TEMA: Os desafios da saúde pública no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Os desafios da saúde pública no Brasil

Mensagem por amandaglima em Sex Mar 24, 2017 11:26 am

A saúde será desenvolvida
Corredores lotados. Insuficiência de leitos. Carência de profissionais. Esse é o atual cenário da saúde pública no Brasil. Tendo em vista o Brasil Colônia, é oportuno admitir que o sistema público de saúde passou por diversas transformações, muitas inclusive benéficas. Ainda assim, são vistas lacunas que impossibilitam o acesso à saúde, seja por falhas na gestão, seja pelo déficit de recursos e profissionais.
 É indubitável que falhas na gestão de planejamento e execução estão entre as causas do problema. O SUS, atual modelo de saúde pública no Brasil, possui como objetivo o cuidado e prevenção de doenças, entretanto, não funciona da maneira correta. O Brasil está entre os países que menos gastam com saúde, no entanto, talvez mais do que a falta de verbas, a estrutura sofre do mal generalizado de gestão inepta. O sistema conta com repasses financeiros a estados e municípios, sem nenhuma fiscalização eficiente de que a verba está sendo usada de forma correta, prova disso são os incontáveis hospitais e postos de saúde sem estruturas adequadas.
 Outrossim, o déficit de recursos e profissionais são propulsores da problemática. Segundo o sociólogo Émile Durkheim, seu conceito de organicismo sugere que uma parte doente afeta o todo. Dessa forma, é improvável que o sistema de saúde funcione de maneira correta, sem a estrutura adequada e os profissionais necessários. Evidencia-se um elevado déficit de médicos nos interiores, além da superlotação dos hospitais nas grandes cidades, somado à ausência de equipamentos necessários para realização de procedimentos.
 É válido admitir, então, que os desafios da saúde pública no Brasil estão intrínsecos à falhas na gestão e na falta de médicos e recursos. A fim de atenuar o problema, o Governo Federal deve elaborar um sistema eletrônico inteligente com intuito de possibilitar a marcação de consultas, bem como o acesso à prontuários, otimizando o tempo e garantindo um maior controle de recursos aplicados pela gestão. Logo, desenvolvendo a saúde a problemática será minimizada.

amandaglima
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 2
Pontos : 6
Data de inscrição : 23/03/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: Os desafios da saúde pública no Brasil

Mensagem por Francis Bacon em Qui Abr 06, 2017 6:06 am

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado, 
Equipe Redação Nota 1000.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum