TEMA: Geração canguru e jovens "nem nem"

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TEMA: Geração canguru e jovens "nem nem"

Mensagem por Gama em Sab Abr 22, 2017 11:28 am

Ao longo da década os índices de jovens que optaram por continuar vivendo com os pais ou sem algum trabalho ou estudo em vista, vem aumentando. Devido à notabilidade da situação atual, essa geração de indivíduos passou a ser denominada de "canguru" e comporta em grande parte, jovens entre 25 e 34 anos. Essa problemática envolvendo a parcela da sociedade que deveria estar no mercado de trabalho precisa ser resolvida  para que futuramente não atinja a economia.

Há diversos fatores para que gradativamente os números estejam crescendo. Na sociedade atual, a a qualificação exigida nas diversas áreas vem aumentando, todavia a escolaridade não. Situação essa a qual faz com que certa parte da população não consiga encontrar um emprego. Além disso, há o próprio desinteresse em buscar essa independência financeira por outra porção, em 2012 cerca de 23,4% de jovens entre 18 e 24 anos não trabalhavam, nem estudavam. Eles optaram por continuar a viver com suas famílias sem ir em busca de melhores oportunidades.

A falta de incentivo dos familiares é um dos grandes empecilhos pra que esse grupo não desenvolvam a vontade de ser independente. Logo, se há essa deficiência no meio familiar, proporcionalmente haverá na economia brasileira. O que acarretará certos problemas, como a falta de trabalhadores em áreas essenciais ao país. Juntamente a isso, têm-se as péssimas condições da educação brasileira, que dificulta o êxito de indivíduos em concursos ou exames para a entrada na faculdade.

Segundo o filósofo Immanuel Kant, " O homem é tudo aquilo que a educação faz dele", portanto, através dela o impasse deverá ser solucionado. É necessário que a educação pública do país evolua, de uma forma que não afete aos estudantes. Também é de extrema importância que o estado promova incentivos econômicos, para que os índices de escolaridades e de indivíduos ativos no país gradativamente vá crescendo. Assim feito, o país terá  um grande potencial de crescimentos em diversas áreas.

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Re: TEMA: Geração canguru e jovens "nem nem"

Mensagem por Francis Bacon em Seg Maio 15, 2017 2:50 am

Ao longo da década[,] os índices de jovens que optaram por continuar vivendo com os pais ou sem algum trabalho[?] ou estudo em vista[] vem aumentando. Devido à notabilidade da situação atual, essa geração de indivíduos passou a ser denominada de "canguru"[,] e comporta[,] em grande parte, jovens entre 25 e 34 anos. Essa problemática envolvendo a parcela da sociedade que deveria estar no mercado de trabalho precisa ser resolvida para que futuramente não atinja a economia.

Há diversos fatores para que gradativamente os números[E] estejam crescendo. Na sociedade atual, a a[!] qualificação exigida nas diversas áreas[E] vem aumentando, todavia[,] a escolaridade não. Situação essa a qual faz com que certa parte da população não consiga encontrar um emprego. Além disso, há o próprio desinteresse em buscar essa independência financeira por outra porção[.] Em 2012[,] cerca de 23,4% de jovens entre 18 e 24 anos não trabalhavam[] nem estudavam. Eles optaram por continuar a viver com suas famílias sem ir em busca de melhores oportunidades.

[C]A falta de incentivo dos familiares é um dos grandes empecilhos pra que esse grupo não desenvolvam a vontade de ser independente. Logo, se há essa deficiência no meio familiar, proporcionalmente haverá na economia brasileira[?]. O que[C] acarretará certos problemas, como a falta de trabalhadores em áreas essenciais ao país[O problema dos “nem nem” não era o desemprego? Como ele podem causar o que causa eles (desemprego)?]. Juntamente a isso, têm-se as péssimas condições da educação brasileira, que dificulta o êxito de indivíduos em concursos ou exames para a entrada na faculdade.[G = não tem isso na sua tese]

Segundo o filósofo Immanuel Kant, " O homem é tudo aquilo que a educação faz dele", portanto, através dela[,] o impasse deverá ser solucionado. É necessário que a educação pública do país evolua[] de uma forma que não afete aos estudantes[E][?]. Também é de extrema importância que o estado promova incentivos econômicos[] para que os índices de escolaridades e de indivíduos ativos no país gradativamente vá crescendo.[E] Assim feito, o país terá um grande potencial de crescimentos em diversas áreas.[A = ???]

Nota:
I
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
II
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
III
80
Você atingiu 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
IV
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
V
80
Você atingiu 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta propriamente dita (foque na proposta do tema, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.

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