TEMA: Como lidar com o sedentarismo infantil no Brasil?

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TEMA: Como lidar com o sedentarismo infantil no Brasil?

Mensagem por sandy eve em Qui Mar 23, 2017 8:08 pm

De herói a vilão

   
    Alimentar-se de espinafre é considerado hoje, por muitas crianças, como um pesadelo gastronômico, entretanto para aquelas que assistiram a animação infantil do marinheiro Popeye, o vegetal é considerado como fonte de força. Embora não contenha componentes mágicos, a alimentação saudável é essencial para a manutenção da saúde e boa forma. Desse modo, a falta dela é a maior causa de doenças cardiovasculares em crianças, tendo como fator de risco a obesidade.

   O acelerado ritmo de vida das populações influenciada pelo o marketing capitalista impulsiona a tendência social para o consumo de alimentos de rápido preparo. Os fast foods conquistam a parcela mais frágil da população devido ao sabor mais atrativo, e propagandas mais elaboradas em detrimento de produtos agrícolas, mesmo que seu custo à saúde seja mais elevado. Segundo Immanuel Kant , o ser humano é aquilo que a educação faz dele, sendo o exemplo a maior forma de aprendizado. A convivência dos juvenis com indivíduos adeptos a alimentação irregular, provoca uma epidemia de sobrepeso, que causará nos mesmos, problemas ainda mais graves do que simplesmente a estética, como a diabetes, hipertensão ou problemas de ordem psicológica.
 
   Outrossim, É natural que o peso dos infantes aumente de forma desproporcional a quantidade de energia gasta pelos mesmos em suas atividades. Pois com as revoluções industriais e a vinda da tecnologia, assim como o contato precoce das crianças com as mesmas, foram determinantes para o processo de substituição dos jogos lúdicos que exigiam movimento por brincadeiras sedentárias que exigiam o mínimo do corpo. Conciliar o ritmo de vida capitalista e as questões de saúde é o maior desafio de todos os desafios em relação a obesidade infantil.

   Portanto medidas são necessárias para resolver esse impasse. E o ministério da educação tem papel fundamental nesse processo, com a contratação de nutricionistas, psicólogos e educadores físicos para o acompanhamento de infantes nas escolas, garantindo não somente saúde para os alunos mais também maior rendimento educacional, que futuramente beneficiaram toda a população, como também  na criação e manutenção de projetos como a produção de hortas escolares  pelos próprios alunos. É factível para as mídias social a produção de comerciais de incentivo a boa alimentação de forma mais atrativa assim como a participação mais ativa dos pais como controladores e criadores de bons hábitos, dessa forma as crianças voltaram a ter prazer em comer vegetais e o espinafre voltará a ser o herói da história.

sandy eve
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Re: TEMA: Como lidar com o sedentarismo infantil no Brasil?

Mensagem por Francis Bacon em Qui Abr 06, 2017 6:06 am

De herói a vilão
Alimentar-se de espinafre é considerado[,] hoje, por muitas crianças, como um pesadelo gastronômico, entretanto[,] para aquelas que assistiram a animação infantil do marinheiro Popeye, o vegetal é considerado como fonte de força. Embora não contenha tais componentes mágicos, fora da ficção, a alimentação saudável é essencial para a manutenção da saúde e boa forma [E]. Desse modo, a falta dela é a maior causa de doenças cardiovasculares em crianças, tendo como fator de risco[,] a obesidade.

O acelerado ritmo de vida das populações influenciadas pelo o marketing capitalista impulsiona a tendência social para o consumo de alimentos de rápido preparo. Os fast foods conquistam a parcela mais frágil da população devido ao sabor mais atrativo[] e propagandas mais elaboradas em detrimento de produtos agrícolas, mesmo que seu custo à saúde seja mais elevado. Segundo Immanuel Kant[,] o ser humano é aquilo que a educação faz dele, sendo o exemplo a maior forma de aprendizado. A convivência dos juvenis com indivíduos adeptos à alimentação irregular[] provoca uma epidemia de sobrepeso, que causará[,] nos mesmos, problemas ainda mais graves do que simplesmente a estética[E], como a diabetes e a hipertensão ou problemas de ordem psicológica[E].

Outrossim, É natural que o peso dos infantes aumente de forma desproporcional à quantidade de energia gasta pelos mesmos em suas atividades. Pois[,] com as revoluções industriais e a vinda da tecnologia[] assim como o contato precoce das crianças com as mesmas, foram determinantes para o processo de substituição dos jogos lúdicos que exigiam movimento[,] por brincadeiras sedentárias que exigiam o mínimo do corpo. Conciliar o ritmo de vida capitalista e as questões de saúde é o maior desafio de todos os desafios[N] em relação à obesidade infantil.

Portanto[,] medidas são necessárias para resolver esse impasse. O ministério da educação tem papel fundamental nesse processo, com a contratação de nutricionistas, psicólogos e educadores físicos para o acompanhamento de infantes nas escolas, garantindo não só a saúde para os alunos mais[N] como também maior rendimento educacional, que futuramente beneficiaram toda a população, como também[?] na criação e manutenção de projetos[,] como a produção de hortas escolares pelos próprios alunos. É factível para as mídias sociais a produção de comerciais de incentivo à boa alimentação de forma mais atrativa assim como a participação mais ativa dos pais como controladores e criadores de bons hábitos, dessa forma as crianças voltaram a ter prazer em comer vegetais e o espinafre voltará a ser o herói da história.

Nota:
I
120
O participante demonstra domínio adequado da norma-padrão, apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita, ou muitos desvios leves. Assim, há certos desvios que ocorrem em várias partes do texto, revelando que um ou mais aspectos da norma-padrão ainda não foram incorporados aos seus hábitos linguísticos. Desvios mais graves, como a ausência de concordância verbal ou nominal, não impedem que a redação receba essa pontuação, desde que não configurem falta de domínio absoluto do padrão da linguagem escrita formal. Assim, o participante que realizar alguns desvios graves ou gravíssimos, ou muitos desvios leves, pode receber essa pontuação.
II
200
O participante desenvolve muito bem o tema, explorando os seus principais aspectos. A redação contém uma argumentação consistente, revelando excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. Isso significa que o texto está estruturado, por exemplo, com: uma introdução, em que a tese a ser defendida é explicitada; argumentos que comprovam a tese, distribuídos em diferentes parágrafos; um parágrafo final com a proposta de intervenção funcionando como uma conclusão. Além disso, os argumentos defendidos não ficam restritos à reprodução das ideias contidas nos textos motivadores nem a questões do senso comum.
III
200
O participante seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista. Explicita a tese, seleciona argumentos que possam comprová-la e elabora conclusão ou proposta que mantenha coerência com a opinião defendida na redação.
IV
160
O participante articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos. A redação enquadrada neste nível não poderá conter: frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico gramatical; sequência justaposta de ideias sem encaixamentos sintáticos; ausência de paragrafação; frase com apenas oração subordinada, sem oração principal. Poderá, no entanto, conter alguns desvios de menor gravidade: emprego equivocado do conector; emprego do pronome relativo sem a preposição, quando obrigatória; repetição desnecessária de palavras ou substituição inadequada sem se valer dos recursos de substituição oferecidos pela língua. Esta pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar domínio dos recursos coesivos.
V
160
O participante elabora proposta de intervenção clara, relacionada à tese e bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. São explicitados os meios para realizá-la.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha entre os parágrafos, presente nesse fórum, é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação abundante; argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda banana é amarela, logo todo limão também é);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado; informação incompleta (de que, quem, do que, o que, pra que/quem, qual/quais, pelo que, como???).
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta dele propriamente dita (foque no tema da proposta, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.

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