TEMA: Opinião (FUVEST 1990)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Opinião (FUVEST 1990)

Mensagem por Leticia de araujo sousa em Dom Abr 02, 2017 10:14 pm

link do enunciado: http://infograficos.estadao.com.br/public/educacao/fuvest-redacoes/img/acervo/pdf/Redacao1990.pdf

Argumentações controversas surgem a partir do conceito de opinião e como ela é empregada em debates. Segundo a crença popular, “política, futebol e religião não se discutem”, muito provavelmente pelos confrontos opinativos que devem surgir a partir disso. Com base nesta máxima, no entanto, verifica-se que “questões de opinião” são as que melhor podem ser discutidas, desde que os ideais sejam bem embasados, algo que deixa a desejar no cotidiano dialogal brasileiro.

É concebível alegar que não é possível ter opinião sobre algo que se desconhece, já que os argumentos emitidos sempre serão superficiais. Dessa forma, ao serem feitos questionamentos profundos, normalmente as conversas são encerradas ou tomam outro rumo.

Para que existam diálogos correntes, são necessários conhecimentos de mundo e “bagagem cultural”, noções adquiridas em experiências corriqueiras e diálogos, nos quais constantemente diversas informações são trocadas, permitindo, portanto, mais fluidez comunicativa.

É evidente que todos os indivíduos possuem seus próprios pontos de vista e ideais  que ao exporem-se devem ser respeitados, tendo em vista comunicações equilibradas, afinal, por meio deles que se reconhecem novas perspectivas, que fortalecem convicções próprias, tendo em consideração o que foi abordado.

Deste modo, é mais inteligente abranger diversos pontos de vista, vivências, conceitos e opiniões, inclusive as que se confronta, para que se forme uma individual, fundamentada em argumentos incisivos. À vista disso, pode-se afirmar que, refletindo a opinião de Johann Goethe, Os adversários que acreditam nos refutar quando repetem a própria opinião e não consideram a nossa, possuem, francamente, uma deficiente capacidade especulativa.


Corrigir, se possível, de acordo com os critérios FUVEST

Leticia de araujo sousa
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 19
Pontos : 51
Data de inscrição : 03/07/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: Opinião (FUVEST 1990)

Mensagem por Francis Bacon em Qui Abr 06, 2017 6:06 am

Argumentações controversas surgem a partir do conceito de opinião e como ela é empregada em debates. Segundo a crença popular, “política, futebol e religião não se discutem”, muito provavelmente pelos confrontos opinativos que devam surgir a partir disso. Com base nesta máxima, no entanto, verifica-se que “questões de opinião” são as que melhor podem ser discutidas, desde que os ideais sejam bem embasados, algo que deixa a desejar no cotidiano dialogal brasileiro.

É concebível alegar que não é possível ter opinião sobre algo que se desconhece, já que os argumentos emitidos sempre serão superficiais.[A] Dessa forma, ao serem feitos questionamentos profundos, normalmente as conversas são encerradas ou tomam outro rumo.[A]

Para que existam diálogos correntes, é necessário conhecimento de mundo e “bagagem cultural”, noções adquiridas em experiências corriqueiras e diálogos[] nos quais constantemente diversas informações são trocadas, permitindo, portanto, mais fluidez comunicativa.

É evidente que todos os indivíduos possuem seus próprios pontos de vista e ideais que ao exporem-se devem ser respeitados, tendo em vista comunicações equilibradas, afinal, por meio deles que se reconhecem novas perspectivas[] que fortalecem convicções próprias, tendo em consideração o que foi abordado.[?]

Deste modo, é mais inteligente abranger diversos pontos de vista, vivências, conceitos e opiniões, inclusive[,] as que se confrontam, para que assim se forme uma individual[] fundamentada em argumentos incisivos. À vista disso, pode-se afirmar que, refletindo a opinião de Johann Goethe, Os adversários que acreditam nos refutar quando repetem a própria opinião e não consideram a nossa, possuem, francamente, uma deficiente capacidade especulativa.[A]

Nota: 
I
160
O participante demonstra bom domínio da norma-padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita. Assim, o mesmo desvio não ocorre em várias partes do texto, o que revela que as exigências da norma-padrão foram incorporadas aos seus hábitos linguísticos e os desvios foram eventuais. Desvios mais graves, como a ausência de concordância verbal ou nominal, não impedem que a redação receba essa pontuação, desde que não se repitam regularmente no texto. Assim, o participante que realizar poucos desvios leves ou pouquíssimos desvios graves pode receber essa pontuação.
II
200
O participante desenvolve muito bem o tema, explorando os seus principais aspectos. A redação contém uma argumentação consistente, revelando excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. Isso significa que o texto está estruturado, por exemplo, com: uma introdução, em que a tese a ser defendida é explicitada; argumentos que comprovam a tese, distribuídos em diferentes parágrafos; um parágrafo final com a proposta de intervenção funcionando como uma conclusão. Além disso, os argumentos defendidos não ficam restritos à reprodução das ideias contidas nos textos motivadores nem a questões do senso comum.
III
120
O participante apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém os organiza e relaciona de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista. As informações são aleatórias e desconectadas entre si, embora relacionadas ao tema. O texto revela pouca articulação entre os argumentos, que não são convincentes para defender a opinião do autor.
IV
160
O participante articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos. A redação enquadrada neste nível não poderá conter: frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico gramatical; sequência justaposta de ideias sem encaixamentos sintáticos; ausência de paragrafação; frase com apenas oração subordinada, sem oração principal. Poderá, porém, conter eventuais desvios de menor gravidade: emprego equivocado do conector; emprego do pronome relativo sem a preposição, quando obrigatória; repetição ou substituição inadequada de palavras sem se valer dos recursos oferecidos pela língua. Entretanto, o mesmo erro não poderá se repetir, uma vez que essa pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar pleno domínio dos recursos coesivos.
V
120
O participante elabora proposta de intervenção relacionada ao tema, mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto. Desenvolvimento mediano dos meios para realizá-la.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha entre os parágrafos, presente nesse fórum, é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:         
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação abundante; argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda banana é amarela, logo todo limão também é);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado; informação incompleta (de que, quem, do que, o que, pra que/quem, qual/quais, pelo que, como???).
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta dele propriamente dita (foque no tema da proposta, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 768
Pontos : 904
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum