TEMA: Considerando-se a “Carta por um mundo sem violência” :Defenda a adoção de 3 condutas de cunho pessoal que possam contribuir para a paz em sua comunidade local.

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TEMA: Considerando-se a “Carta por um mundo sem violência” :Defenda a adoção de 3 condutas de cunho pessoal que possam contribuir para a paz em sua comunidade local.

Mensagem por Lobato em Sex Mar 03, 2017 10:36 am

Título: Paz é a gente que faz.

Na atual conjuntura em que se encontra a comunidade abaetetubense é alarmante, tendo em vista o aumento exponencial da violência nessa localidade paraense. Nesse sentido, é fundamental a aplicação de medidas que combatam tal problemática.

A cidade de Abaetetuba, localizada as margens do rio Maratauíra, enfrenta um crescente índice de roubos, assassinatos e uso de drogas ilícitas. Tal fato, tem amedrontado os moradores desse município, que clamam por um ambiente de paz.

Na busca de tal paz para a comunidade, é fundamental a ação conjunta de todos. Em que se aplique condutas de educação nas escolas sobre os riscos que a droga pode provocar ao ser humano, além de políticas públicas voltadas para o aumento do quantitativo policial e estabelecimento de horários limites para circulação a noite.

Dessa forma, teremos uma comunidade de paz, bastando que as pessoas se comprometam em buscar a cultura da paz, por meio de condutas preventivas. Assim, será possível ter uma cidade livre da violência, mas repleta de paz.

Favor, corrigir de acordo com a Banca Ceps/UFPA, critérios do edital "4.7 Da Prova de Redação em Língua Portuguesa valerá 10 pontos, consistirá na elaboração de texto escrito com, no máximo, 30 linhas, em que serão avaliados: fidelidade ao tema, objetividade, coesão, coerência, progressão discursiva e aderência à norma culta."

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Re: TEMA: Considerando-se a “Carta por um mundo sem violência” :Defenda a adoção de 3 condutas de cunho pessoal que possam contribuir para a paz em sua comunidade local.

Mensagem por Francis Bacon em Qui Mar 09, 2017 8:48 pm

Paz é a gente que faz.[ponto final em título?]


Na atual conjuntura em que se encontra a comunidade abaetetubense é alarmante, tendo em vista o aumento exponencial da violência nessa localidade paraense. Nesse sentido, é fundamental a aplicação de medidas que combatam tal problemática.

A cidade de Abaetetuba, localizada as margens do rio Maratauíra, enfrenta um crescente índice de roubos, assassinatos e uso de drogas ilícitas. Tal fato, tem amedrontado os moradores desse município, que clamam por um ambiente de paz.

Na busca de tal paz para a comunidade, é fundamental a ação conjunta de todos. Em que se aplique condutas de educação nas escolas sobre os riscos que a droga pode provocar ao ser humano, além de políticas públicas voltadas para o aumento do quantitativo policial e estabelecimento de horários limites para circulação a noite.

Dessa forma, teremos uma comunidade de paz, bastando que as pessoas se comprometam em buscar a cultura da paz, por meio de condutas preventivas. Assim, será possível ter uma cidade livre da violência, mas repleta de paz.

Nota:

I
200
O participante demonstra excelente domínio da norma-padrão, não apresentando ou apresentando pouquíssimos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita. Assim, o mesmo desvio não ocorre em várias partes do texto, o que revela que as exigências da norma-padrão foram incorporadas aos seus hábitos linguísticos e os desvios foram eventuais. Desvios mais graves, como a ausência de concordância verbal, excluem a redação da pontuação mais alta.
II
80
O participante desenvolve de forma mediana o tema, apresentando tendência ao tangenciamento. Desenvolve uma argumentação previsível a partir de argumentos do senso comum, de cópias dos textos motivadores, ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo, com argumentação falha ou texto apenas dissertativo.
III
140
O participante seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, em defesa de seu ponto de vista. Explicita a tese, seleciona argumentos que possam comprová-la e elabora conclusão ou proposta que mantenha coerência com a opinião defendida na redação. Entretanto, os argumentos utilizados são previsíveis. Não há cópia de argumentos dos textos motivadores.
IV
200
O participante articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos. A redação enquadrada neste nível não poderá conter: frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico gramatical; sequência justaposta de ideias sem encaixamentos sintáticos; ausência de paragrafação; frase com apenas oração subordinada, sem oração principal. Poderá, porém, conter eventuais desvios de menor gravidade: emprego equivocado do conector; emprego do pronome relativo sem a preposição, quando obrigatória; repetição ou substituição inadequada de palavras sem se valer dos recursos oferecidos pela língua. Entretanto, o mesmo erro não poderá se repetir, uma vez que essa pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar pleno domínio dos recursos coesivos.
V
140
O participante elabora proposta de intervenção clara, relacionada à tese e bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. São explicitados os meios para realizá-la. Desenvolvimento mediano dos meios para realizá-la.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha entre os parágrafos, presente nesse fórum, é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[C]
Conectivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[R]
Repetição


[?]
Confuso
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[D]
Descritivo
[P]
Prolixidade

[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; generalização, queísmo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[C] = o trecho contém problemas na sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando os períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência dos períodos e o seu significado.
[D] = o trecho não contém argumentação ou tende para a descrição sobre o tema (lembre-se de que fato, quando sozinho, não sustenta argumento, é preciso explicitar como ele se desenvolve em problema).
[E] = expressão inusual ou carece de fonte; com sentido incompleto (de que/quem, do que, pra que/quem, qual/quais, como???) (o corretor não vai parar a correção para procurar o significado do que você quis dizer).
[F] = o trecho aborda de maneira superficial o tema sugerido (foque no tema da proposta, e não no assunto): desenvolve uma ideia não explicitada na tese; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; parágrafo em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traços de informalidade: erros ortográficos; gírias.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo por meio de argumentos abundantes ou altamente detalhados; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA).

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