TEMA: Preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável

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TEMA: Preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável

Mensagem por Luisvest em Dom Abr 16, 2017 12:11 pm

Degradação ambiental
É consenso que o planeta em que habitamos vem sendo devastado pela agressão ao meio ambiente. Neste sentido dois aspectos fazem-se relevantes: o consumismo como bem-estar do indivíduo e a escassa reciclagem de materiais que possam ser reutilizados novamente.

Sabe-se que, o consumismo é um grande causador da degradação do ambiente em que vivemos. A ideia difundida de que o oásis pode ser realizado com o consumismo, é um grande agente deste problema, uma vez que, com o excesso de compras a produção de lixo é maior. De acordo com o pensador Confúcio "não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros", trás a perspectiva que este problema deve ser resolvido, visto que, o consumismo afeta a vida do planeta Terra.

Além disso, o sistema de coleta e reciclagem de lixo no Brasil é inadequado, já que, não consegue lidar com os resíduos de forma que preserve o ambiente em que vivemos. A falta de alcance da coleta em regiões urbanas na qual a produção de lixo é maior, faz com que ocorra um impacto maior na mesma, gerando diversos problemas. Com a reciclagem não é diferente, um fator pouco empregado no qual traria grandes benefícios ao meio ambiente mundial.

Dessa forma, propagar um novo conceito de consumismo faz se necessário, pois o apoio populacional a ideias como o consumismo sustentável, colaboram para a preservação do ambiente no qual vivemos. É imprescindível também, utilizar campanhas socioeducativas voltadas a sociedade para a reutilização e reciclagem de resíduos, e incentivar assim o desenvolvimento sustentável.

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Re: TEMA: Preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável

Mensagem por Francis Bacon em Seg Abr 17, 2017 7:16 am

Degradação ambiental
É consenso que o planeta em que habitamos vem sendo devastado pela agressão ao meio ambiente. Neste sentido[,] dois aspectos fazem-se relevantes: o consumismo como bem[]estar do indivíduo e a escassa reciclagem de materiais que possam ser reutilizados novamente[! = reciclagem, reutilizado e novamente… olha a redundância].

Sabe-se que[] o consumismo é um grande causador da degradação do ambiente em que vivemos. A ideia difundida de que o oásis pode ser realizado com o consumismo[E], é um grande agente deste problema, uma vez que, com [C = proporção!] o excesso de compras a produção de lixo é maior. De acordo com o pensador Confúcio "não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros", [C] trás a perspectiva que este problema deve ser resolvido, visto que[] o consumismo afeta a vida do planeta Terra.[! = não generalize]

Além disso, o sistema de coleta e reciclagem de lixo no Brasil é inadequado, já que[] não consegue lidar com os resíduos de forma que preserve o ambiente em que vivemos. A falta de alcance da coleta em regiões urbanas[,] nas quais a produção de lixo é maior, faz com que ocorra um impacto maior na mesma[N = nelas], gerando diversos problemas. Com a reciclagem não é diferente, um fator pouco empregado no qual traria grandes benefícios ao meio ambiente mundial.

Dessa forma, propagar um novo conceito de consumismo faz se necessário, pois o apoio populacional a ideias[,] como o consumismo sustentável, colaboram para a preservação do ambiente no qual vivemos. É imprescindível[,] também, utilizar campanhas socioeducativas voltadas à sociedade para a reutilização e reciclagem de resíduos[] e incentivar[,] assim[,] o desenvolvimento sustentável.

Nota:
I
100
Você atingiu 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
II
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
III
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
IV
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
V
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta propriamente dita (foque na proposta do tema, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.

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