TEMA: O conceito de família pode ou não mudar?

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TEMA: O conceito de família pode ou não mudar?

Mensagem por eniobatalha em Ter Abr 25, 2017 3:03 pm

O conceito de família natural foi introduzido na idade média pela Igreja Católica, que transformou o casamento em uma instituição sacralizada e indissolúvel, e única formadora da família cristã, formada pela união entre duas pessoas de diferentes sexos, unidas através de um ato solene. Essa definição perdurou durante o feudalismo e perdura até os dias atuais, no capitalismo. Todavia, a consanguinidade e a tradicional instituição do casamento (família natural), vem perdendo espaço nas mais recentes doutrinas e jurisprudência, haja visto que o afeto é o aspecto predominante na caracterização da nova definição constitucional de família.

Com o advento da revolução industrial, que partiu da Inglaterra no século XVII e teve seu ápice com a Revolução Francesa, de 1789, o núcleo familiar apresentava um perfil hierarquizado e patriarcal, sendo o marido ou pai como chefe da família, a quem todos deviam sujeição e respeito, passivos de seguir suas diretrizes sem questionamentos. A família era composta por todos os parentes, em uma verdadeira comunidade rural, como unidade de produção e com amplo incentivo à procriação.

A caracterização de família cada dia vem se modificando e ampliando, onde todos os dias se tentam chegar a um conceito que privilegie todas as modalidades de família que se formam. Para Maria Helena Diniz, renomada doutrinadora do direito civil: “Família no sentido amplíssimo seria aquela em que indivíduos estão ligados pelo vínculo da consanguinidade ou da afinidade”.

Conclui-se, portanto, que as alterações no conceito de família, estão sendo na verdade um progresso social, para regalar a todos um núcleo de afeto, carinho, amor e de inclusão social, para assim o ser humano ter sua dignidade efetivada. Cabe ao governo federal, em sua esfera legislativa, garantir, preservar e ampliar leis que defendam a pluralidade das famílias independentemente de credo ou orientação sexual, e, cabe também, a cada cidadão, tomar consciência de suas responsabilidades sociais, respeitando o próximo e convivendo pacificamente com todas diferenças. Somente dessa forma desfrutaremos de um maior contorno social, onde todos possam conviver em paz e harmonia.

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Re: TEMA: O conceito de família pode ou não mudar?

Mensagem por Francis Bacon em Seg Maio 15, 2017 2:51 am

O conceito de família natural foi introduzido na idade média pela Igreja Católica, que transformou o casamento em uma instituição sacralizada[,] indissolúvel[] e única formadora da família cristã, formada pela união entre duas pessoas de diferentes sexos[] unidas através de um ato solene. Essa definição perdurou durante o feudalismo e perdura até os dias atuais, no capitalismo. Todavia, a consanguinidade e a tradicional instituição do casamento (família natural), vem perdendo espaço nas mais recentes doutrinas e jurisprudências, haja vista que o afeto é o aspecto predominante na caracterização da nova definição constitucional de família[R = muita repetição de palavra!!].[G = cadê a sua tese?][F = você vai problematizar o tema ou vai explicar a evolução da família?]

Com o advento da Revolução Industrial, que partiu da Inglaterra no século XVIII e teve seu ápice com a Revolução Francesa, em 1789, o núcleo familiar apresentava um perfil hierarquizado e patriarcal, sendo o marido ou pai como chefe da família, a quem todos deviam sujeição e respeito, passivos de seguir suas diretrizes sem questionamentos.[D] A família era composta por todos os parentes, em uma verdadeira comunidade rural, como unidade de produção e com amplo incentivo à procriação[P][F[]G].

[C]A caracterização de família cada dia vem se modificando e ampliando, a qual[,] todos os dias[,] tenta-se chegar a um conceito que privilegie todas as modalidades de família que se formam. Para Maria Helena Diniz, renomada doutrinadora do Direito Civil: “Família no sentido amplíssimo seria aquela em que indivíduos estão ligados pelo vínculo da consanguinidade ou da afinidade”[A = o que você está defendendo com esse argumento?].[D = parágrafo descritivo][G = você não está problematizando o tema que te perguntou: SIM? OU NÃO?]

Conclui-se, portanto, que as alterações no conceito de família, estão sendo[,] na verdade[,] um progresso social[] para regalar a todos um núcleo de afeto, carinho, amor e de inclusão social[] para[,] assim[,] o ser humano ter sua dignidade efetivada[E]. Cabe ao governo federal, em sua esfera legislativa, garantir, preservar e ampliar leis que defendam a pluralidade das famílias independentemente de credo ou orientação sexual[] e[] cabe[,] também, a cada cidadão[] tomar consciência de suas responsabilidades sociais[] respeitando o próximo e convivendo pacificamente com todas diferenças. Somente dessa forma desfrutaremos de um maior contorno social, onde todos possam conviver em paz e harmonia.

Nota:
I
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
II
100
Você atingiu 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
III
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
IV
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
V
80
Você atingiu 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta propriamente dita (foque na proposta do tema, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.

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