TEMA: Desastres ambientais – Qual o preço do desenvolvimento?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Desastres ambientais – Qual o preço do desenvolvimento?

Mensagem por Letícia_Abreu em Seg Abr 24, 2017 9:18 pm

A revolução Industrial originada na Inglaterra foi o marco do desenvolvimento tecnológico no mundo. Entretanto, desde então cobra preços altos ao meio ambiente, causando a ruína dos nossos bens naturais pelo uso desenfreado. Portanto, se faz necessário um consumo de forma consciente, além de leis e projetos mais eficazes.

Primeiramente, o grande problema se da devido ao uso abusivo da nossa biodiversidade em prol apenas da ganância individual, visando o acumulo de riquezas de forma inconsequente. Exemplo disso no Brasil pode ser vistos como na sua colonização, a intensa extração no século XVI do Pau-Brasil da Mata Atlântica, que por sinal nos dias atuais detêm apenas cerca de 7% da sua cobertura original. Portanto, vê - se que a ideia consumista esta impregnada na sociedade há séculos, sendo assim, a educação tem extrema importância em reconstruir esse princípio. Dessa forma seria possível alcançar uma prática de desenvolvimento sustentável.

Ademais, as leis e projetos voltados para a questão ambientais são na maioria das vezes ineficientes, pelo fato de não haver um controle rígido para deter o agressor do meio ambiente e as punições aplicadas serem relativamente brandas. Assim como ocorreu no rompimento da Barragem de mineração em Mariana que acabou coma vida aquática do rio Doce e prejudicou toda a comunidade, uma dano irreparável, desastre esse que poderia ser evitado com a  fiscalização. Sendo assim, os indivíduos se sentem cada vez mais livres para realizar a destruição, pois não haverá consequência direta.

Portanto, conclui - se que o desenvolvimento tem um custo muito amargo para a fauna e a flora. Sendo assim, se faz necessário a criação e o desenvolvimento de politicas publicas do Ministério do Meio Ambiente em parceria com o MEC, através das escolas para disseminar a importância dos ecossistemas, a sua manutenção, e o consumo racional. Além disso, é de estrema importância o Ministério do Planejamento juntamente ao Ministério da Justiça deve reformular as políticas ambientalistas, aplicar a pena proporcional a infração, e garantir uma efetiva fiscalização. Dessa maneira será possível assegurar um desenvolvimento consciente com baixos danos ambientais.

Letícia_Abreu
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 21/04/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: Desastres ambientais – Qual o preço do desenvolvimento?

Mensagem por Francis Bacon em Seg Maio 15, 2017 2:51 am

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 842
Pontos : 978
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum