TEMA: O livro na era da digitalização do escrito e da adoção de novas ferramentas de leitura.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: O livro na era da digitalização do escrito e da adoção de novas ferramentas de leitura.

Mensagem por KaioAC em Sex Abr 07, 2017 4:22 pm

A utilização de livros digitais (E-books) conduz ao questionamento da adoção de novas ferramentas de leitura. Primeiro, o Brasil, ainda, aponta elevados índices de exclusão digital. Não obstante, as novas tecnologias facilitam a distração do leitor. Ademais, ler de modo superficial caracteriza grande parte da população brasileira. Nesse contexto, vale contestar se há vantagens na escolha desses novos meios.

Identificam-se no Brasil expressivas desigualdades internas em relação ao acesso às novas tecnologias da informação. De acordo com o IBGE, em 2014, menos de 55% das casas no território nacional possuía conexão à internet. Desse modo, a comercialização de E-books prejudica quem não acessa a rede de computadores. Logo, a disponibilidade aos novos livros restringe-se às regiões mais evoluídas no campo tecnológico.

Somado a isso, pode-se observar a facilidade de desatenção proporcionada pelos leitores digitais (E-reads). Posto que na visão do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, há, hoje, uma crise de atenção. Aparelhos tecnológicos como tablets e smartphones permitem a instalação de diversos aplicativos em seu armazenamento interno. Deste modo, não só redes sociais, WhatsApp e Facebook por exemplo, mas também inúmeros jogos, apresentam-se mais atrativos ao leitor se comparado a bons livros. Destarte, com frequência se interrompe a leitura nesses novos instrumentos.

Além do mais, também se inclui o entendimento superficial do assunto estudado como caraterística de boa parte dos brasileiros. Uma reportagem no site do G1, em julho de 2015, aponta mais de 27% da população brasileira composta de analfabetos funcionais. Por consequência, essa superficialidade aliada às distrações dispostas ao ledor, acarretará em maior incompreensão dos textos lidos.

Contestada a adoção dos E-reads, portanto, impera-se ao Governo Federal expandir a inclusão digital, de forma a extinguir a disparidade tecnológica presente no país. Os meios midiáticos carecem de palestras a fim de aumentar a concentração individual. Para, em conjunto às escolas, reduzirem a dispersão na leitura. Dessa forma, o homem, o livro e a tecnologia chegarão a um caminho comum.

KaioAC
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 07/04/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: O livro na era da digitalização do escrito e da adoção de novas ferramentas de leitura.

Mensagem por Francis Bacon em Seg Abr 17, 2017 7:16 am

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado, 
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 701
Pontos : 837
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum