TEMA: As pessoas estão entendendo o que é machismo e feminismo?

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TEMA: As pessoas estão entendendo o que é machismo e feminismo?

Mensagem por eniobatalha em Qua Abr 19, 2017 1:07 pm

A involução das tribos urbanas modernas

A exploração das mulheres ocorre desde a aurora dos tempos, em algum momento impreciso entre Neanderthais e Cro-Magnons, nessas eras as comunidades humanas eram constantemente assoladas pelos ataques das feras. Os machos, aproveitando-se de duas prerrogativas de classe dominante, asseguravam para si os lugares mais confortáveis e seguros no interior das cavernas, enquanto as pobres fêmeas, armadas tão somente de porretes, saíam para enfrentar leões e ursos.

Em consequência disso, era previsível que em algum momento da história surgissem movimentos que lutassem pela criação, ampliação e aprimoramento dos direitos das mulheres na sociedade. É possível encontrar na historiografia dos séculos XV e XVIII o aparecimento de temas dedicados à denúncia da condição de opressão das mulheres, comprovando que o feminismo — movimento que milita em defesa da igualdade de direitos entre homens e mulheres — começou a ganhar força durante a revolução francesa, porém, o rótulo ou conceito de "feminista" só seria citado e usado de forma literal na segunda metade da década de 1960, nos Estados Unidos.

Foi só então a partir do final do século XX e início do século XXI que os movimentos que lutavam por equidade de gênero começaram a ramificar por vertentes extremistas, onde em sua maioria, os ideais de luta por igualdade foram substituídos por ideologias sexistas, como exemplo da misandria. Estes grupos radicais compõem o novo cenário das tribos urbanas sociais, que involuíram — socialmente falando — ao instigar confrontos físicos e ideológicos contra qualquer um que se opor aos seus princípios. Todo este palco conflituoso faz com que muitas pessoas não saibam diferenciar o feminismo do femismo, este último sendo o inverso do machismo, ou seja, ideal de mulher superior ao homem.

O ministério da educação, em parceria com as secretarias de educação estaduais e municipais de todo país, devem implantar a disciplina “Direitos humanos, ética e cidadania” como obrigatória na grade curricular dos ensinos fundamental e médio, tendo como objetivo promover de forma gradativa a consciencialização dos direitos iguais independentemente de gênero, raça e orientação sexual, e, o governo federal, em sua esfera legislativa, deve ampliar as leis em favor dos direitos das mulheres e de qualquer minoria social. Só dessa maneira, o trato social retornará ao seu processo evolutivo em busca do convívio social ameno.

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Re: TEMA: As pessoas estão entendendo o que é machismo e feminismo?

Mensagem por Francis Bacon em Seg Maio 15, 2017 2:50 am

A involução das tribos urbanas modernas


A exploração das mulheres ocorre desde a aurora dos tempos, em algum momento impreciso entre Neanderthais e Cro-Magnons, nessas eras[,] as comunidades humanas eram constantemente assoladas pelos ataques das feras. Os machos, aproveitando-se de duas prerrogativas de classe dominante, asseguravam para si os lugares mais confortáveis e seguros no interior das cavernas, enquanto as pobres fêmeas, armadas tão somente de porretes, saíam para enfrentar leões e ursos.[G = sua redação não possui tese.]

Em consequência disso, era previsível que em algum momento da história surgissem movimentos que lutassem pela criação, ampliação e aprimoramento dos direitos das mulheres na sociedade. É possível encontrar na historiografia dos séculos XV e XVIII o aparecimento de temas dedicados à denúncia da condição de opressão das mulheres, comprovando que o feminismo — movimento que milita em defesa da igualdade de direitos entre homens e mulheres — começou a ganhar força durante a Revolução Francesa, porém, o rótulo ou conceito de "feminista" só seria citado e usado de forma literal na segunda metade da década de 1960, nos Estados Unidos.[D = cara, estuda sobre o gênero dissertativo argumentativo. Todas as suas redações são expositivas.]

Foi só então a partir do final do século XX e início do século XXI que os movimentos que lutavam por equidade de gênero começaram a ramificar por vertentes extremistas, onde em sua maioria, os ideais de luta por igualdade foram substituídos por ideologias sexistas, como exemplo da misandria. Estes grupos radicais compõem o novo cenário das tribos urbanas sociais, que involuíram — socialmente falando — ao instigar confrontos físicos e ideológicos contra qualquer um que se opor aos seus princípios. Todo este palco conflituoso faz com que muitas pessoas não saibam diferenciar o feminismo do femismo, este último sendo o inverso do machismo, ou seja, ideal de mulher superior ao homem.

O ministério da educação, em parceria com as secretarias de educação estaduais e municipais de todo país, devem implantar a disciplina “Direitos humanos, ética e cidadania” como obrigatória na grade curricular dos ensinos fundamental e médio, tendo como objetivo promover de forma gradativa a consciencialização dos direitos iguais independentemente de gênero, raça e orientação sexual, e[] o governo federal, em sua esfera legislativa, deve ampliar as leis em favor dos direitos das mulheres e de qualquer minoria social. Só dessa maneira, o trato social retornará ao seu processo evolutivo em busca do convívio social ameno.

Nota:
I
180
Você atingiu 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
II
80
Você atingiu 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
III
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
IV
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
V
80
Você atingiu 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta propriamente dita (foque na proposta do tema, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.

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