TEMA: O trabalho escravo no Brasil

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TEMA: O trabalho escravo no Brasil

Mensagem por Carlos eduardo em Qui Mar 30, 2017 7:20 pm

O Brasil é um dos principais países engajados na luta contra o trabalho escravo, sendo considerado modelo pela ONU(Organização das Nações Unidas) por ações como a lista suja, no entanto esse problema ainda é muito presente em nossa sociedade. Nesse aspecto, a concentração fundiária aliada à falta de escolaridade agravam essa situação em um meio social que, muitas vezes, considera qualquer tipo de trabalho digno.
      Relacionado a isso, cerca de 1% da população brasileira possui mais da metade das terras brasileiras, muitas delas envolvidas com industrias que juntamente com a mecanização gera uma grande massa de trabalhadores sem terra e sem trabalho. Estes se submetem à péssimas condições e em alguns casos são escravizados por causa de dívidas. O setor agropecuário, por exemplo, representa o maior número de casos, não obstante 25% das pessoas resgatadas estavam nele. Fica evidente, portanto, que as relações de coronelismo ainda são presentes no Brasil e em consequência disso, uma parte da população vive em condições sub-humanas para ganhar salários ínfimos.
     
Além disso, a falta de escolaridade diminui a expectativa de vida dos trabalhadores e consequentemente as oportunidades fazendo com que essa parte da população aceite qualquer trabalho. Essa massa representa 33% dos proletariados análogos à condição de escravos. Nos carvorias do interior de São Paulo, por exemplo, foram encontrados 19 presos nessa situação. O mesmo ocorre em países como Blangadesh possuindo situações semelhantes como o acidente na Roma Plaza, a qual em ambas nações o agravante é o mesmo: a baixa escolaridade. É perceptível, logo, que essa situação desenvolve o aumento dos índices de casos, já que sem qualificação e sem oportunidades qualquer trabalho torna-se rentável.  
     Desse modo, pode-se inferir que o centralização de terras e a pouca escolaridade ocasionam a expansão do número de casos da nova escravidão. Tornam-se necessárias, então, medidas que além de proporcionar novas atividades fiscalize o local de realização dos mesmos. O governo deve, todavia, implantar a reforma agrária por meio de acordos com os grandes latifundiários, proporcionando a diminuição a diminuição do coronelismo. Como também o Ministério do Trabalho crie um cadastro de fiscalização para todas as empresas, verificando mensalmente as condições de trabalho e tombando locais com irregularidades. Ademais, é imprescindível a proibição de produtos relacionados e produzidos nesse contexto juntamente com investimentos na educação, principalmente para a população do interior do país.

Carlos eduardo
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Re: TEMA: O trabalho escravo no Brasil

Mensagem por Francis Bacon em Qui Abr 06, 2017 6:07 am

O Brasil é um dos principais países engajados na luta contra o trabalho escravo, sendo considerado modelo[E] pela ONU[](Organização das Nações Unidas) por ações[,] como a lista suja, no entanto[,] esse problema ainda é muito presente em nossa sociedade. Nesse aspecto, a concentração fundiária aliada à falta de escolaridade agravam essa situação em um meio social que, muitas vezes, considera qualquer tipo de trabalho digno.

Relacionado a isso, cerca de 1% da população brasileira possui mais da metade das terras brasileiras, muitas delas envolvidas com indústrias que juntamente com[] a mecanização gera uma grande massa de trabalhadores sem-terra e sem trabalho[E]. Estes se submetem às péssimas condições e[,] em alguns casos[,] são escravizados por causa de dívidas. O setor agropecuário, por exemplo, representa o maior número de casos[E], não obstante 25% das pessoas resgatadas estavam nele. Fica evidente, portanto, que as relações de coronelismo ainda são presentes no Brasil[,] e[,] em consequência disso, uma parte da população vive em condições sub-humanas para ganhar salários ínfimos.

Além disso, a falta de escolaridade diminui a expectativa de vida dos trabalhadores e consequentemente as oportunidades[E] fazendo com que essa parte da população aceite qualquer trabalho. Essa massa representa 33% dos proletariados análogos à condição de escravos[A]. Nas carvoarias do interior de São Paulo, por exemplo, foram encontrados 19 presos nessa situação. O mesmo ocorre em países como Blangadesh[,] possuindo situações semelhantes como o acidente na Roma Plaza, o qual em ambas nações o agravante é o mesmo[?]: a baixa escolaridade. É perceptível, logo, que essa situação desenvolve o aumento dos índices de casos, já que sem qualificação e sem oportunidades qualquer trabalho torna-se rentável.[E]

Desse modo, pode-se inferir que[,] a centralização de terras e a pouca escolaridade ocasionam a expansão do número de casos da nova escravidão. Tornam-se necessárias, então, medidas que[,] além de proporcionar novas atividades[,] fiscalize o local de realização dos mesmos. O governo[E] deve, todavia, implantar a reforma agrária por meio de acordos com os grandes latifundiários[F][] proporcionando a diminuição a diminuição do coronelismo. Como também o Ministério do Trabalho crie um cadastro de fiscalização para todas as empresas, verificando mensalmente as condições de trabalho e tombando locais[E] com irregularidades[R]. Ademais, é imprescindível a proibição de produtos relacionados e produzidos nesse contexto com investimentos na educação[?][E], principalmente para a população do interior do país.


Nota:
I
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
II
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
III
200
Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
IV
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
V
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação abundante; argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda banana é amarela, logo todo limão também é);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado; informação incompleta (de que, quem, do que, o que, pra que/quem, qual/quais, pelo que, como???).
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta dele propriamente dita (foque no tema da proposta, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.

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