TEMA: Hoax, notícias falsas e suas implicações em sociedades

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TEMA: Hoax, notícias falsas e suas implicações em sociedades

Mensagem por Leticia de araujo sousa em Sex Abr 21, 2017 10:26 am

No período vivenciado hoje, conhecido como “era da informação” é quase impossível não se deparar com notícias falsas que rondam redes sociais e sites da internet. Segundo o escritor Umberto Eco, “a internet dá voz a uma multidão de imbecis”, ou seja, com a grande disponibilidade de informações e escassez de “filtros” a elas, pós-verdades e mitos fúteis acabam sendo publicados para despertar a curiosidade de muitos indivíduos.

De acordo com o levantamento de pesquisas da “Oxford Dicionaries”, em 2016, a expressão “pós-verdade”, utilizada pela primeira vez por Steve Fisch, foi considerada a palavra do ano. Relacionados principalmente a crenças pessoais e a preferências, observa-se que os hoax têm tornado-se cada vez mais populares, devido à sua capacidade de cativar pessoas, que acabam reproduzindo-os, não importando sua veracidade.

No período do holocausto, Joseph Goebels já dizia que uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade. No século XXI, este conceito retorna com força às sociedades de todo o planeta, tendo como principal espaço de transmissão a internet, que, por meio de sites sensacionalistas, está repleta de informações sem provas. É possível afirmar que a divulgação deste tipo de notícias traz a seus transmissores inúmeras visualizações que quando monetizadas trazem grande lucro. Além disso, são considerados fortes meios de indução, haja vista que podem difundir informações que difamem certo produto ou pessoa, favorecendo seus oponentes.

Para evitar que se espalhem tantos “conjuntos de imbecilidade”, como diria Eco, é necessário utilizar elementos midiáticos tendo como objetivo adquirir conhecimento. Desta forma, serão evitadas fontes duvidosas e informações sem embasamento. Cabe às grandes plataformas de busca e redes sociais a constante investigação de sites e usuários que espalhem este tipo de conteúdo, com posterior bloqueio destas informações e exclusão de seus propagadores.

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Re: TEMA: Hoax, notícias falsas e suas implicações em sociedades

Mensagem por Francis Bacon em Seg Maio 15, 2017 2:50 am

No período vivenciado hoje[] conhecido como “era da informação”[,] é quase impossível não se deparar com notícias falsas que rondam redes sociais e sites da internet. Segundo o escritor Umberto Eco, “a internet dá voz a uma multidão de imbecis”, ou seja, com a grande disponibilidade de informações e escassez de “filtros” a elas, pós-verdades e mitos fúteis acabam sendo publicados para despertar a curiosidade de muitos indivíduos.

De acordo com o levantamento de pesquisas da “Oxford Dicionaries”, em 2016, a expressão “pós-verdade”[] utilizada pela primeira vez por Steve Fisch[] foi considerada a palavra do ano. Relacionados principalmente às crenças pessoais e às preferências, observa-se que os hoax têm tornado-se cada vez mais populares, devido à sua capacidade de cativar pessoas, que acabam reproduzindo-os, não importando sua veracidade.[G = O se parágrafo ficou completamente descritivo! Você não argumentou sobre a sua tese, que é a escassez de filtros ocasiona o surgimento de mentiras na internet. Além disso, você também não concluiu a sua ideia demonstrando o que isso ocasiona na sociedade… Vai perder ponto na competência 2 e na 3]

No período do holocausto, Joseph Goebels já dizia que uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade. No século XXI, este conceito retorna com força às sociedades de todo o planeta, tendo como principal espaço de transmissão a internet, que, por meio de sites sensacionalistas, está repleta de informações sem provas. É possível afirmar que a divulgação deste tipo de notícias traz a seus transmissores inúmeras visualizações que quando monetizadas trazem grande lucro[P = o que isso está acrescentando na sua argumentação?]. Além disso, são considerados fortes meios de indução, haja vista que podem difundir informações que difamem certo produto ou pessoa, favorecendo seus oponentes[A = finalmente um período argumentativo. Percebe como é somente nesse período que dá pra perceber um posicionamento seu em relação ao tema? Percebe também como é somente aqui que você está argumentando e comprovando sua ideia, mesmo que com uma opinião com base pessoal?].

Para evitar que se espalhem tantos “conjuntos de imbecilidade”, como diria Eco, é necessário utilizar elementos midiáticos tendo como objetivo adquirir conhecimento[E = utilizar ONDE? PRA QUE?]. Desta forma, serão evitadas fontes duvidosas e informações sem embasamento[A = Consegue perceber o quão superficial essa afirmação está? Acha mesmo que apenas uma transmissão da mídia vai acabar com o problema?]. Cabe às grandes plataformas de busca e redes sociais a constante investigação de sites e usuários que espalhem este tipo de conteúdo, com posterior bloqueio destas informações e exclusão de seus propagadores[R = mas elas já fazem isso.].

Nota:
I
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
II
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
III
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
IV
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
V
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo, generalização; cópia de outros textos.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta propriamente dita (foque na proposta do tema, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); argumento com verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.

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