TEMA: A prática de bullying nas escolas do Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: A prática de bullying nas escolas do Brasil

Mensagem por bruno89 em Seg Mar 27, 2017 1:39 pm

Bullying: nota zero.

         Paulo Freire, educador brasileiro, considerava que a sociedade só evoluiria a partir de uma boa educação. Nesse sentido, as escolas devem proporcionar, além de qualificado corpo docente, ambiente de ensino seguro e que fomente o potencial dos alunos. No entanto, o "bullying", principal obstáculo contra essa idealização, se acentuou no século XXI, seja por negligência familiar, seja por pouca fiscalização pelas próprias escolas.

        O neurologista austríaco, Sigmund Freud, acreditava que a infância corresponte à principal fase de polimento psicológico de um indivíduo. Nesse contexto, a família exerce influência fundamental na evolução de crianças e adolescentes, portanto, falta de interesse pela educação dos filhos reflete diretamente no ambiente escolar. Muitos desses jovens, por possuírem postura atoritária no próprio lar, tentam exercer o mesmo comportamento nas escolas, muitas vezes, de forma hostil contra colegas de classe. Essa prática de "bullying" nutre, nas vítimas, sentimentos de angústia e, em casos extremos, de vingança como, por exemplo, o caso "massacre de Realengo" - 2011 -, no qual uma vítima de bullying na infância assassinou 12 pessoas na antiga escola. Confirma-se, dessa maneira, que tais atos de preconceito por diferenças - físicas, de pensamento - sempre causam transtornos, tanto individuais quanto os que afetam a toda uma comunidade.

         Deve-se ressaltar, ainda, que, embora a negligência familiar seja preponderante nessa mazela social, as escolas também possuem parcela significativa nesse processo. As faltas de punição e fiscalização de alunos hostis, muitas vezes, fomenta o recrudescimento desses atos e influencia negativamente no comportamento de outros estudantes. Além disso, o reflexo dessa omissão escolar é refletido nas vítimas, as quais se sentem isoladas e desamparadas pelo ambiente de ensino. Dessa forma, essas práticas de violência física e psicológica podem ocasionar, no futuro, em adultos violentos e, sobretudo, em cidadãos depressivos e introspectivos.

         Assevera-se, portanto, a mazela social a qual o "bullying" representa e a necessidade de neutralizá-lo. Nesse contexto, o Ministério da Educação, em parceria com o Poder Legislativo, deve elaborar lei que puna os pais como responsáveis por filhos recorrentemente hostis em âmbito escolar. Além disso, é necessário que as escolas reservem espaço particular para que as vítimas possam denunciar eventuais humilhações sem se sentirem desamparadas e inseguras, e punindo de forma severa - suspensão, atividades extracurriculares - os agressores. Dessa forma, paulatinamente o "bullying" será minorado e as escolas cumprirão seus papeis de remodeladoras sociais.

bruno89
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 8
Pontos : 16
Data de inscrição : 18/03/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: A prática de bullying nas escolas do Brasil

Mensagem por Francis Bacon em Qui Abr 06, 2017 5:52 am

*Redação com Problemas*

Possíveis causas: 

  • Envio de várias redações sem esperar a correção da primeira ou com uma correção já em andamento.
  • Gênero textual fora do padrão ENEM (dissertativo-argumentativo).
  • Repetição exagerada de erros no texto: vírgulas sem espaço, pontuação errada etc.
  • Falha na diagramação: texto digitalizado. 

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 768
Pontos : 904
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum