TEMA: Proposta de terceirização no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Proposta de terceirização no Brasil

Mensagem por Isac Bispo em Sab Abr 22, 2017 6:41 pm

A partir do manuseio das técnicas agrícolas no Período Neolítico, a espécie humana notou a possibilidade da troca do excedente produzido, constituindo as primeiras atividades econômicas. Hodiernamente no Brasil, as relações entre patrão e empregado estão estremecidas devido ao projeto de terceirização do trabalho. Dessa forma, é notório que a proposta onera o trabalhador, com a supressão de direitos, em detrimento do ganho aquisitivo do contratante.

A manobra em voga, surge em resposta ao atual cenário adverso e visa a concretização dos interesses da classe empresarial. Como reflexo da Crise de 2008 ocorrida nos Estados Unidos, o Brasil perpassa por uma recessão econômica que interfere no capital das empresas. A fim de cessar esse processo, a terceirização é a maneira pela qual o proletariado repõe o dinheiro do déficit produtivo. Assim, o lucro do empregador é mantido.

De acordo com Karl Marx, "A luta de classes é o motor da história". Logo, para os empregadores, o projeto significa o auxílio do Estado diante do momento crítico, o qual proporciona a maximização do capital. Os trabalhadores, no entanto, já subjugados a condições de trabalho precárias, terão de contentar-se com salários menores e com a perda de direitos como FGTS, décimo terceiro e férias, pelo crescimento dos empregos temporários, além do aumento da burocracia das ações judiciais em caso de irregularidades.

Segundo Aristóteles, "A base da sociedade é a justiça". Portanto, os prejuízos da crise não devem ser sanados com a oneração do proletariado. Por isso, cabe ao Ministério do Trabalho entrar com processo judicial contra a aprovação do projeto, assegurado pela prerrogativa de retirada de direitos dos trabalhadores; ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior conceder incentivos fiscais às empresas, bem como realizar a difusão dessas pelo território nacional, através de investimentos no melhoramento do sistema de transportes e na infraestrutura das regiões, a fim de promover o reaquecimento econômico e, por conseguinte, a lucratividade dos empresários. Ademais, é de responsabilidade dos Sindicatos fomentar a organização dos grupos representados por meio de greves e manifestações populares para insurgir em refutação às injustiças sociais.

Isac Bispo
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 2
Pontos : 6
Data de inscrição : 22/04/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: Proposta de terceirização no Brasil

Mensagem por Francis Bacon em Seg Maio 15, 2017 2:51 am

A partir do manuseio das técnicas agrícolas no Período Neolítico, a espécie humana notou a possibilidade da troca do excedente produzido, constituindo as primeiras atividades econômicas. Hodiernamente[,] no Brasil, as relações entre patrão e empregado estão estremecidas devido ao projeto de terceirização do trabalho. Dessa forma, é notório que a proposta onera o trabalhador[] com a supressão de direitos[] em detrimento do ganho aquisitivo do contratante.

A manobra em voga[] surge em resposta ao atual cenário adverso e visa a concretização dos interesses da classe empresarial. Como reflexo da Crise de 2008[,] ocorrida nos Estados Unidos, o Brasil perpassa por uma recessão econômica que interfere no capital das empresas. A fim de cessar esse processo, a terceirização é a maneira pela qual o proletariado repõe o dinheiro do déficit produtivo. Assim, o lucro do empregador é mantido.[D = parágrafo ficou descritivo pois na conclusão você não concluiu o problema, apenas explicou sobre a relação crise/terceirização]

De acordo com Karl Marx, "A luta de classes é o motor da história". Logo, para os empregadores, o projeto significa o auxílio do Estado diante do momento crítico, o qual proporciona a maximização do capital. Os trabalhadores, no entanto, já subjugados à condições de trabalho precárias[E][A = fonte?], terão de contentar-se com salários menores e com a perda de direitos[,] como FGTS, décimo terceiro e férias, pelo crescimento dos empregos temporários, além do aumento da burocracia das ações judiciais em caso de irregularidades[E].

Segundo Aristóteles, "A base da sociedade é a justiça". Portanto, os prejuízos da crise não devem ser sanados com a oneração do proletariado. Por isso, cabe ao Ministério do Trabalho entrar com processo judicial contra a aprovação do projeto, assegurado pela prerrogativa de retirada de direitos dos trabalhadores; ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior conceder incentivos fiscais às empresas[] bem como realizar a difusão dessas pelo território nacional, por meio de investimentos no melhoramento do sistema de transportes e na infraestrutura das regiões, a fim de promover o reaquecimento econômico e, por conseguinte, a lucratividade dos empresários. Ademais, é de responsabilidade dos Sindicatos fomentar a organização dos grupos representados por meio de greves e manifestações populares para insurgir em refutação às injustiças sociais.

Nota:
I
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
II
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
III
180
Você atingiu 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
IV
200
Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
V
180
Você atingiu 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta propriamente dita (foque na proposta do tema, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 701
Pontos : 837
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum