TEMA: Enfrentando o drama da obesidade no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Enfrentando o drama da obesidade no Brasil

Mensagem por manuzinha em Ter Fev 21, 2017 5:34 pm

A obesidade continua sendo um problema persistente no mundo, e o Brasil está entre os países com os mais altos índices dessa séria epidemia, sendo um quinto de sua população considerada acima do peso. A doença é diagnosticada como crônica e, além de tudo, pode desencadear uma série de outras complicações, inclusive levando à morte.
Um programa da Rede Globo, Fantástico, dispõe de um quadro em que o intuito é fazer com que os participantes emagreçam e cheguem à "Medida Certa", nome do quadro, induzindo-os à prática de esportes e
à uma boa alimentação. Esse mesmo programa também estudou as possíveis causas da adiposidade e encontrou três tipos mais comuns de pessoas, rotulados pela reportagem como "Boca Nervosa", "Não Para Nunca" e "Desconta Na Comida", os quais estão relacionados primordialmente ao estresse e à ansiedade sentidos e vividos na sociedade contemporânea. Como seres praticamente ligados no automático, a maioria desses insiste em fazer tudo tão depressa, tarefas atropelando tarefas, trabalho, estudos, correrias, tudo tão aglomerado que não dão tempo ao tempo, e esquece da importância de uma alimentação equilibrada.
Entretanto, o notório aumento da venda de produtos "fitness", do inglês bom preparo físico, tem feito com que muitas pessoas se interessem por uma vida saudável e busquem resultados cada vez melhores para seus organismos, e consequente corpos. As técnicas de emagrecimento têm, outrossim, crescido bastante, dentre elas: o uso dos famosos "shakes", que são suplementos vitamínicos que substituem as refeições e são muito mais nutritivos que essas; a recente descoberta do uso de um verme, Caenorhabditis elegans, que, ao serem ingeridos com alimentos, aumentam a saciedade; ou as simples e tradicionais dietas associadas à frequente prática de esportes.
O Ministério da Saúde com o apoio da Organização Pan-americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) criou o "Guia Alimentar para a população brasileira", algo extremamente essencial, que tem por objetivo melhorar a vida dos brasileiros, e merece relevante destaque. Esse guia, de venda proibida e distribuição gratuita, ainda é pouco conhecido e necessita ser disseminado para todo o país, através dos centros comerciais, de empresas em geral e dos estabelecimentos gastronômicos principalmente. Do mesmo modo, os indivíduos têm de se conscientizarem que a mudança é fundamental e começa dentro de cada um.

manuzinha
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 2
Pontos : 6
Data de inscrição : 16/02/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: Enfrentando o drama da obesidade no Brasil

Mensagem por Francis Bacon em Sex Fev 24, 2017 6:21 pm

A obesidade continua sendo um problema persistente no mundo, e o Brasil está entre os países com os mais altos índices dessa séria epidemia, sendo um quinto de sua população considerada acima do peso. A doença é diagnosticada como crônica e, além de tudo, pode desencadear uma série de outras complicações, inclusive levando à morte.
Um programa da Rede Globo, Fantástico, dispõe de um quadro em que o intuito é fazer com que os participantes emagreçam e cheguem à "Medida Certa", nome do quadro, induzindo-os à prática de esportes e à uma boa alimentação.[F] Cadê a tese?

Esse mesmo programa também estudou as possíveis causas da adiposidade e encontrou três tipos mais comuns de pessoas, rotulados pela reportagem como "Boca Nervosa", "Não Para Nunca" e "Desconta Na Comida", os quais estão relacionados primordialmente ao estresse e à ansiedade sentidos e vividos na sociedade contemporânea. Como seres praticamente ligados no automático, a maioria desses insiste em fazer tudo tão depressa, tarefas atropelando tarefas, trabalho, estudos, correrias, tudo tão aglomerado que não dão tempo ao tempo, e esquece da importância de uma alimentação equilibrada.[PD]

Entretanto, o notório aumento da venda de produtos "fitness", do inglês bom preparo físico, tem feito com que muitas pessoas se interessem por uma vida saudável e busquem resultados cada vez melhores para seus organismos[]e[,] consequente[,] corpos[E][?]. As técnicas de emagrecimento têm, outrossim, crescido bastante, dentre elas: o uso dos famosos "shakes", que são suplementos vitamínicos que substituem as refeições e são muito mais nutritivos que essas; a recente descoberta do uso de um verme, Caenorhabditis elegans, que[] ao serem ingeridos com alimentos, aumentam a saciedade; ou as simples e tradicionais dietas associadas à frequente prática de esportes.[PD]

[C][,] o Ministério da Saúde com o apoio da Organização Pan-americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) criou o "Guia Alimentar para a população brasileira", algo extremamente essencial, que tem por objetivo melhorar a vida dos brasileiros, e merece relevante destaque. Esse guia, de venda proibida e distribuição gratuita, ainda é pouco conhecido e necessita de ser disseminado para todo o país[] por meio dos centros comerciais, de empresas em geral e dos estabelecimentos gastronômicos[,] principalmente. Do mesmo modo[C], os indivíduos têm de se conscientizarem que a mudança é fundamental e começa dentro de cada um.

Nota: 
I
120
O participante demonstra domínio adequado da norma-padrão, apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita, ou muitos desvios leves. Assim, há certos desvios que ocorrem em várias partes do texto, revelando que um ou mais aspectos da norma-padrão ainda não foram incorporados aos seus hábitos linguísticos. Desvios mais graves, como a ausência de concordância verbal ou nominal, não impedem que a redação receba essa pontuação, desde que não configurem falta de domínio absoluto do padrão da linguagem escrita formal. Assim, o participante que realizar alguns desvios graves ou gravíssimos, ou muitos desvios leves, pode receber essa pontuação.
II
80
O participante desenvolve de forma mediana o tema, apresentando tendência ao tangenciamento. Desenvolve uma argumentação previsível a partir de argumentos do senso comum, de cópias dos textos motivadores, ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo, com argumentação falha ou texto apenas dissertativo.
III
120
O participante apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém os organiza e relaciona de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista. As informações são aleatórias e desconectadas entre si, embora relacionadas ao tema. O texto revela pouca articulação entre os argumentos, que não são convincentes para defender a opinião do autor.
IV
120
O participante articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos. A redação enquadrada neste nível poderá conter eventuais desvios, como: frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico gramatical; sequência justaposta de ideias sem encaixamentos sintáticos; ausência de paragrafação; frase com apenas oração subordinada, sem oração principal. Poderá conter ainda desvios de menor gravidade: emprego equivocado do conector; emprego do pronome relativo sem a preposição, quando obrigatória; repetição desnecessária de palavras ou substituição inadequada sem se valer dos recursos de substituição oferecidos pela língua. Esta pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar domínio regular dos recursos coesivos.
V
80
O participante elabora proposta de intervenção relacionada ao tema de forma precária, não articulada com a discussão desenvolvida no texto, ou com desenvolvimento precário dos meios para realizá-la.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha entre os parágrafos, presente nesse fórum, é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:         
[!]
Evite
[C]
Conectivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[R]
Repetição


[?]
Confuso
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[PD]
Parágrafo Descritivo
[TP]
Trecho Prolixo

[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; generalização.
[?] = trecho com problemas de interpretação: ambígua, ou de difícil entendimento, ou com ausência de sentido lógico (releia). (COERÊNCIA)
[C] = ausência de conectivo ou uso incorreto do elemento coesivo em relação à sequência justaposta entre as frases e o seu significado. (COESÃO)
[E] = expressão inusual ou carece de fonte; com sentido incompleto (de que/quem, do que, pra que/quem, qual/quais, como???) (o corretor não vai parar a correção para procurar o significado do que você quis dizer).
[F] = o trecho aborda de maneira superficial o tema sugerido (foque no tema da proposta, e não no assunto); aborda uma ideia que não esteja explicitada na tese; proposta de intervenção solucionando problema que não foi desenvolvido ao longo do texto.
[G] = texto com falhas no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; parágrafo em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbo não pertencente ao imperativo afirmativo.
[N] = expressão ou palavra contém traços de informalidade.
[PD] = o parágrafo não contém argumentação ou tende para a descrição sobre o tema (lembre-se de que fato sozinho não sustenta argumento, é preciso explicitar como ele se desenvolve em problema).
[R] = palavra repetida (COESÃO); trecho com ideia repetida (COERÊNCIA).
[TP] = trecho informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo por meio de argumentos abundantes ou palavras postas em demasia.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum