TEMA: Desastres ambientais: qual o preço do desenvolvimento?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Desastres ambientais: qual o preço do desenvolvimento?

Mensagem por Har8 em Ter Abr 25, 2017 11:17 pm

Durante o período pré-colonial brasileiro, houve grande exploração dos recursos naturais sem a preocupação com a sustentabilidade, como é o caso do pau-brasil. Hoje, essa exploração indevida ainda é uma realidade. Acarretando desastres ambientais em nome do desenvolvimento, como alteração do fluxo pluviométrico e contaminação dos recursos hídricos.

O Brasil detêm uma das maiores áreas de florestas do mundo, como é o caso da Amazônica. Todavia, esse bioma é constantemente ameaçado pela expansão dá pecuária e plantação de soja em áreas de preservação. Essa exploração indevida ocorre por não haver uma fiscalização efetiva que elucide de uma vez o avanço desse mercado que tanto prejudica a floresta.

Ademais, nota-se que o preço do desenvolvimento quase sempre é prejudicial ao ambiente e ao próprio homem. A começar pela alteração do fluxo pluviométrico resultante do exarcebado índice de desmatamento em prol das construção de uma hidrelétrica, por exemplo. Ou até mesmo a contaminação de cursos hídricos pelo uso exagerado de agrotóxicos. Assim, deve-se haver uma sinergia entre sustentabilidade e desenvolvimento, para que futuros desastres possam ser evitados, como a escassez de água potável.

Portanto, evidencia-se que os desastres ambientais são danosos ao próprio homem. Assim, cabe ao IBAMA fiscalizar com maior rigidez os pontos de exploração indevida em áreas de preservação, usando-se de multas como medida de coerção. Compete ao Ministério do Meio Ambiente incentivar o desenvolvimento sustentável, destinando profissionais qualificados que auxiliem na manutenção das florestas e que viabilize o uso racional de agroquímicos.

Har8
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 22/04/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: Desastres ambientais: qual o preço do desenvolvimento?

Mensagem por Francis Bacon em Seg Maio 15, 2017 2:51 am

Durante o período pré-colonial brasileiro, houve grande exploração dos recursos naturais sem a preocupação com a sustentabilidade, como é o caso do pau-brasil. Hoje, essa exploração indevida ainda é uma realidade. [C] Acarretando desastres ambientais em nome do desenvolvimento, como alteração do fluxo pluviométrico e contaminação dos recursos hídricos.

O Brasil detêm uma das maiores áreas de florestas do mundo, como é o caso[R] da Amazônica. Todavia, esse bioma é constantemente ameaçado pela expansão dá pecuária e plantação de soja em áreas de preservação. Essa exploração indevida ocorre por não haver uma fiscalização efetiva que elucide de uma vez o avanço desse mercado que tanto prejudica a floresta.[A = faltou somente um argumento para comprovar e reforçar a sua ideia.]

Ademais, nota-se que o preço do desenvolvimento quase sempre é prejudicial ao ambiente e ao próprio homem. A começar pela alteração do fluxo pluviométrico resultante do exacerbado índice de desmatamento em prol da construção de uma hidrelétrica[E], por exemplo. Ou até mesmo a contaminação de cursos hídricos pelo uso exagerado de agrotóxicos. Assim, deve-se haver uma sinergia entre sustentabilidade e desenvolvimento[] para que futuros desastres possam ser evitados, como[R] a escassez de água potável.

Portanto, evidencia-se que os desastres ambientais são danosos ao próprio homem[R]. Assim, cabe ao IBAMA fiscalizar com maior rigidez os pontos de exploração indevida em áreas de preservação, usando-se de multas como medida de coerção[R]. Compete ao Ministério do Meio Ambiente incentivar o desenvolvimento sustentável, destinando profissionais qualificados que auxiliem na manutenção das florestas e que viabilize o uso racional de agroquímicos.[R = isso tudo que você defendeu na proposta de intervenção já existe. Cuidado! Pois isso mostra que você não compreende profundamente sobre o tema e acaba se atentando a fatos de senso comum. Há desmatamento? Lógico, todos sabem disso. Mas por que ele ainda acontece? Por que ainda há poluição de rios com o uso de agrotóxicos se existe lei? Pense nisso quando for escrever sobre esse tema.]

Nota:
I
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
II
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
III
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
IV
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
V
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta dele propriamente dita (foque no tema da proposta, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 810
Pontos : 946
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum