TEMA: Os riscos da crise de falta de representatividade no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Os riscos da crise de falta de representatividade no Brasil

Mensagem por JuscelinoJr em Seg Fev 13, 2017 3:45 pm

No século XX, o Brasil foi tomado por políticas autoritários. Por isso, a democracia ainda é afetada e se encontra em processo de construção na sociedade brasileira. Em função disso, é evidente a presença de um número exagerado de partidor, além do pensamento individualista do cidadão.

É fato que o Brasil permite a criação de muitos partidos, o que pode ser considerado como resulta do estudo democrático. Porém, quanto maior a divisão, aumenta o deslocamento de ideias. Como consequência, a variedade de saberes se torna banalizada, e o brasileiro não sabe a quem seguir. É preciso controlar esse fluxo ideológico.

Ademais, a visão individualista do ser humano também é uma causa dessa crise. Como ilustrado no filme Matrix, o ser humano se afeta quando limita seu aprendizado. Os avanços tecnológicos da comunicação permitem um acesso rápido e objetivo à informação. Com isso, o homem se limita ao próprio conhecimento.

Tendo em vista os fatores apresentados, é necessária a movimentação governamental. Começando com o desenvolvimento de um sistema que limite o número de partidos por ideologia e torne ativa a participação social nesse contexto, além da criação de uma disciplina específica no ensino básico que, associada com as de ensino social, aborde a política atual vivida pela nação. Assim, o Estado orienta melhor os eleitores e abrange as opções de representatividade.

JuscelinoJr
Aprendiz
Aprendiz

Pontos : 8

Re: TEMA: Os riscos da crise de falta de representatividade no Brasil

Mensagem por Francis Bacon em Seg Fev 13, 2017 4:11 pm

No século XX, o Brasil foi tomado por políticas autoritários. Por isso, a democracia ainda é afetada e se encontra em processo de construção na sociedade brasileira. Em função disso, é evidente a presença de um número exagerado[?] de partidos, além do pensamento individualista do cidadão.

É fato que o Brasil[R] permite a criação de muitos partidos[R], o que pode ser considerado como resulta do estado democrático. Porém, quanto maior a divisão, aumenta o deslocamento de ideias. Como consequência, a variedade de saberes se torna banalizada, e o brasileiro não sabe a quem seguir. É preciso controlar esse fluxo ideológico.[democracia controlando o fluxo ideológico???][Esse parágrafo poderia zerar a sua redação;]

Ademais, a visão individualista do ser humano também é uma causa dessa crise. Como ilustrado no filme Matrix, o ser humano se afeta quando limita seu aprendizado. Os avanços tecnológicos da comunicação permitem um acesso rápido e objetivo à informação. Com isso, o homem se limita ao próprio conhecimento.[?][F]

Tendo em vista os fatores apresentados, é necessária a movimentação governamental[,] começando com o desenvolvimento de um sistema que limite o número de partidos por ideologia e torne ativa a participação social nesse contexto[E], além da criação de uma disciplina específica no ensino básico que, associada com as de ensino social, aborde a política atual vivida pela nação[F]. Assim, o Estado orienta melhor os eleitores e abrange as opções de representatividade.

Nota:
I
160
O participante demonstra bom domínio da norma-padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita. Assim, o mesmo desvio não ocorre em várias partes do texto, o que revela que as exigências da norma-padrão foram incorporadas aos seus hábitos linguísticos e os desvios foram eventuais. Desvios mais graves, como a ausência de concordância verbal ou nominal, não impedem que a redação receba essa pontuação, desde que não se repitam regularmente no texto. Assim, o participante que realizar poucos desvios leves ou pouquíssimos desvios graves pode receber essa pontuação.
II
120
O participante desenvolve de forma adequada o tema, mas apresenta uma abordagem superficial, discutindo outras questões relacionadas. Desenvolve uma argumentação previsível e apresenta domínio adequado do tipo textual dissertativo-argumentativo, mas não apresenta explicitamente uma tese, detendo-se mais no caráter dissertativo do que no argumentativo. Reproduz ideias do senso comum no desenvolvimento do tema.
III
100
O participante apresenta informações, fatos e opiniões pouco articulados ou contraditórios, embora pertinentes ao tema proposto. O texto que se limitar a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação, em defesa de um ponto de vista, também receberá essa pontuação.
IV
160
O participante articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos. A redação enquadrada neste nível poderá conter eventuais desvios, como: frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico gramatical; sequência justaposta de ideias sem encaixamentos sintáticos; ausência de paragrafação; frase com apenas oração subordinada, sem oração principal. Poderá conter ainda desvios de menor gravidade: emprego equivocado do conector; emprego do pronome relativo sem a preposição, quando obrigatória; repetição desnecessária de palavras ou substituição inadequada sem se valer dos recursos de substituição oferecidos pela língua. Esta pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar domínio regular dos recursos coesivos.
V
80
O participante elabora proposta de intervenção relacionada ao tema de forma precária, não articulada com a discussão desenvolvida no texto, ou com desenvolvimento precário dos meios para realizá-la.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha entre os parágrafos, presente nesse fórum, é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[C]
Conectivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[R]
Repetição

[?]
Confuso
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[PD]
Parágrafo Descritivo
[TP]
Trecho Prolixo

[!] = expressão não indicada: clichê; cacofonia; pleonasmo; redundância.
[?] = trecho com possível interpretação ambígua, ou de difícil entendimento, ou com ausência de sentido lógico (releia). (COERÊNCIA)
[C] = ausência de conectivo ou uso incorreto do elemento coesivo em relação à sequência justaposta entre as frases e o seu significado. (COESÃO)
[E] = palavra/expressão inusual; com sentido incompleto (de que/quem, do que, pra que/quem???) (o corretor não vai parar a correção para procurar o significado do que você quis dizer).
[F] = o trecho aborda de maneira superficial o tema sugerido (foque no tema da proposta, e não no assunto); aborda uma ideia que não esteja explicitada na tese; proposta de intervenção solucionando o que não foi desenvolvido como problema no texto.
[G] = texto com falhas no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; parágrafo em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa.
[N] = expressão ou palavra contém traços de informalidade.
[PD] = o parágrafo não contém argumentação ou tende para a descrição sobre o tema (lembre-se de que fato sozinho não sustenta argumento, é preciso explicitar como ele se desenvolve em problema).
[R] = palavra repetida (COESÃO); ideia repetida (COERÊNCIA).
[TP] = palavra ou trecho com possível informação desnecessária ou prolongamento irrelevante de seu conteúdo por meio de argumentos abundantes ou palavras postas em demasia.

Corretor

Pontos : 978

Mensagem por JuscelinoJr em Ter Fev 14, 2017 1:40 pm

Já respondi Smile

JuscelinoJr
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por JuscelinoJr em Qui Fev 16, 2017 2:17 pm

Obrigado pela correção, essa redação eu realmente mandei mto mal... vou seguir todas as recomendações, seu trabalho é de mta ajuda, assim que eu estiver com condições, vou tentar apoiar o projeto.

Edit: Só uma pergunta, eu citei o filme Matrix na redação, vc acha que isso foi inapropriado? Eu tenho o hábito procurar referências de cultura pop por ser o que eu acompanho.

JuscelinoJr
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por Francis Bacon em Qui Fev 16, 2017 2:27 pm

JuscelinoJr escreveu:Obrigado pela correção, essa redação eu realmente mandei mto mal... vou seguir todas as recomendações, seu trabalho é de mta ajuda, assim que eu estiver com condições, vou tentar apoiar o projeto.

Edit: Só uma pergunta, eu citei o filme Matrix na redação, vc acha que isso foi inapropriado? Eu tenho o hábito procurar referências de cultura pop por ser o que eu acompanho.

Nem um pouco inapropriado, muito pelo contrário, isso é ótimo pra configurar autoria, conhecimento sobre o assunto e capacidade de contextualizar a ideia.

Corretor

Pontos : 978

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: