TEMA: Inclusão social das pessoas com deficiência no brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Inclusão social das pessoas com deficiência no brasil

Mensagem por alberteinstein em Sex Abr 14, 2017 5:37 pm

É de conhecimento geral que a estrutura das sociedades sempre inabilitou às pessoas com deficiência, privando-as de todos os seus direitos. Esses indivíduos eram vistos como um mau sinal, proveniente de um castigo de forças superiores, ou eram considerados energúmenos. Embora se trate de uma época remota, a realidade brasileira assemelha-se em vários aspectos, na qual milhares de pessoas com algum tipo de deficiência são marginalizadas e, inclusive, excluídas do mercado de trabalho. Nesse contexto, é substancial revisar o cenário social onde estão inseridos os PcD (Pessoas com Deficiência), sua integração e efetiva inclusão na sociedade.

Em primeiro lugar, pode-se perceber que a falta de acessibilidade é um dos grandes desafios encontrados. Por ter sido involuntário e célere, o processo de formação das cidades brasileiras não se atentou às questões estruturais essenciais. Calçadas, vias públicas, meios de transporte e prédios coletivos desrespeitam às necessidades mínimas de acesso para os cadeirantes, violando o direito de ir e vir desses indivíduos. Além disso, outro fator relevante é a insuficiência no âmbito educacional desses cidadãos. No Brasil, 23% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, e mais da metade desse valor não possui uma instrução ou formação completa.  

Dentre outros efeitos, é indubitável que essa situação afeta direta e negativamente o mercado de trabalho, que requisita cada vez mais currículos qualificados. Sancionada em dois mil e quinze, a LBI (Lei Brasileira de Inclusão) determinou um marco no país, e abriu novos caminhos para a inclusão em vários setores, salientando o compromisso da sociedade brasileira em reafirmar a dignidade dos PcD. Somando a isso, o esporte atua como meio difusor sócio inclusivo, devido ao admirável desempenho dos atletas paraolímpicos nas competições.

Entende-se, portanto, que reconhecer a diferença e lutar pela igualdade deve ser o marco de uma nação na qual todos têm os mesmos direitos e são cidadãos da mesma categoria. A fim de atenuar o problema, o Governo Federal, aliado às esferas estaduais e municipais de poder, pode buscar a criação de um projeto nacional de readequação arquitetônica público-privada e adaptação integral dos meios de transporte coletivo. Ademais, deve aumentar o apoio às Associações de Pais, criando novas unidades, equipes capacitadas e inserindo os alunos na escola comum, garantindo uma formação qualificada. A comunidade pode ser conscientizada através de campanhas e palestras, para que haja a propagação do respeito às diferenças e a compreensão de que somente uma sociedade inclusiva, pode construir uma democracia verdadeira. Assim, as pessoas com deficiência poderão ocupar seus verdadeiros lugares no corpo social, vivendo com hombridade e rompendo os obstáculos da adversidade.
avatar
alberteinstein
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 2
Pontos : 8
Data de inscrição : 31/03/2017
Idade : 18

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: Inclusão social das pessoas com deficiência no brasil

Mensagem por Francis Bacon em Seg Abr 17, 2017 7:16 am

É de conhecimento geral que a estrutura das sociedades sempre inabilitou às[] pessoas com deficiência, privando-as de todos os seus direitos. Esses indivíduos eram vistos como um mau sinal, proveniente de um castigo de forças superiores, ou eram considerados energúmenos[E = por quem?]. Embora se trate de uma época remota, a realidade brasileira[E = atual?] assemelha-se em vários aspectos, nos quais milhares de pessoas com algum tipo de deficiência são marginalizadas e, inclusive, excluídas do mercado de trabalho. Nesse contexto, é substancial revisar o cenário social onde estão inseridos as PcD (Pessoas com Deficiência), a sua integração e a efetiva inclusão na sociedade.

Em primeiro lugar, pode-se perceber que a falta de acessibilidade é um dos grandes desafios encontrados. Por ter sido involuntário e célere, o processo de formação das cidades brasileiras não se atentou às questões estruturais essenciais. Calçadas, vias públicas, meios de transporte e prédios coletivos desrespeitam às necessidades mínimas de acesso para os cadeirantes, violando o direito de ir e vir desses indivíduos. Além disso, outro fator relevante é a insuficiência no âmbito educacional desses cidadãos. No Brasil, 23% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, e mais da metade desse valor não possui uma instrução ou formação completa.[A = e como isso contribui para o problema?]

Dentre outros efeitos, é indubitável que essa situação afeta direta e negativamente o mercado de trabalho, que requisita cada vez mais currículos qualificados. Sancionada em dois mil e quinze, a LBI (Lei Brasileira de Inclusão) determinou um marco no país[] e abriu novos caminhos para a inclusão em vários setores, salientando o compromisso da sociedade brasileira em reafirmar a dignidade dos PcD. Somando a isso, o esporte atua como meio difusor sócio inclusivo, devido ao admirável desempenho dos atletas paraolímpicos nas competições.[A = você inicia o parágrafo com um tópico frasal falando sobre o mercado de trabalho e lança dois argumentos falando sobre leis??? o que tem a ver esses argumentos com a ideia do tópico frasal?]

Entende-se, portanto, que reconhecer a diferença e lutar pela igualdade deve ser o marco de uma nação na qual todos têm os mesmos direitos e são cidadãos da mesma categoria. A fim de atenuar o problema, o Governo Federal, aliado às esferas estaduais e municipais de poder, pode buscar a criação de um projeto nacional de readequação arquitetônica público-privada e adaptação integral dos meios de transporte coletivo. Ademais, deve aumentar o apoio às Associações de Pais[] criando novas unidades e equipes capacitadas []inserindo os alunos na escola comum bem como garantindo uma formação qualificada.[F] A comunidade pode ser conscientizada através de campanhas e palestras, para que haja a propagação do respeito às diferenças e a compreensão de que somente uma sociedade inclusiva[] pode construir uma democracia verdadeira. Assim, as pessoas com deficiência poderão ocupar seus verdadeiros lugares no corpo social, vivendo com hombridade e rompendo os obstáculos da adversidade.

Nota:
I
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
II
200
Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
III
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
IV
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
V
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta dele propriamente dita (foque no tema da proposta, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 701
Pontos : 837
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum