TEMA: Desafios da educação especial inclusiva no Brasil.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Desafios da educação especial inclusiva no Brasil.

Mensagem por Adelson José em Qui Maio 04, 2017 10:17 pm

O crescente ingresso de alunos com necessidades educacionais especiais no Brasil, traz para discurssão o aprofundamento no papel principal da educação inclusiva em nossa sociedade. Neste sentido, Sônia das Graças, em seu artigo entitulado "A escola na formação do cidadão", sintetiza que as crianças em seu desenvolvimento se depara com fenômenos, fatos e objetivos do mundo como obstáculos. Desse modo, quando comparado aos portadores de necessidades especiais, o agravante social tende a ser mais excludente, revalidando o fato habitual de terem que enfrentar o preconceito perpetuado até a nossa contemporaneidade.

 Embora a constituição brasileira assegure o direito igualitário a todos, como descrito no Art.3°- Constituem objetivos fundamentais da república federativa; promover o bem de todos, sem preconceito ou de qualquer forma de discriminação. Entretanto, convenhamos que na prática as informações prestadas na constituição não se faz verdade em nosso cotidiano. De acordo com dados do MEC, 98.801 escolas receberam admissão de alunos especiais em 2012, mas apenas 27.931 dessas escolas incluiam professores capacitados a educarem crianças e adolescentes com necessidades especiais, ou ainda, que incluiam projetos arquitetônicos de acessibilidade nas instituições.

 Apesar da baixa perspectiva dos indicadores sociais, as políticas públicas do país deu passos significantes na conquista pelos direitos das pessoas com deficiência. Em 6 de Junho de 2015, foi criada a Lei Brasileira de Inclusão (LEI 13.46/2015). Contudo, só entrou em vigor em 2 de Janeiro de 2016. Desde de que a lei entrou em vigor, já  notava-se melhoras nas instituições de ensino, como por exemplo o número de admissões de pessoas portadoras do Síndrome de Down (SD); de deficiência física e cognitiva que praticamente triplicou. Quebrando barreiras sociais e segregacionista na educação, deslegitimando a ideia separacionista de que essas pessoas não têm autonomia de frequentar esses espaços.

 Nos últimos anos muitas campanhas midiáticas de ONGs e projetos sociais independentes vem abordando a questão da inclusão social. Porém, necessita-se que instituições governamentais juntamente com o ministério da educação adotem também como causa pública essas iniciativas. Faz-se necessário que o poder legíslativo criem leis regurlamentando a criação de cursos de capacitação de professores; e exigir as instituições para que incluam acessibilidade nos novos projetos arquitetônicos nas escolas ou  em qualquer outra instituição voltadas para educação, vinculadas ou não ao governo federal. Reforça a multa já incluída na lei brasileira de inclusão para as instituições que não obedecerem os parâmetros criados. E também, dá suporte aos familiares que têm suas residências distante das escolas, podendo ser um fator decisivo para que não venha ocorrer evasão escolar dessas pessoas.

Adelson José
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 3
Pontos : 9
Data de inscrição : 26/03/2017
Idade : 20
Localização : Olinda, PE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: Desafios da educação especial inclusiva no Brasil.

Mensagem por Francis Bacon em Seg Maio 15, 2017 2:52 am

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum