TEMA: Os obstáculos na doação de sangue no Brasil

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TEMA: Os obstáculos na doação de sangue no Brasil

Mensagem por v_maia em Sab Mar 25, 2017 2:56 pm

No Brasil estima-se que cerca de 1,8% da população doe sangue, segundo os dados da OMS esse índice se encontra abaixo do recomendado que estaria entre 3% a 5% dos doadores. Há quanto essa questão um grande entrave no país que se dá em grande parte pela falta de conscientização das pessoas e da adoção de parâmetros excludentes para a escolha dos doadores.

Reflexivamente os Órgãos adotam medidas cada vez mais restritivas para seleção, tais como abstinência sexual de um ano para habilitar um homossexual à função. Este tipo de conduta agrava ainda mais o problema, pois acaba reforçando o estigma social e frustrando a captação de potenciais doadores. Parâmetros são necessários para reger a triagem, porém estes não devem se basear na orientação sexual e sim na inserção do indivíduo em um fator de risco.

Constata-se também a falta de consciência por parte da população quanto à doação de sangue, isto se deve em parte pela ignorância e pela falta de empatia com o próximo. De fato, é mais frequente a transfusão por parte daqueles que já necessitaram desta para si ou para algum parente.

É indubitável a escassez nas doações de sangue pelo país, portanto para ampliar a gama de possibilidades é preciso estruturar uma progressão de ações. Inicialmente deve-se criar uma parceria entre mídia e Governo, onde através de campanhas educativas seja possível instruir e conscientizar a população quanto à causa. No que diz respeito à triagem dos candidatos, esta deve ser feita em observância aos princípios de equidade, evitando estereótipos e ampliando o processo de modo a torná-lo um gesto de altruísmo.

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Re: TEMA: Os obstáculos na doação de sangue no Brasil

Mensagem por Francis Bacon em Qui Abr 06, 2017 6:06 am

No Brasil[,] estima-se que cerca de 1,8% da população doe sangue, segundo os dados da OMS[,] esse índice se encontra abaixo do recomendado que estaria entre 3% a 5% dos doadores. Há[,] quanto a essa questão[,] um grande entrave no país[,] que se dá em grande parte pela falta de conscientização das pessoas e pela adoção de parâmetros excludentes na escolha dos doadores.

Reflexivamente[,] os Órgãos adotam medidas cada vez mais restritivas para seleção[] tal como a abstinência sexual de um ano para habilitar um homossexual à função. Este tipo de conduta agrava ainda mais[] o problema, pois acaba reforçando o estigma social e frustrando a captação de potenciais doadores. Parâmetros são necessários para reger a triagem, porém[,] estes não devem se basear na orientação sexual e sim na inserção do indivíduo em um fator de risco.

Constata-se[,] também[,] a falta de consciência por parte da população quanto à doação de sangue, isto se deve em parte pela ignorância e pela falta de empatia para com o próximo. De fato, é mais frequente a transfusão por parte daqueles que já necessitaram desta para si ou para algum parente.[A]

É indubitável a escassez nas doações de sangue pelo país[R], portanto[,] para ampliar a gama de possibilidades é preciso estruturar uma progressão de ações. Inicialmente deve-se criar uma parceria entre mídia e Governo, onde através de campanhas educativas seja possível instruir e conscientizar a população quanto à causa. No que diz respeito à triagem dos candidatos, esta deve ser feita em observância aos princípios de equidade, evitando estereótipos e ampliando o processo de modo a torná-lo um gesto de altruísmo.[A]

Nota:
I
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
II
200
Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
III
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
IV
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
V
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação abundante; argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda banana é amarela, logo todo limão também é);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado; informação incompleta (de que, quem, do que, o que, pra que/quem, qual/quais, pelo que, como???).
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta dele propriamente dita (foque no tema da proposta, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.

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