TEMA: Viver em rede no século XXI (ENEM 2011)

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TEMA: Viver em rede no século XXI (ENEM 2011)

Mensagem por David em Sab Abr 15, 2017 2:42 am

A sociedade sempre buscou aprimorar os meios de comunicação, e por volta do século XX, surgiu a aclamada internet, que junto com ela veio as famosas redes sociais, ampliando o modo de socializar, causando, muitas vezes, a exposição de informações pessoais, colocando em risco nossa imagem.

Twitter, Facebook, Instagram e WhatsApp são consideradas as principais redes sociais e, por meio delas as pessoas fazem amizades, compartilham ideias, planejam festas, organizam movimentos, como exemplo o da Primavera Árabe, que derrubou o governo ditatorial.Com elas, as pessoas publicam fotos de diversas maneiras, a selfie é uma delas, com legendas que destacam duas características que gostariam de mostrar. Nesse momento, devemos questionar até que ponto podemos nos expor.

Não saber controlar o que se publica, gera uma onda de exposição, nada do que se faz virtualmente se esconde, mesmo usando um pseudonônimo, pode ser rastreado e descoberto. Outro problema, é formar uma imagem para agradar pessoas ao seu redor, publicando locais que visitam diariamente ou até mesmo o próprio número do celular, ficando cada vez mais vulnerável aos crimes on-line, prejudicando familiares e conhecidos, certamente é um grande problema.

Dado isso, é essencial que os usuários da internet tenham consciência das suas atitudes virtualmente e, pensar duas vezes antes de se expor, para que sua imagem não seja prejudicada, por isso o governo poderia fazer uma parceria com os veículos midiáticos, tendo como objetivo levar para a sociedade os benefícios e malefícios que uma rede social possa trazer para um indivíduo.

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Re: TEMA: Viver em rede no século XXI (ENEM 2011)

Mensagem por Francis Bacon em Seg Abr 17, 2017 7:15 am

A sociedade sempre buscou aprimorar os meios de comunicação[.] Por volta do século XX, surgiu a aclamada internet, e[,] junto com ela[,] veio as famosas redes sociais, ampliando o modo de socializar, causando, muitas vezes, a exposição de informações pessoais, colocando em risco nossa[G] imagem.

Twitter, Facebook, Instagram e WhatsApp são consideradas as principais redes sociais[.] E por meio delas as pessoas fazem amizades, compartilham ideias, planejam festas e organizam movimentos, como exemplo o da Primavera Árabe, que derrubou o governo ditatorial.[]Com elas, as pessoas publicam fotos de diversas maneiras, a selfie é uma delas, com legendas que destacam duas características que gostariam de mostrar.[E] Nesse momento, devemos questionar até que ponto podemos nos expor.[E]

Não saber controlar o que se publica[] gera uma onda de exposição, nada do que se faz virtualmente se esconde, mesmo usando um pseudônimo[N], pode ser rastreado e descoberto[E]. Outro problema[] é formar uma imagem para agradar pessoas ao seu redor[?], publicando locais que visitam diariamente ou até mesmo o próprio número do celular, ficando cada vez mais vulnerável aos crimes on-line[E], prejudicando familiares e conhecidos, certamente é um grande problema[E].

Dado isso, é essencial que os usuários da internet tenham consciência de suas atitudes virtualmente e[] pensar duas vezes antes de se exporem, para que sua imagem não seja prejudicada[.] Por isso[,] o governo poderia[G] deve fazer uma parceria com os veículos midiáticos[E], tendo como objetivo levar para a sociedade os benefícios e malefícios que uma rede social possa trazer para um indivíduo[E].

Nota:
I
180
Você atingiu 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
II
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
III
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
IV
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
V
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que, quem, do que, o que, pra que/quem, qual/quais, pelo que, como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta dele propriamente dita (foque no tema da proposta, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.

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