TEMA: O limite da liberdade de expressão no mundo contemporâneo

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TEMA: O limite da liberdade de expressão no mundo contemporâneo

Mensagem por belfire em Qua Abr 05, 2017 12:07 am

A corrida eleitoral americana em 2016 ficou marcada com o candidato republicano Donald Trump, o qual se apoiava em discursos de ódio e repúdio em sua campanha eleitoral. Vivemos em uma era onde a ignorância herdada do período ditatorial está presente e resultam o desrespeito em discussões gerais, e por isso torna-se válido reflexões sobre os limites da liberdade de expressão.
   As redes sociais se tornaram um grande marco de nossa sociedade contemporânea, e as mesma têm se transformado em recursos cada vez mais utilizados para a disseminação de ideologia e pensamentos ofensivo em todo o mundo, com isso o posicionamento de grupos se tornaram mais firmes. Ademais, as redes sociais proporcionaram o anonimato, recurso no qual não há a identificação do sujeito, que colaborou com que as pessoas se manifestassem sem pensar nas consequências.
   Entretanto, o problema não se resume só ao espaço virtual como também o posicionamento de grupos midiáticos e humorísticos têm uma parcela de colaboração, visto que esses grupos têm usado sua liberdade expressão como uma arma ao próximo. Por exemplo, o caso do jornal francês Charlie Hebdo, que em 2015 publicou caricaturas fazendo piadas aos líderes islâmicos, ação a qual resultou num atentado terrorista assassinando 12 pessoas em sua sede.
   Além disso, estamos inclusos em uma sociedade que é facilmente persuadida a chegar em opiniões e posicionamento ofensivos, situação que é vista no filme alemão, A onda, onde um professor propõe um projeto aos seus alunos, seguir uma ideologia criada por si em um período de tempo, mas logo essa ideologia começa a sair de seu controle e os alunos começam a excluir e ofender os demais que não estão inclusos no grupo.
   De acordo com Jonh Stuart Mill, ‘’o indivíduo não pode fazer de si mesmo uma perturbação aos outros’’, diante disso deve-se planejar soluções que não causem a censura, ferindo a liberdade de expressão, mas que criem a percepção do limite desse direito. Primeiramente, as instituições de ensino, em parceria com o MEC podem promover palestras e discussões que envolvam a consciência na manifestação de ideias. Ademais, a mídia com seus recursos pode tratar da temática em novelas, campanhas publicitarias e filmes, trazendo uma conscientização e as consequências a população. Assim, evitando que situações como 2015 e 2016 se repitam.

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Re: TEMA: O limite da liberdade de expressão no mundo contemporâneo

Mensagem por Francis Bacon em Qui Abr 06, 2017 6:05 am

A corrida eleitoral americana em 2016 ficou marcada com o candidato republicano Donald Trump, o qual se apoiava em discursos de ódio e repúdio em sua campanha eleitoral. Vivemos em uma era onde a ignorância herdada do período ditatorial está presente e resultam[?] o desrespeito em discussões gerais, e[,] por isso[,] torna-se válido reflexões sobre os limites da liberdade de expressão.

As redes sociais se tornaram um grande marco de nossa sociedade contemporânea, e as mesmas têm se transformado em recursos cada vez mais utilizados para a disseminação de ideologia e pensamentos ofensivos em todo o mundo[.] Com isso[,] o posicionamento de grupos se tornaram mais firmes. Ademais, as redes sociais proporcionaram o anonimato, recurso no qual não há a identificação do sujeito, que colaborou para que as pessoas se manifestassem sem pensar nas consequências.

Entretanto, o problema não se resume somente ao espaço virtual como também ao posicionamento de grupos midiáticos e humorísticos têm uma parcela[?] de colaboração[] visto que esses grupos têm usado sua liberdade expressão como uma arma ao próximo. Por exemplo, o caso do jornal francês Charlie Hebdo, que em 2015 publicou caricaturas fazendo piadas[!] aos líderes islâmicos, ação a qual resultou num atentado terrorista assassinando 12 pessoas em sua sede.

Além disso, estamos inclusos em uma sociedade que é facilmente persuadida a chegar em opiniões e posicionamentos ofensivos[.] Situação que é vista no filme alemão, A onda, onde um professor propõe um projeto aos seus alunos, seguir uma ideologia criada por si em um período de tempo, mas logo essa ideologia começa a sair de seu controle e os alunos começam a excluir e ofender os demais que não estão inclusos no grupo.[A]

De acordo com Jonh Stuart Mill, ‘’o indivíduo não pode fazer de si mesmo uma perturbação aos outros’’, diante disso[,] deve-se planejar soluções que não causem [] censura[] ferindo a liberdade de expressão, mas que criem a percepção do limite desse direito. Primeiramente, as instituições de ensino[] em parceria com o MEC podem promover palestras e discussões que envolvam a consciência na manifestação de ideias. Ademais, a mídia com seus recursos pode tratar da temática em novelas, campanhas publicitarias e filmes, trazendo uma conscientização e as consequências a população. Assim, evitando que situações como 2015 e 2016 se repitam. [!][F = colocação perigosa: parece que os argumentos da redação inteira foram para solucionar estes problemas, e não o tema em si]

Nota: 
I
160
O participante demonstra bom domínio da norma-padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita. Assim, o mesmo desvio não ocorre em várias partes do texto, o que revela que as exigências da norma-padrão foram incorporadas aos seus hábitos linguísticos e os desvios foram eventuais. Desvios mais graves, como a ausência de concordância verbal ou nominal, não impedem que a redação receba essa pontuação, desde que não se repitam regularmente no texto. Assim, o participante que realizar poucos desvios leves ou pouquíssimos desvios graves pode receber essa pontuação.
II
200
O participante desenvolve muito bem o tema, explorando os seus principais aspectos. A redação contém uma argumentação consistente, revelando excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. Isso significa que o texto está estruturado, por exemplo, com: uma introdução, em que a tese a ser defendida é explicitada; argumentos que comprovam a tese, distribuídos em diferentes parágrafos; um parágrafo final com a proposta de intervenção funcionando como uma conclusão. Além disso, os argumentos defendidos não ficam restritos à reprodução das ideias contidas nos textos motivadores nem a questões do senso comum.
III
160
O participante seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, em defesa de seu ponto de vista. Explicita a tese, seleciona argumentos que possam comprová-la e elabora conclusão ou proposta que mantenha coerência com a opinião defendida na redação. Entretanto, os argumentos utilizados são previsíveis. Não há cópia de argumentos dos textos motivadores.
IV
200
O participante articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos. A redação enquadrada neste nível não poderá conter: frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico gramatical; sequência justaposta de ideias sem encaixamentos sintáticos; ausência de paragrafação; frase com apenas oração subordinada, sem oração principal. Poderá, porém, conter eventuais desvios de menor gravidade: emprego equivocado do conector; emprego do pronome relativo sem a preposição, quando obrigatória; repetição ou substituição inadequada de palavras sem se valer dos recursos oferecidos pela língua. Entretanto, o mesmo erro não poderá se repetir, uma vez que essa pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar pleno domínio dos recursos coesivos.
V
160
O participante elabora proposta de intervenção clara, relacionada à tese e bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. São explicitados os meios para realizá-la.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha entre os parágrafos, presente nesse fórum, é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:         
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação abundante; argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (a ideia que você está defendendo!); sequência argumentação/explicação possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda banana é amarela, logo todo limão também é);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência de períodos e seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação muito específica; informação incompleta (de que, quem, do que, o que, pra que/quem, qual/quais, pelo que, como???).
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta dele propriamente dita (foque no tema da proposta, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traços de informalidade: erros ortográficos; gírias; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA).

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