TEMA:Crise hídrica no Brasil

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TEMA:Crise hídrica no Brasil

Mensagem por Pedro2 em Sex Mar 31, 2017 7:30 pm

O Brasil possui as maiores reservas de água por unidade territorial do planeta, mas isso não está sendo o suficiente para manter a demanda da população brasileira. Contudo, a crise hídrica é uma realidade muito presente no nosso país. Entretanto, é possível afirmar, que a escassez da água é um grave problema que precisa ser resolvido o mais rápido possível.                                                                                            
  Indiscutivelmente, podemos perceber que a crise hídrica é um problema, porque a água é de suma importância para que uma pessoa tenha uma vida saudável, visto que a falta do líquido pode ocasionar diversos males a saúde, como a desidratação, e o câncer na bexiga. Além disso, a falta de água afeta o fornecimento de energia elétrica, uma vez que a água e essencial para a geração de energia nas hidrelétricas.
  Contudo, o Brasil caminha lentamente para solucionar o problema. Sem dúvida, a falta de conscientização da população tem colaborado drasticamente para esse infortúnio, tendo em vista a crise hídrica, a população deveria se conscientizar e fazer o urso desse líquido precioso sem desperdiçá-lo. Além disso, outro fator existente é a poluição de rios e aquíferos que também colabora para a escassez da água, pois torna ela imprópria para o consumo.
  Sendo assim, em virtude dos fatos mencionados medidas são necessárias para resolver esse impasse. A Receita Federal deve destinar uma parcela maior dos impostos para criação de reservatórios, assim garantindo reservas de água para a população. Ademais o MEC em parceria com o Ministério da Saúde, deve instituir nas escolas palestras ministradas por professores e pedagogos, para conscientizar os alunos sobre a poluição e o uso consciente evitando o desperdício, reutilizando a água da chuva. Ensinar que não se deve poluir o rio mais sim preserva as nascentes e as matas ciliares a sua volta.

Pedro2
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Re: TEMA:Crise hídrica no Brasil

Mensagem por Francis Bacon em Qui Abr 06, 2017 6:06 am

O Brasil possui as maiores reservas de água por unidade territorial do planeta, mas isso não está sendo o suficiente para manter a demanda da população brasileira. Contudo[C], a crise hídrica é uma realidade muito presente no nosso país.[?] Entretanto, é possível afirmar[] que a escassez da água é um grave problema que precisa ser resolvido o mais rápido possível.[G]

Indiscutivelmente, podemos perceber que a crise[R] hídrica[R] é um problema, porque a água[R] é de suma importância para que uma pessoa tenha uma vida saudável[] visto que a falta do líquido pode ocasionar diversos males à saúde, como a desidratação[] e o câncer na bexiga. Além disso, a falta[R] de água[R] afeta o fornecimento de energia[R] elétrica, uma vez que a água[R] é essencial para a geração de energia[R] nas hidrelétricas.

Contudo[R], o Brasil caminha lentamente para solucionar o problema. Sem dúvida, a falta de conscientização da população tem colaborado drasticamente para esse infortúnio, tendo em vista a crise hídrica[R], a população[R] deveria se conscientizar e fazer o urso desse líquido precioso sem desperdiçá-lo. Além disso[R], outro fator existente é a poluição de rios e aquíferos que também colabora para a escassez da água, pois torna ela imprópria para o consumo.

Sendo assim, em virtude dos fatos mencionados[,] medidas são necessárias para resolver esse impasse. A Receita Federal deve destinar uma parcela maior dos impostos para criação de reservatórios, assim[,] garantindo reservas de água para a população. Ademais[,] o MEC em parceria com o Ministério da Saúde[] deve instituir nas escolas palestras ministradas por professores e pedagogos[] para conscientizar os alunos sobre a poluição e o uso consciente[,] evitando o desperdício e reutilizando a água da chuva. [C] Ensinar que não se deve poluir o rio mais sim preserva as nascentes e as matas ciliares a sua volta.

Nota:
I
120
O participante demonstra domínio adequado da norma-padrão, apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita, ou muitos desvios leves. Assim, há certos desvios que ocorrem em várias partes do texto, revelando que um ou mais aspectos da norma-padrão ainda não foram incorporados aos seus hábitos linguísticos. Desvios mais graves, como a ausência de concordância verbal ou nominal, não impedem que a redação receba essa pontuação, desde que não configurem falta de domínio absoluto do padrão da linguagem escrita formal. Assim, o participante que realizar alguns desvios graves ou gravíssimos, ou muitos desvios leves, pode receber essa pontuação.
II
140
O participante desenvolve bem o tema, mas não explora os seus aspectos principais. Desenvolve uma argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo, mas não apresenta argumentos bem desenvolvidos. Os argumentos defendidos não ficam restritos à reprodução das ideias contidas nos textos motivadores nem a questões do senso comum.
III
120
O participante apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém os organiza e relaciona de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista. As informações são aleatórias e desconectadas entre si, embora relacionadas ao tema. O texto revela pouca articulação entre os argumentos, que não são convincentes para defender a opinião do autor.
IV
100
O participante articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos. A redação enquadrada neste nível poderá conter eventuais desvios, como: frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico gramatical; sequência justaposta de ideias sem encaixamentos sintáticos; ausência de paragrafação; frase com apenas oração subordinada, sem oração principal. Poderá conter ainda desvios de menor gravidade: emprego equivocado do conector; emprego do pronome relativo sem a preposição, quando obrigatória; repetição desnecessária de palavras ou substituição inadequada sem se valer dos recursos de substituição oferecidos pela língua. Esta pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar domínio regular dos recursos coesivos.
V
120
O participante elabora proposta de intervenção relacionada ao tema, mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto. Desenvolvimento mediano dos meios para realizá-la.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha entre os parágrafos, presente nesse fórum, é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação abundante; argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda banana é amarela, logo todo limão também é);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação muito específica; sigla sem o nome por extenso; informação incompleta (de que, quem, do que, o que, pra que/quem, qual/quais, pelo que, como???).
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta dele propriamente dita (foque no tema da proposta, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.

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