TEMA: Tabagismo no século XXI

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TEMA: Tabagismo no século XXI

Mensagem por Adelson José em Dom Abr 09, 2017 7:36 pm

Durante o período que compreende os anos de 1930 e 1960, as produções cinematográficas hollywoodianas, tinham como marca principal em seus filmes o fumo, correlacionando-o ao sucesso e luxo dos personagens. Esta glamourização do tabaco, tornou-se uma das principais causa do crescente número de dependentes do cigarro, fator que corroborou para a denominação do período como, tempos das fumaças, comparando as propagandas das fábricas. Pois, a grande parcela dos usuários da época eram operários.

No Brasil o tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano. Apesar do grande número de óbitos por conta do fumo, o pais é reconhecido internacionalmente como referência na diminuição dos dependentes do tabaco, segundo Arthur Chioro do ministérios da saúde. Porém, é importante que saíbamos que, diminuir o número  de usuários, necessáriamente não influem no percentual de óbitos. Já que em grande maioria dos casos, os ex-dependentes só largam o vício quando ocorrem complicações em suas saúdes, em grande parte descobertos tardiamente.

O programa de controle do tabagismo junto com a rede contra o tabagismo do (SUS); sintetiza que se caso medidas mais eficazes não forem tomadas, para impedir a comercialização em massa do tabaco, entre jovens e adultos mais especificamente entre 19 e 25 anos, pode ocasionar-se em um descontrole. Uma omissão do ministério da saúde com a população. Pois, ações de conscientização e leis que taxam preços e regulam idades não impedem mais que os iniciantes não entre em contato com a droga, sem constar que os maiores incidentes de novos usuários ainda são de regiões periféricas e marginalizadas das grandes cidades.

Uma das propostas do ministério da saúde para reverter a situação do tabagismo é a prevenção primária. Entretanto Filipe Peixoto do (CPT), acredita que prevenir não é suficiênte para mudar o quadro do número crescente de dependentes, faz-se necessário que seja prestado acompanhamento médico especializado a essas pessoas, o que não é realidade no pais. Cabe ao poder legíslativo, criar leis de acordo com as normas da contituição brasileira. Definindo junto o ministério da saúde, caminhos para livrar as pessoas mais vulneráveis a essas drogas. É importante que sejam realizados campanhas midiáticos e projetos de apoio familiar aos menores dependentes do cigarro e outros tipos de drogas, ligadas ao fumo. Feito estas ações, espera-se que este problema não venha a se repercutir futuramente em nossa sociedade.

Adelson José
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Re: TEMA: Tabagismo no século XXI

Mensagem por Francis Bacon em Seg Abr 17, 2017 7:16 am

Durante o período que compreende os anos de 1930 e 1960, as produções cinematográficas hollywoodianas[] tinham como marca principal[,] em seus filmes[,] o fumo, correlacionando-o ao sucesso e luxo dos seus personagens. Esta glamourização[!] do tabaco[] se tornou uma das principais causa do crescente número de dependentes do cigarro, fator[,] esse, que corroborou para a denominação do período como, tempos das fumaças, em comparação com as propagandas das fábricas[,] pois[] a grande parcela dos usuários da época eram operários.[G = cadê sua tese?]

No Brasil
[,] o tabagismo é responsável por 200 mil mortes por ano. Apesar do grande número de óbitos por conta do fumo, o país é reconhecido internacionalmente como referência na diminuição dos dependentes do tabaco, segundo Arthur Chioro[,] do Ministério da Saúde. Porém, é importante que saibamos que[] diminuir o número de usuários[] necessariamente não influi no percentual de óbitos. Já que[,] em grande maioria dos casos, os ex-dependentes só largam o vício quando ocorrem complicações em suas saúdes, em grande parte descobertos tardiamente.[A]

[C][,] o programa de controle do tabagismo junto com a rede contra o tabagismo do (SUS); sintetiza que se caso[!] medidas mais eficazes não forem tomadas[] para impedir a comercialização em massa do tabaco[] entre jovens e adultos[,] mais especificamente entre 19 e 25 anos, pode ocasionar[] em um descontrole[E]. [C][,] uma omissão do ministério da saúde com a população[,] pois[] ações de conscientização e leis que taxam preços e regulam idades não impedem mais que os iniciantes não entre em contato com a droga[A], sem constar que os maiores incidentes de novos usuários ainda são de regiões periféricas e marginalizadas das grandes cidades.[E][A]

Uma das propostas do
Ministério da Saúde para reverter a situação do tabagismo é a prevenção primária[E]. Entretanto[,] Filipe Peixoto do (CPT)[] acredita que prevenir não é suficiente para mudar o quadro do número crescente de dependentes, faz-se necessário que seja prestado acompanhamento médico especializado a essas pessoas, o que não é realidade no país. Cabe ao Poder Legislativo[] criar leis de acordo com as normas da Constituição brasileira. Definindo junto o ministério da saúde[R], caminhos para livrar as pessoas mais vulneráveis a essas drogas. É importante que sejam realizados campanhas midiáticas e projetos de apoio familiar aos menores dependentes do cigarro e outros tipos de drogas[] ligadas ao fumo. Feito estas ações, espera-se que este problema não venha a se repercutir futuramente em nossa sociedade.

Nota:
I
100
Você atingiu 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
II
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
III
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
IV
100
Você atingiu 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
V
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta dele propriamente dita (foque no tema da proposta, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.

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