TEMA: Terceirização, um atentado às leis trabalhistas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Terceirização, um atentado às leis trabalhistas

Mensagem por Aline em Qui Abr 06, 2017 1:29 pm

O ex-presidente Getúlio Vargas revolucionou a relação funcionário-patrão, promulgando, em 1943, os direitos trabalhistas que conhecemos hoje. Porém, a aprovação do senado sobre a terceirização de serviços-fim seria retrógrada. Pois, seria vantajoso e econômico para os contratantes, mas nada garante os direitos e as condições de vida dos trabalhadores.

A lei da terceirização irá beneficiar exclusivamente o empregador, desfavorecendo a classe trabalhadora. Isto é, o serviço terceirizado é barateado, comparando com outros tipos de contratação, pois a empresa teria um lucro de quase 70%. Significa que, a contratante faria menos gastos, e, não haverá obrigatoriedade de cumprir, rigorosamente, os benefícios do proletariado, previstos em lei. Em sumo, renderia mais capital para a empresa, mas em detrimento de direitos.

Os impactos de terceirização, na esfera pública e pública, serão aterradores. Na época da revolução industrial, trabalhadores produziam e viviam de forma sub-humana. Assim sendo, a prática dessa lei seria um regresso a esses tempos hediondos. Os contratados terceirados não possuirão 13º salário, férias, planos de saúde, vale refeição, salário reduzido em 35%, mais horas de trabalho exaustivas. Portanto, seria um atentado aos direitos do trabalhador.

Em suma, os interesses dos grandes empresários se sobressairão à legislação trabalhista. O governo federal, em parceria com os sindicatos existentes, garantir na prática, que haja oportunidade de lucro, e menos burocracia de crescimento empreendedorista para a burguesia, contudo, que permaneça o direito de salário mínimo, e mesma carga horária funcional.
avatar
Aline
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 14
Pontos : 28
Data de inscrição : 29/03/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: Terceirização, um atentado às leis trabalhistas

Mensagem por Francis Bacon em Seg Abr 17, 2017 7:16 am

O ex-presidente Getúlio Vargas revolucionou a relação funcionário-patrão[] promulgando, em 1943, os direitos trabalhistas que conhecemos hoje. Porém[C], a aprovação do senado sobre a terceirização de serviços-fim seria retrógrada[,] pois[] seria vantajosa e econômica para os contratantes, mas não garantiria os direitos e as condições de vida dos trabalhadores.

A lei da terceirização beneficiará exclusivamente o empregador, desfavorecendo a classe trabalhadora. Isto é, o serviço terceirizado é barateado, comparando com outros tipos de contratação, pois a empresa teria um lucro de quase 70%. [C = isso?] significa que, a contratante faria menos gastos, e[] não haverá obrigatoriedade de cumprir, rigorosamente, os benefícios do proletariado, previstos em lei[E]. Em sumo, renderia mais capital para a empresa, mas em detrimento de direitos[A].

[C][,] os impactos de terceirização[] na esfera pública e pública[?][] serão aterradores. Na época da revolução industrial, trabalhadores produziam e viviam de forma sub-humana. Assim sendo, a prática dessa lei seria um regresso a esses tempos hediondos. Os contratados terceirados não possuirão 13º salário, férias, planos de saúde[]e vale refeição[,] tendo seus respectivos salários reduzidos em 35% somado a mais horas de trabalho exaustivas.[R] Portanto, seria um atentado aos direitos do trabalhador.

Em suma, os interesses dos grandes empresários se sobressairão à legislação trabalhista. O governo federal, em parceria com os sindicatos existentes, garantir[?] na prática, que haja oportunidade de lucro, e menos burocracia de crescimento empreendedorista para a burguesia[?][F], contudo, que permaneça o direito de salário mínimo, e mesma carga horária funcional.[E]

Nota: 
I
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
II
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
III
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
IV
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
V
100
Você atingiu 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:         
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta dele propriamente dita (foque no tema da proposta, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 842
Pontos : 978
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: Terceirização, um atentado às leis trabalhistas

Mensagem por Aline em Sab Abr 29, 2017 2:00 am

Já olhei minha caixa de mensagens privadas, e já segui o procedimento pedido. Aguardo minha redação corrigida. Desde já agradeço!
avatar
Aline
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 14
Pontos : 28
Data de inscrição : 29/03/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum