TEMA: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

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TEMA: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Mensagem por DanielMatos em Sex Abr 21, 2017 12:53 pm

Fundamentada em preceitos cristãos ortodoxos, a sociedade brasileira encontra entraves visando à garantia da proteção de vertentes religiosas minoritárias. Os recorrentes ataques a esses grupos, de natureza física, psicológica e moral, configuram um atentado aos direitos humanos, sobretudo à liberdade de expressão, tornando urgente sua coibição por parte do Estado.

A intransigência religiosa no Brasil é corroborada pelo processo histórico de formação do país. O etnocentrismo europeu, responsável pelo desrespeito a culturas diversas, ainda se faz presente, inviabilizando da multiplicidade de credos que compõem a identidade brasileira por considerável parte da população. Dessa maneira, constata-se a estrutura do problema, que remonta até a atualidade, mais de 500 anos depois.

Outro aspecto a ser salientado é a interferência de dogmas tradicionais no que concerne à política do país, convergindo com a laicidade do Estado, promovida e assegurada, em teoria, pela legislação. Tal fato fortalece a influência de adeptos a essas crenças no setor administrativo brasileiro e, por conseguinte, extenua a imparcialidade do poder público, em detrimento de segmentos afro-brasileiros, por exemplo.

Infere-se, portanto, que a intolerância religiosa no Brasil é estruturalmente difundida - não apenas por resquícios históricos mas também pelo setor político-administrativo, base da sociedade brasileira. Sua dissolução deve ocorrer através da ação do poder público, consentida e reafirmada pelos grupos religiosos mais acometidos. Uma parceria do Ministério da Cultura com as principais emissoras do país, incentivando o respeito da população aos diversos credos, seria relevante. Ademais, a criação de um estatuto vigente aos direitos de manifestação religiosa dos componentes dessas vertentes faz-se necessária, impactando, também, a política do país, principal fator de escarnecimento e ofensas a essas. Por meio de tais medidas, as pessoas poderão perceber, enfim, que toda forma de expressão é permitida

DanielMatos
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Re: TEMA: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Mensagem por Francis Bacon em Seg Maio 15, 2017 2:50 am

Fundamentada em preceitos cristãos ortodoxos, a sociedade brasileira encontra entraves visando à garantia da proteção de vertentes religiosas minoritárias. Os recorrentes ataques de natureza física, psicológica e moral a esses grupos[] configuram um atentado aos direitos humanos, sobretudo[,] à liberdade de expressão, tornando urgente sua coibição por parte do Estado.

A intransigência religiosa no Brasil é corroborada pelo processo histórico de formação do país. O etnocentrismo europeu, responsável pelo desrespeito a culturas diversas, ainda se faz presente, inviabilizando a multiplicidade de credos que compõem a identidade brasileira por considerável parte da população. Dessa maneira, constata-se a estrutura do problema, que remonta até a atualidade, mais de 500 anos depois[A = uau, você concluiu o seu raciocínio com a mesma ideia da sua premissa?! Ex.; a intolerância religiosa no Brasil é fruto da herança história herdada, assim, é possível constatar que o problema da intolerância religiosa nacional é de origem história. Percebeu como a ideia do seu argumento não está fundamentada numa tese concreta?][R = repetição de ideia].

Outro aspecto a ser salientado é a interferência de dogmas tradicionais no que concerne à política do país[R = a mesma ideia], convergindo com a laicidade do Estado[] promovida e assegurada, em teoria, pela legislação[E]. Tal fato fortalece a influência de adeptos a essas crenças no setor administrativo brasileiro e, por conseguinte, extenua a imparcialidade do poder público[] em detrimento de segmentos afro-brasileiros[E], por exemplo[A = fonte?].

Infere-se, portanto, que a intolerância religiosa no Brasil é estruturalmente difundida [] não apenas por resquícios históricos mas também pelo setor político-administrativo, base da sociedade brasileira. Sua dissolução deve ocorrer através da ação do poder público, consentida e reafirmada pelos grupos religiosos mais acometidos[E = COMO?]. Uma parceria do Ministério da Cultura com as principais emissoras do país[] incentivando o respeito da população aos diversos credos[] seria relevante[E = PARA QUE?]. Ademais, a criação de um estatuto vigente aos direitos de manifestação religiosa dos componentes dessas vertentes faz-se necessária, impactando, também, a política do país, principal fator de escarnecimento e ofensas a essas[A = fonte?]. Por meio de tais medidas, as pessoas poderão perceber, enfim, que toda forma de expressão é permitida[! = CUIDADO! Ficou parecendo que até as formas de expressões ofensivas são permitidas, não generalize!][.]

Nota:
I
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
II
180
Você atingiu 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
III
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
IV
200
Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
V
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo, generalização; cópia de outros textos.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência ou repetição de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta propriamente dita (foque na proposta do tema, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); argumento com verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.

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