TEMA: O brasileiro está de fato seguro portando uma arma?

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TEMA: O brasileiro está de fato seguro portando uma arma?

Mensagem por netowow em Ter Mar 14, 2017 8:27 am

Retrocessos

                     “Mulher é vítima de estupro coletivo, onde mais de 30 homens participaram.” Segundo o Site de noticias G1, no Brasil ocorre 1 estupro a cada 11 minutos . Nem todos os casos são resolvidos. Boa parte dos agressores consegue escapar da justiça. Com isso acaba-se por criar um sentimento de impunidade, medo e descrença na justiça policial.
                      Por falta de incentivos e verba a policia não pode exercer a função em sua totalidade, criando uma deficiência no combate a violência. A população procura meios de se defender, acabam por recorrer às armas (brancas ou de fogo) ou linchamentos. Aumentado os casos de justiça com as proporias mãos, criando justiceiros e vigilantes. Fazendo isso retrocedem a sociedade à antiga Mesopotâmia onde prevalecia o Código de Hamurábi.
                      De acordo com o sociólogo Julio Jacob: “Armas não foram feitas para se defender, e sim para matar.”. Para impor soberania sobre outrem. Em um país sub-desenvolvido, emergente e que ocupa o 11º lugar o no ranking de países com mais mortes por armas de fogo (De acordo com o mapa da violência de 2012), libera-las seria o mesmo que incrementar a violência e regressão a sociedade aos tempos feudais.
                      O sentimento de impunidade é bem recorrente, porém a liberação de artifícios intensivadores à agressividade não é uma solução. Por parte do governo o aumento das verbas e incentivos a policia, junto a campanhas para o desarmamento da população. Já em âmbito escolar pode-se haver palestras voltadas aos pais e filhos mostrando os perigos e consequências de uma sociedade violenta e armada.

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Re: TEMA: O brasileiro está de fato seguro portando uma arma?

Mensagem por Francis Bacon em Ter Mar 21, 2017 9:55 pm

Retrocessos
“Mulher é vítima de estupro coletivo, onde dos quais mais de 30 homens participaram.”[A] Segundo o Site de notícias G1, no Brasil[,] ocorre 1 estupro a cada 11 minutos[.] [C] Nem todos os casos são resolvidos[?]. [C] Boa parte dos agressores consegue escapar da justiça. Com isso[,] acaba-se por criar um sentimento de impunidade, medo e descrença na justiça policial[?].
Por falta de incentivos e verba[,] a polícia não pode exercer a função em sua totalidade, criando uma deficiência no combate à violência. A população procura meios de se defender, acabam por recorrer às armas (brancas ou de fogo) ou linchamentos[,] aumentado os casos de justiça com as proporias mãos, criando justiceiros e vigilantes. Fazendo isso[,] retrocedem a sociedade à antiga Mesopotâmia onde prevalecia o Código de Hamurábi.[E]
De acordo com o sociólogo Julio Jacob: “Armas não foram feitas para se defender, e sim para matar.”. [C] Para impor soberania sobre outrem.[?] Em um país subdesenvolvido, emergente e que ocupa o 11º lugar o no ranking de países com mais mortes por armas de fogo (De acordo com o mapa da violência de 2012), liberá-las seria o mesmo que incrementar a violência e a regressão da sociedade aos tempos feudais.
O sentimento de impunidade[R] é bem recorrente, porém[,] a liberação de artifícios intensivadores à agressividade não é uma solução[F]. Por parte do governo[,] o aumento de verbas e incentivos à polícia, junto a campanhas para o desarmamento da população[E]. Já em âmbito escolar[,] pode-se haver palestras voltadas aos pais e aos filhos[,] mostrando os perigos e as consequências de uma sociedade violenta e armada.
Nota:
 
I
80
O participante demonstra domínio mediano da norma-padrão, apresentando grande quantidade de desvios gramaticais e de convenções da escrita graves ou gravíssimos, além de presença de marcas de oralidade. Assim, há certos desvios graves que ocorrem em várias partes do texto, revelando que muitos aspectos importantes da norma-padrão ainda não foram incorporados aos seus hábitos linguísticos. O participante que realizar muitos desvios graves ou gravíssimos, mas não apresentar desestruturação sintática em excesso, receberá essa pontuação.
II
160
O participante desenvolve bem o tema, mas não explora os seus aspectos principais. Desenvolve uma argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo, mas não apresenta argumentos bem desenvolvidos. Os argumentos defendidos não ficam restritos à reprodução das ideias contidas nos textos motivadores nem a questões do senso comum.
III
120
O participante apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém os organiza e relaciona de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista. As informações são aleatórias e desconectadas entre si, embora relacionadas ao tema. O texto revela pouca articulação entre os argumentos, que não são convincentes para defender a opinião do autor.
IV
100
O participante articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos. A redação enquadrada neste nível poderá conter desvios, como: frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico gramatical; sequência justaposta de ideias sem encaixamentos sintáticos; ausência de paragrafação; frase com apenas oração subordinada, sem oração principal. Poderá conter também desvios de menor gravidade: emprego equivocado do conector; emprego do pronome relativo sem a preposição, quando obrigatória; repetição desnecessária de palavras ou substituição inadequada sem se valer dos recursos de substituição oferecidos pela língua. Esta pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar pouco domínio dos recursos coesivos.
V
120
O participante elabora proposta de intervenção relacionada ao tema, mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto. Desenvolvimento mediano dos meios para realizá-la.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha entre os parágrafos, presente nesse fórum, é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
         
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); explicação carece de fonte; sequência argumentação/explicação possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda banana é amarela, logo todo limão também é);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência de períodos e seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre o tema, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história, enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação muito específica; informação incompleta (de que, quem, do que, o que, pra que/quem, qual/quais, pelo que, como???).
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta dele propriamente dita (foque no tema da proposta, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traços de informalidade: erros ortográficos; gírias; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA).

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