TEMA: Os entraves para a inclusão das pessoas com deficiência no Brasil.

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TEMA: Os entraves para a inclusão das pessoas com deficiência no Brasil.

Mensagem por Bicalho em Dom Abr 09, 2017 5:53 pm

Não resta a menor dúvida de que existem milhares de problemas que evitam a inclusão social dos deficientes no Brasil. Define-se "com deficiência" toda pessoa que possua em sua estrutura, física ou mental, diferenças em relação aos demais. Com isso, a dificuldade de acesso e inclusão desses a locais de lazer, o porte da trissomia do cromossomo 21 e os transtornos sociais, acabam gerando um extremo preconceito da população, impedindo o acolhimento e igualdade entre todos.

De início é válido destacar que os especiais em geral caminharam um longo percurso para vencer grandes estereótipos e barreiras. Isso pode ser notado ao lembrar do povo espartano, que sacrificavam todos os recém-nascidos que possuíam alguma deficiência física, pois não seriam de utilidade na sociedade voltada para as constantes guerras. Diante disso, houve um grande avanço, já que a Constituição Federal garante direitos e deveres iguais para todos os cidadãos, incluindo o acesso aos locais de cultura. Porém, mesmo com essas melhorias, há regiões que, em sua maioria, não apresentam as adaptações necessárias para conter e garantir o direito de acesso e aprendizagem para os portadores de necessidades especiais, como desfrutar de uma casa de jogos, campos de esporte e prédios públicos.

Outro fato digno de nota, é o caso dos portadores da trissomia do cromossomo 21, ou, como é mais conhecida, síndrome de Down, caracterizada por feições, transtornos emocionais e doenças características. Por isso, sua estrutura dócil e sensível favorece para a disseminação de um estereótipo que, diante da sociedade, já é o bastante para generaliza-los em incapazes e totalmente dependentes. Também devem ser citado os transtornos sociais, como o caso do autismo, facilmente diagnosticados à medida que se observa a dificuldade de um portador em estabelecer um canal de contato com qualquer outro indivíduo. Assim, a exclusão desses se tora imediata, assimilando sua deficiência a um déficit de aprendizado, mas essa afirmativa é fácil de ser derrubada, uma vez que, Albert Einstein -físico teórico, sinônimo de inteligência- possuía uma versão pouco mais simples desse transtorno.

Diante dos fatos mencionados, é perceptível que existem problemas que dificultam a inclusão dos deficientes em geral. Portanto, é necessário que, primeiramente, haja a criação de programas governamentais, em conjunto com fiscais de postura, para fiscalizarem e obrigarem as adaptações dos edifícios públicos que proporcionem algum entretenimento, além disso, a implantação de projetos para a inclusão dos especiais na prática esportiva. É necessário, também, que ocorra a ampliação das instituições acolhedoras dos cidadãos com síndrome Down, mobilizando peças teatrais, concertos musicais e exposições de artes contendo-os como autores. Por fim, as redes sociais e os canais televisivos, por sua vez, devem transmitir notificações e propagandas que exponham e divulguem que, não importa as diferenças, todos são capazes de algo fantástico.
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Re: TEMA: Os entraves para a inclusão das pessoas com deficiência no Brasil.

Mensagem por Francis Bacon em Seg Abr 17, 2017 7:16 am

Não resta a menor dúvida de que existem milhares de problemas que evitam a inclusão social dos deficientes no Brasil. Define-se "com deficiência" toda pessoa que possua em sua estrutura, física ou mental, diferenças em relação aos demais[E = maioria?]. Com isso, a dificuldade de acesso e inclusão desses aos locais de lazer, o porte da trissomia do cromossomo 21 e os transtornos sociais,[?] acabam gerando um extremo preconceito da população[R], impedindo o acolhimento e igualdade entre todos.

De início[,] é válido destacar que os especiais em geral caminharam um longo percurso para vencer grandes estereótipos e barreiras. Isso pode ser notado ao lembrar do povo espartano, que sacrificavam todos os recém-nascidos que possuíam alguma deficiência física, pois não seriam de utilidade na sociedade voltada para as constantes guerras. Diante disso, houve um grande avanço, já que a Constituição Federal[E = brasileira?] garante direitos e deveres iguais para todos os cidadãos, incluindo o acesso aos locais de cultura. Porém, mesmo com essas melhorias, há regiões que, em sua maioria, não apresentam as adaptações necessárias para conter e garantir o direito de acesso e aprendizagem para os portadores de necessidades especiais, como desfrutar de uma casa de jogos, campos de esporte e prédios públicos.[D][G]

Outro fato digno de nota, é o caso dos portadores da trissomia do cromossomo 21, ou, como é mais conhecida, síndrome de Down, caracterizada por feições, transtornos emocionais e doenças características. Por isso, sua estrutura dócil e sensível favorece para a disseminação de um estereótipo que, diante da sociedade, já é o bastante para generalizá-los como incapazes e totalmente dependentes. [C] Também devem ser citados os transtornos sociais, como o caso do autismo, facilmente diagnosticados à medida que se observa a dificuldade de um portador em estabelecer um canal de contato com qualquer outro indivíduo. Assim[C][?], a exclusão desses se torna imediata, assimilando sua deficiência a um déficit de aprendizado, mas essa afirmativa é fácil de ser derrubada, uma vez que, Albert Einstein -físico teórico, sinônimo de inteligência- possuía uma versão pouco mais simples desse transtorno.[D = você está abordando o problema ou explicando sobre as síndromes?]

Diante dos fatos mencionados, é perceptível que existem problemas que dificultam a inclusão[E] dos deficientes em geral. Portanto, é necessário que, primeiramente, haja a criação de programas governamentais[] em conjunto com fiscais de postura[] para fiscalizarem e obrigarem as adaptações dos edifícios públicos que proporcionem algum entretenimento, além disso, a implantação de projetos para a inclusão[E] dos especiais na prática esportiva.[F] É necessário, também, que ocorra a ampliação das instituições acolhedoras dos cidadãos com síndrome Down, mobilizando peças teatrais, concertos musicais e exposições de artes contendo-os como autores. Por fim, as redes sociais e os canais televisivos, por sua vez, devem transmitir notificações e propagandas que exponham e divulguem que, não importa as diferenças, todos são capazes de algo fantástico.

Nota:
 
I
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
II
180
Você atingiu 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
III
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
IV
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
V
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
         
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta dele propriamente dita (foque no tema da proposta, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.

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Re: TEMA: Os entraves para a inclusão das pessoas com deficiência no Brasil.

Mensagem por Bicalho em Sex Maio 05, 2017 4:40 pm

Esperando o post da correção! :B
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Re: TEMA: Os entraves para a inclusão das pessoas com deficiência no Brasil.

Mensagem por Bicalho em Ter Maio 16, 2017 11:39 am

Entendi... muito Obrigado!!
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Re: TEMA: Os entraves para a inclusão das pessoas com deficiência no Brasil.

Mensagem por TheusNavas em Sab Jun 03, 2017 10:52 pm

Cara, quando eu li sua redação, eu pensei "Está redação está perfeita, não consigo encontrar erros" e mesmo assim ainda teve erros, fico chocado como a redação tem que ser 100% perfeitas em todos os aspectos e detalhes, mesmo assim parabéns pelo os 800! Smile

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Re: TEMA: Os entraves para a inclusão das pessoas com deficiência no Brasil.

Mensagem por Bicalho em Sex Jun 09, 2017 4:52 pm

Obrigado! Eu tbm gostei muito dela kkkkk' é bom ver o que ta errado e corrigir pra n errar na hora !!
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