TEMA: Os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo

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TEMA: Os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo

Mensagem por lucaspole em Dom Mar 12, 2017 6:03 pm

O Discurso de Ódio Frente ao Direito

A Primavera Árabe foi um movimento revolucionário que conseguiu derrubar ditaduras de pelo menos 20 anos no poder. Isso aconteceu no mundo árabe em 2011 graças as redes sociais. É visível que internet possibilita a reivindicação do direito de liberdade de expressão, além da chance de questionar o limite dessa liberdade, quando é utilizada para justificar atos criminosos.

Relativo à esse espaço virtual, é recorrente o encontro de diversos discursos de ódio. Isso é resultado do anonimato natural existente na internet onde qualquer indivíduo pode explicitamente manifestar discursos criminosos. Desse modo, já é contraditório a Constituição brasileira que afirma: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”.

Outro ponto fundamental é a quebra do respeito com outros indivíduos por parte desses criminosos. No livro “O Contrato Social” do autor Jean-Jacques Rousseau afirma que “O homem nasceu livre e por toda a parte vive acorrentado”. A necessidade de “correntes” de modo análogo ao limite da liberdade de expressão é o ponto onde feri o direito constitucional de um cidadão.

De acordo com monitoramento feito pela “Comunica Que Muda” durante três meses em redes sociais. Revelou que a grande parte dos discursos de ódios são relacionados com política, cerca de 273 mil menções sendo 97% negativas. Esses dados são causados pelo momento político no Brasil, sobretudo demonstram a capacidade da população de atacar uma ideia.

Diante desse cenário, é fundamental restringir o anonimato na web, sendo papel do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações exigir ao acessar a internet um cadastro prévio com os dados de CPF e RG do cidadão. Ademais, as instituições de ensino, poderiam auxiliar não só com a questão do ensino de Direito como também a consciência de debater, isso poderia ser feito na televisão nos canais de ensino já existentes. Com essas atitudes poderia identificar mais rápido os criminosos e conscientizar a população.
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Re: TEMA: Os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo

Mensagem por Francis Bacon em Ter Mar 21, 2017 9:54 pm

O Discurso de Ódio Frente ao Direito

A Primavera Árabe foi um movimento revolucionário que conseguiu derrubar ditaduras de pelo menos 20 anos no poder. Isso aconteceu no mundo árabe em 2011 graças às redes sociais. É visível que internet possibilita a reivindicação do direito de liberdade de expressão, além da chance de questionar o limite dessa liberdade, quando é utilizada para justificar atos criminosos.

Relativo a esse espaço virtual, é recorrente o encontro de diversos discursos de ódio. Isso é resultado do anonimato natural existente na internet onde qualquer indivíduo pode explicitamente manifestar discursos criminosos. Desse modo, tal prática já é contraditória em relação à Constituição brasileira que afirma: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”.

Outro ponto fundamental é a quebra do respeito com outros indivíduos por parte desses criminosos. No livro “O Contrato Social”[,] do autor Jean-Jacques Rousseau[,] afirma que “O homem nasceu livre e por toda a parte vive acorrentado”. [C] A necessidade de “correntes” de modo análogo ao limite da liberdade de expressão é o ponto onde feri o direito constitucional de um cidadão.

De acordo com monitoramento feito pela “Comunica Que Muda”[,] durante três meses em redes sociais[,] revelou que a grande parte dos discursos de ódios são relacionados com política, cerca de 273 mil menções sendo 97% negativas. Esses dados são causados pelo momento político no Brasil, sobretudo demonstram a capacidade da população de atacar uma ideia.


Diante desse cenário, é fundamental restringir o anonimato na web, sendo papel do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações exigir[,] ao acessar a internet[,] um cadastro prévio com os dados de CPF e RG do cidadão. Ademais, as instituições de ensino[] poderiam auxiliar não só com a questão do ensino de Direito como também a consciência de debater, isso poderia ser feito na televisão nos canais de ensino já existentes. Com essas atitudes[,] poderia identificar[E] mais rápido os criminosos e conscientizar a população.

Nota:

I
160
O participante demonstra bom domínio da norma-padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita. Assim, o mesmo desvio não ocorre em várias partes do texto, o que revela que as exigências da norma-padrão foram incorporadas aos seus hábitos linguísticos e os desvios foram eventuais. Desvios mais graves, como a ausência de concordância verbal ou nominal, não impedem que a redação receba essa pontuação, desde que não se repitam regularmente no texto. Assim, o participante que realizar poucos desvios leves ou pouquíssimos desvios graves pode receber essa pontuação.
II
200
O participante desenvolve muito bem o tema, explorando os seus principais aspectos. A redação contém uma argumentação consistente, revelando excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. Isso significa que o texto está estruturado, por exemplo, com: uma introdução, em que a tese a ser defendida é explicitada; argumentos que comprovam a tese, distribuídos em diferentes parágrafos; um parágrafo final com a proposta de intervenção funcionando como uma conclusão. Além disso, os argumentos defendidos não ficam restritos à reprodução das ideias contidas nos textos motivadores nem a questões do senso comum.
III
200
O participante seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista. Explicita a tese, seleciona argumentos que possam comprová-la e elabora conclusão ou proposta que mantenha coerência com a opinião defendida na redação.
IV
180
O participante articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos. A redação enquadrada neste nível não poderá conter: frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico gramatical; sequência justaposta de ideias sem encaixamentos sintáticos; ausência de paragrafação; frase com apenas oração subordinada, sem oração principal. Poderá, no entanto, conter alguns desvios de menor gravidade: emprego equivocado do conector; emprego do pronome relativo sem a preposição, quando obrigatória; repetição desnecessária de palavras ou substituição inadequada sem se valer dos recursos de substituição oferecidos pela língua. Esta pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar domínio dos recursos coesivos.
V
200
O participante elabora proposta de intervenção clara, relacionada à tese e bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. São explicitados os meios para realizá-la.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha entre os parágrafos, presente nesse fórum, é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); explicação carece de fonte; sequência argumentação/explicação possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda banana é amarela, logo todo limão também é);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência de períodos e seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre o tema, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história, enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação muito específica; informação incompleta (de que, quem, do que, o que, pra que/quem, qual/quais, pelo que, como???).
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta dele propriamente dita (foque no tema da proposta, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traços de informalidade: erros ortográficos; gírias; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA).

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