TEMA: Sistema prisional brasileiro

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TEMA: Sistema prisional brasileiro

Mensagem por alberteinstein em Sex Mar 31, 2017 11:57 pm

Reinserção Social
Descasos com a população carcerária são relatados muitos séculos antes de Cristo. As prisões eram simples métodos contenciosos de anular as forças contrárias e de total reclusão social. Apesar de se tratar de uma época remota, a realidade brasileira assemelha-se em vários aspectos, onde há péssimas condições de assistência aos serviços mais básicos e uma superpopulação de espaços físicos inadequados. Nesse contexto, é substancial revisar o cenário social onde estão inseridos os penitenciários, suas contribuições e o seu retorno à sociedade.

Em primeiro lugar, pode-se perceber que essa problemática está se agravando. O Brasil possui o quarto maior número de encarcerados do mundo, com mais de quinhentos mil detidos, e esse valor continua a subir. Má infraestrutura, a falta de subvenções e atendimentos de saúde, são apenas alguns dos problemas enfrentados. Os condenados sofrem torturas e maus-tratos pelos agentes, e ficam à mercê do crime organizado. Além disso, essa circunstância compõe o aspecto sociológico de que o homem só é homem, porque é ensinado a sê-lo. Da mesma forma, a violação dos direitos naturais dos presos acaba por influenciar negativamente na recuperação do indivíduo, aumentando as chances dele retornar ao mundo do crime.

Dentre outros efeitos, é indubitável que essa situação gera uma insatisfação nos penitenciários, ocasionando revoltas e várias rebeliões. Recentemente a mídia veiculou diversos massacres dentro dos presídios em vários estados brasileiros, supostamente ocasionados por uma guerra entre facções. Somando a isso, o sistema presidiário se tornou um centro de aprendizagem criminal, onde muitos detentos se aprimoram na arte da criminalidade, tornando frequentes casos onde infratores de pequeno porte amadurecem no crime e entram em grupos do crime organizado.

Baseando-se nisso, programas humanitários que visam a ressocialização e reintegração social dos detentos foram criados. E estão apresentando uma melhora bastante significativa no restabelecimento dos infratores. Um deles é a APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado). Que possui projetos de incentivo aos estudos, formação profissionalizante e diversos tipos de assistência, como religiosa e hospitalar.

Entende-se, portanto que todo presidiário deve receber uma punição que seja digna e efetiva, garantidora de todos os seus direitos. A fim de atenuar o problema, o Governo Federal, aliado as esferas estaduais de poder, pode buscar a criação de medidas eficazes, onde haja a readequação e redução da massa carcerária. Além disso, aumentar o número de vagas, e aderir as APACs e regimes de progressão de penas. O Ministério Público pode aumentar a fiscalização das empresas responsáveis pelos presídios e estas empresas podem melhorar a vigilância, banindo expressamente a entrada de materiais proibidos, policiar os agentes e criar uma contensão especial para os grandes criminosos. Assim, os presos poderão ser reinseridos na sociedade novamente e contribuir para o progresso do país.
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Re: TEMA: Sistema prisional brasileiro

Mensagem por Francis Bacon em Qui Abr 06, 2017 6:05 am

Reinserção Social
Descasos com a população carcerária são relatados muitos séculos antes de Cristo. As prisões eram simples métodos contenciosos de anular as forças contrárias[]de total reclusão social. Apesar de se tratar de uma época remota, a realidade brasileira assemelha-se em vários aspectos, onde há péssimas condições de assistência aos serviços mais básicos e uma superpopulação de espaços físicos inadequados. Nesse contexto, é substancial revisar não só o cenário social onde estão inseridos os penitenciários como também as suas contribuições e o seu retorno à sociedade[?].

Em primeiro lugar, pode-se perceber que essa problemática está se agravando. O Brasil possui o quarto maior número de encarcerados do mundo, com mais de quinhentos mil detidos, e esse valor continua a subir. Má infraestrutura, a falta de subvenções e atendimentos de saúde, são apenas alguns dos problemas enfrentados[?]. Os condenados sofrem torturas e maus-tratos pelos agentes, e ficam à mercê do crime organizado.[A] Além disso, essa circunstância compõe o aspecto sociológico de que o homem só é homem, porque é ensinado a sê-lo[?][E][A]. Da mesma forma, a violação dos direitos naturais dos presos acaba por influenciar negativamente na recuperação do indivíduo, aumentando as chances dele retornar ao mundo do crime.

Dentre outros efeitos, é indubitável que essa situação gera uma insatisfação nos penitenciários[] ocasionando revoltas e várias rebeliões. Recentemente[,] a mídia veiculou diversos massacres dentro dos presídios em vários estados brasileiros[] supostamente ocasionados por uma guerra entre facções. Somando a isso, o sistema presidiário se tornou um centro de aprendizagem criminal, onde muitos detentos se aprimoram na arte da criminalidade, tornando frequentes casos onde infratores de pequeno porte amadurecem no crime e entram em grupos do crime organizado.

Baseando-se nisso, programas humanitários que visam a ressocialização e reintegração social dos detentos foram criados[,] e estão apresentando uma melhora bastante significativa no restabelecimento dos infratores. Um deles é a APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado). Que possui projetos de incentivo aos estudos, formação profissionalizante e diversos tipos de assistência, como religiosa e hospitalar.[A][D]

Entende-se, portanto que todo presidiário deve receber uma punição que seja digna e efetiva, garantidora de todos os seus direitos. A fim de atenuar o problema, o Governo Federal[] aliado as esferas estaduais de poder[] pode DEVE buscar a criação de medidas eficazes, onde haja a readequação e redução da massa carcerária.[E] Além disso, aumentar o número de vagas, e aderir as APACs[E] e regimes de progressão de penas.[R] O Ministério Público pode aumentar a fiscalização das empresas responsáveis pelos presídios e estas empresas podem melhorar a vigilância, banindo expressamente a entrada de materiais proibidos, policiar os agentes[R] e criar um contensão especial para os grandes criminosos[F]. Assim, os presos poderão ser reinseridos na sociedade novamente e contribuir para o progresso do país.

Nota:
I
160
O participante demonstra bom domínio da norma-padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita. Assim, o mesmo desvio não ocorre em várias partes do texto, o que revela que as exigências da norma-padrão foram incorporadas aos seus hábitos linguísticos e os desvios foram eventuais. Desvios mais graves, como a ausência de concordância verbal ou nominal, não impedem que a redação receba essa pontuação, desde que não se repitam regularmente no texto. Assim, o participante que realizar poucos desvios leves ou pouquíssimos desvios graves pode receber essa pontuação.
II
200
O participante desenvolve muito bem o tema, explorando os seus principais aspectos. A redação contém uma argumentação consistente, revelando excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. Isso significa que o texto está estruturado, por exemplo, com: uma introdução, em que a tese a ser defendida é explicitada; argumentos que comprovam a tese, distribuídos em diferentes parágrafos; um parágrafo final com a proposta de intervenção funcionando como uma conclusão. Além disso, os argumentos defendidos não ficam restritos à reprodução das ideias contidas nos textos motivadores nem a questões do senso comum.
III
160
O participante seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, em defesa de seu ponto de vista. Explicita a tese, seleciona argumentos que possam comprová-la e elabora conclusão ou proposta que mantenha coerência com a opinião defendida na redação. Entretanto, os argumentos utilizados são previsíveis. Não há cópia de argumentos dos textos motivadores.
IV
160
O participante articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos. A redação enquadrada neste nível não poderá conter: frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico gramatical; sequência justaposta de ideias sem encaixamentos sintáticos; ausência de paragrafação; frase com apenas oração subordinada, sem oração principal. Poderá, no entanto, conter alguns desvios de menor gravidade: emprego equivocado do conector; emprego do pronome relativo sem a preposição, quando obrigatória; repetição desnecessária de palavras ou substituição inadequada sem se valer dos recursos de substituição oferecidos pela língua. Esta pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar domínio dos recursos coesivos.
V
140
O participante elabora proposta de intervenção clara, relacionada à tese e bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. São explicitados os meios para realizá-la.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha entre os parágrafos, presente nesse fórum, é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação abundante; argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda banana é amarela, logo todo limão também é);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência de períodos e seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação muito específica; informação incompleta (de que, quem, do que, o que, pra que/quem, qual/quais, pelo que, como???).
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta dele propriamente dita (foque no tema da proposta, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traços de informalidade: erros ortográficos; gírias; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.

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