelmente errado, portanto, trata-se de algo normalmente percorrido entre gerações.

Destarte, é imprescindível que as vítimas sejam acompanhadas por psicólogos e clínicos gerais, a fim de evitar sequelas posteriores, através do trabalho de postos de saúde com a comunidade, que pode ajudar na identificação dos agredidos. Como também é necessário o diálogo nas escolas, por meio de palestras e cartilhas, para que essas crianças e adolescentes possam ter compreensão da violência e facilidade em reconhecê-la, pois ela pode estar presente em suas próprias casas.

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Re: TEMA: Violência intrafamiliar

Mensagem por Francis Bacon em Seg Maio 15, 2017 2:56 am

Segundo Rousseau, a família é a mais antiga das sociedades, onde todos se unem para obter proteção, é nela[,] também[,] que são instituídos os primeiros valores éticos e morais e é, às vezes, sinônimo de cuidado e carinho. Entretanto, esse cenário se inverte quando se fala de violência intrafamiliar, na qual os direitos individuais de crianças e adolescentes[E] são violados por meio de agressões recorrentes que podem se manifestar de diversas maneiras.

De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, 61% da violência doméstica contra essas pessoas[E] é caracterizada como física e comumente praticada pelos pais ou até por babás, que deveriam garantir a proteção dos infantes. Ademais, também existe a violência psicológica e sexual - que se figura como pedofilia -, que[!] não podem ser negligenciadas, pois trazem consequências para os jovens[] que[!] correm o risco de se tornarem adultos violentos e depressivos, caso não haja tratamento da saúde mental desde o princípio das agressões.[A]

Outrossim, é fundamental salientar que, muitas vezes, os familiares agressores são oriundos de famílias nas quais sofreram algum tipo de violência, geralmente física, e acabam reproduzindo isso em seus descendentes, julgando como natural e efetivo para punir os erros irrisórios dos filhos, o que é inegavelmente errado, portanto, trata-se de algo normalmente percorrido entre gerações.[A = cadê o argumento que fundamenta isso? ! = período longo ]

Destarte, é imprescindível que as vítimas sejam acompanhadas por psicólogos e clínicos gerais[.] A fim de evitar sequelas posteriores, por meio do trabalho de postos de saúde com a comunidade, que pode ajudar na identificação dos agredidos[E]. Como também[C] é necessário o diálogo nas escolas, por meio de palestras e cartilhas, para que essas crianças e adolescentes possam ter compreensão da violência e facilidade em reconhecê-la, uma vez que ela pode estar presente em suas próprias casas.

Nota:
 
I
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
II
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
III
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
IV
160
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
V
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
         
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta dele propriamente dita (foque no tema da proposta, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.

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