TEMA: Os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo

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TEMA: Os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo

Mensagem por Marco Antonio em Dom Mar 05, 2017 10:41 pm

    A liberdade de expressão a qual conseguimos através do final do Regime Militar no Brasil, trouxe sérias consequências para aqueles que fizeram um mal uso dela. No entanto com esse direito também nasceu o direito de resposta, para que assim verdadeiramente tivesse efeito a nossa Constituição, pois se assim não fosse continuaríamos ainda sob o jugo.
     Nesse mundo contemporâneo que se iniciou no século XIX, nos deparamos com um fluxo de acontecimentos muito mais intenso do que em qualquer época da História, houveram várias inovações tecnológicas dentre elas: a televisão e a internet, antes do ano de 1988 tinha a censura que foi um dos elementos mas marcantes da severidade do regime autoritário que governou o país, isso acabou e passamos a ser tratados como verdadeiros cidadães, mas essa conquista, não nos da o direito de usarmos ela pra ofendermos qualquer um que seja, no dia 15/03/94 - no Jornal Nacional, a Globo teve que se retratar ao vivo perante todo país, pois o então governador do Estado Leonel Brizola, sentiu sua honra ofendida e, pior, foi apontado como alguém de mente senil, sendo que ele há época tinha 70 anos de idade e Roberto Marinho 86, foi chamado de alguém incapaz de governar o estado do Rio de Janeiro, a mesma reportagem se encontra até hoje no "youtube". No entanto, a emissora mesmo sem querer, teve que encarar seu erro e sofrer as consequências, podemos tirar daí um grande exemplo do direito de liberdade de expressão e, logo após, o direito de resposta por usar dessa liberdade de uma maneira errada, e como os meios de nos comunicarmos se tornaram mais eficientes, um maior número de pessoas passaram a ter tomar conhecimento, através da mídia, onde muitos passaram usá-la de maneira errada, para ofender os homossexuais, os Judeus, os índios, os pobres, não importa quem, devemos ser justos com o nosso próximo, em vez de apedrejarmos.
    Chegamos a conclusão, que essa liberdade a qual o país tanto lutou por ela, deve ser usada de maneira benéfica, do contrário os cidadães irão sofrer, depois de tanto sangue derramado até chegarmos a essa conquista, séria como nadarmos até a praia e depois morrermos na areia, lutar para ser vencedor e usar essa conquista de maneira errada, é como da uma morro numa ponta de uma faca, liberdade, liberdade abre as asas sobre, e não processos na justiça e retratações.

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Re: TEMA: Os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo

Mensagem por Francis Bacon em Dom Mar 05, 2017 11:08 pm

A liberdade de expressão a qual conseguimos através por meio da conquista de direitos após o final do Regime Militar no Brasil[] trouxe sérias consequências para aqueles que fizeram um mal uso dela. No entanto[,] com esse direito também nasceu o direito[R] de resposta, para que assim[,] verdadeiramente[,] tivesse efeito a nossa Constituição, pois[,] se assim não fosse[,] continuaríamos ainda[!] sob o jugo.


Nesse mundo contemporâneo que se iniciou no século XIX, nos deparamos com um fluxo de acontecimentos muito mais intensos do que em qualquer época da história, houveram[N] houve várias inovações tecnológicas dentre elas: a televisão e a internet[.] Antes do ano de 1988 tinha a censura que foi um dos elementos mais marcantes da severidade do regime autoritário que governou o país, isso acabou e passamos a ser tratados como verdadeiros cidadães, mas essa conquista[] não nos o direito de usarmos ela pra ofendermos qualquer um que seja[N], no dia 15/03/94[,] no Jornal Nacional, a Globo teve que se retratar ao vivo perante todo país, pois o então governador do Estado Leonel Brizola[] sentiu sua honra ofendida e, pior, foi apontado como alguém de mente senil, sendo que ele há época tinha 70 anos de idade e Roberto Marinho 86, foi chamado de alguém incapaz de governar o estado do Rio de Janeiro, a mesma reportagem se encontra até hoje no "youtube".[TP] No entanto, a emissora mesmo sem querer, teve que encarar seu erro e sofrer as consequências, podemos tirar daí um grande exemplo do direito de liberdade de expressão e, logo após, o direito de resposta por usar dessa liberdade de uma maneira errada, e como os meios de nos comunicarmos se tornaram mais eficientes, um maior número de pessoas passaram a ter tomar conhecimento, através da mídia, onde muitos passaram usá-la de maneira errada, para ofender os homossexuais, os Judeus, os índios, os pobres, não importa quem, devemos ser justos com o nosso próximo, em vez de apedrejarmos.[C][TP][PD]


Chegamos a conclusão[] que essa liberdade pela qual o país tanto lutou por ela[!], deve ser usada de maneira benéfica, do contrário[,] os cidadãos sofrerão[] depois de tanto sangue derramado até chegarmos a essa conquista[.] Seria como nadarmos até a praia e depois morrermos na areia[N], lutar para ser vencedor e usar essa conquista de maneira errada, é como da uma morro numa ponta de uma faca, liberdade, liberdade abre as asas sobre, e não processos na justiça e retratações.[N]

Nota:

I
40
O participante demonstra domínio insuficiente da norma-padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais e de convenções da escrita, além de presença de gírias e marcas de oralidade. Assim, há certos desvios graves que ocorrem de forma sistemática no texto, revelando que muitos aspectos importantes da norma-padrão ainda não foram incorporados aos seus hábitos linguísticos. O participante que realizar muitos desvios gravíssimos de forma sistemática, acompanhados de desestruturação sintática em excesso, receberá essa pontuação.
II
120
O participante desenvolve de forma adequada o tema, mas apresenta uma abordagem superficial, discutindo outras questões relacionadas. Desenvolve uma argumentação previsível e apresenta domínio adequado do tipo textual dissertativo-argumentativo, mas não apresenta explicitamente uma tese, detendo-se mais no caráter dissertativo do que no argumentativo. Reproduz ideias do senso comum no desenvolvimento do tema.
III
100
O participante apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém os organiza e relaciona de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista. As informações são aleatórias e desconectadas entre si, embora relacionadas ao tema. O texto revela pouca articulação entre os argumentos, que não são convincentes para defender a opinião do autor.
IV
80
O participante articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos. A redação enquadrada neste nível poderá conter desvios, como: frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico gramatical; sequência justaposta de ideias sem encaixamentos sintáticos; ausência de paragrafação; frase com apenas oração subordinada, sem oração principal. Poderá conter também desvios de menor gravidade: emprego equivocado do conector; emprego do pronome relativo sem a preposição, quando obrigatória; repetição desnecessária de palavras ou substituição inadequada sem se valer dos recursos de substituição oferecidos pela língua. Esta pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar pouco domínio dos recursos coesivos.
V
0
O participante não apresenta proposta de intervenção.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha entre os parágrafos, presente nesse fórum, é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[C]
Conectivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[R]
Repetição


[?]
Confuso
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[D]
Descritivo
[P]
Prolixade

[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; generalização, queísmo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[C] = o trecho contém problemas na sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando os períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência dos períodos e o seu significado.
[E] = expressão inusual ou carece de fonte; com sentido incompleto (de que/quem, do que, pra que/quem, qual/quais, como???) (o corretor não vai parar a correção para procurar o significado do que você quis dizer).
[F] = o trecho aborda de maneira superficial o tema sugerido (foque no tema da proposta, e não no assunto): desenvolve uma ideia não explicitada na tese; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; parágrafo em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traços de informalidade: erros ortográficos; gírias.
[D] = o trecho não contém argumentação ou tende para a descrição sobre o tema (lembre-se de que fato, quando sozinho, não sustenta argumento, é preciso explicitar como ele se desenvolve em problema).
[R] = o trecho contém termos repetidos: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA).
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo por meio de argumentos abundantes ou altamente detalhados; palavras postas em demasia.

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Re: TEMA: Os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo

Mensagem por Marco Antonio em Qua Mar 29, 2017 9:49 am

Agradeço a correção, depois de muitos anos sem estudar resolvi mudar a situação, irei mudá-la  através de muita dedicação e brevemente conseguirei uma redação nota 1000, Deus ajuda a quem se esforça e também aquele que tenta ajudar o próximo como você, que Deus lhe abençõe rica e abundantemente.

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Re: TEMA: Os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo

Mensagem por Francis Bacon em Qua Mar 29, 2017 1:13 pm

Marco Antonio escreveu:Agradeço a correção, depois de muitos anos sem estudar resolvi mudar a situação, irei mudá-la  através de muita dedicação e brevemente conseguirei uma redação nota 1000, Deus ajuda a quem se esforça e também aquele que tenta ajudar o próximo como você, que Deus lhe abençõe rica e abundantemente.

Marco, pode acreditar que estudando você vai conseguir sim. Minha primeira nota na prova de redação do ENEM foi 320, após esse resultado e depois de algumas tentativas, alcancei 960. Não desista!

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