TEMA: Terceirização: avanço ou retrocesso

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TEMA: Terceirização: avanço ou retrocesso

Mensagem por v_maia em Sex Maio 05, 2017 4:13 pm

Terceirização aviltando direitos trabalhistas

Foi aprovado na Câmara dos deputados, no dia 22 de março de 2017, o Projeto de Lei nº 13.429/2017 que prevê alterações na legislação da CLT. Este projeto visa estender a terceirização também às atividades-fim, já que atualmente já ocorre nas atividades-meio. A aprovação da medida causou bastante frenesi, pois trata-se de uma dicotomia – o aumento da lucratividade do empresariado às custas da dilapidação dos direitos do trabalhadores.

Em meio a um período de recessão econômico, a terceirização é apontada pela classe patronal como uma forma de destravar a economia, visto que vai desburocratizar as relações de trabalho, fazendo prevalecer o negociado em detrimento do legislado. Além disso, o processo é benéfico para os empresários, pois há uma redução nos custos de mão de obra, que se dá em função da perda de direitos trabalhistas e da diminuição do salário dos empregados.

Contrapondo esse cenário têm-se os operários, muitos destes afetados pela crise econômica do país, têm que se subjugarem a tais condições aviltantes de trabalho como forma de suprir a sua subsistência e a de seus familiares. A terceirização vem reforçar ainda mais as desigualdades presentes, pois como toda medida neoliberal almeja o lucro, ainda que este venha às custas de uma precarização nas condições de trabalho bem como na exploração do empregado.

Em suma a terceirização não passa de um conluio que vem travestido como um elemento capaz de modernizar as relações trabalhistas e melhorar a qualidade dos serviços. Porém entra em contradição, visto que é inaceitável falar em avanço se há uma depauperação em um retrocesso de direitos que já haviam sido conquistados arduamente pela CLT desde 1943.

v_maia
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Re: TEMA: Terceirização: avanço ou retrocesso

Mensagem por Francis Bacon em Seg Maio 15, 2017 2:53 am

Terceirização aviltando direitos trabalhistas


Foi aprovado na Câmara dos deputados, no dia 22 de março de 2017, o Projeto de Lei nº 13.429/2017 que prevê alterações na legislação da CLT. Este projeto visa estender a terceirização também às atividades-fim, que atualmente [!] ocorre nas atividades-meio. A aprovação da medida causou bastante frenesi, pois trata-se de uma dicotomia – o aumento da lucratividade do empresariado às custas da dilapidação dos direitos dos trabalhadores.

Em meio a um período de recessão econômico, a terceirização é apontada pela classe patronal como uma forma de destravar a economia[] visto que vai desburocratizar as relações de trabalho[] fazendo prevalecer o negociado em detrimento do legislado[E]. Além disso, o processo é benéfico para os empresários[R], pois há uma redução nos custos de mão de obra, que se dá em função da perda de direitos trabalhistas e da diminuição do salário dos empregados.

Contrapondo esse cenário[,] têm-se os operários, muitos destes afetados pela crise econômica do país, têm que se[!] subjugarem a tais condições aviltantes de trabalho como forma de suprir a sua subsistência e a de seus familiares[E]. A terceirização vem reforçar ainda mais as desigualdades presentes, pois[,] como toda medida neoliberal[,] almeja o lucro[E], ainda que este venha às custas de uma precarização nas condições de trabalho bem como na exploração do empregado.[R]

Em suma[,] a terceirização não passa de um conluio[!] que vem travestido como um elemento capaz de modernizar as relações trabalhistas e melhorar a qualidade dos serviços. Porém[,] entra em contradição[] visto que é inaceitável falar em avanço se há uma depauperação em um retrocesso de direitos que já haviam sido conquistados arduamente pela CLT desde 1943.

Nota:
I
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
II
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
III
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
IV
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
V
0
Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5.
O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta dele propriamente dita (foque no tema da proposta, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.

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Re: TEMA: Terceirização: avanço ou retrocesso

Mensagem por v_maia em Ter Maio 16, 2017 7:28 pm

Obrigada!
O procedimento foi realizado.

v_maia
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Re: TEMA: Terceirização: avanço ou retrocesso

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