TEMA : Intolerância religiosa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA : Intolerância religiosa

Mensagem por Thaíse Fernandes em Seg Out 24, 2016 8:40 am

Titulo: O Deus do ódio, da morte e da guerra!
       
Segundo o artigo 18 da Declaração Universal de Direitos Humanos, todo ser humano tem direito a liberdade de pensamento, consciência e religião. Todavia, esses direitos são constantemente desrespeitados e consequentemente o fanatismo religioso e o preconceito motivam os crimes de ódio pelo mundo.
        Em nome de Deus se mata, em nome de Deus se pronuncia a guerra. É seguindo essa ideologia, que terroristas atacaram a revista Charlie Hebdo em Paris e mataram 12 inocentes. O motivo foi à publicação de uma charge fazendo piada ao profeta Maomé, considerado mensageiro de Deus pelo islamismo. Em uma tentativa de impor sua consciência e crença, os doentes religiosos corroboram os valores naturais do ser humano e agridem o próximo.
        No Brasil é possível citar como exemplo de intolerância religiosa, o preconceito a religiões de origem africana como Umbanda e Candomblé. No ano passado, no Rio de janeiro, uma menina de 11 anos, ao sair de um centro espiritualístico de Candomblé, teve sua cabeça acertada por uma pedra e sofreu diversos xingamentos por um grupo de evangélicos. A falta de respeito mínimo a diversidade do próximo são fatores que criam e fortalecem as situações de caos e violência. Além disso, o país ainda é fortemente ligado a costumes da igreja católica e coloca como disciplina nas escolas o ensino religioso, que nada faz referência a outros tipos de crença, colaborando para não aceitação de outras religiões pelas crianças.
        Contudo, é necessário que haja toda uma mudança de mentalidade desses indivíduos que vêm à religião como forma de domínio. Aperfeiçoar a tolerância às diferenças é indispensável no regime democrático. Cabe a Coordenadoria de direitos humanos buscar combater tais atos de intolerância, seja municiando, seja por meio de campanhas e políticas educativas. No Brasil deveria ser feito uma mudança nos currículos escolares e ser substituída a disciplina de ensino religioso, por outras que abrangesse valores éticos e culturais. Dessa forma, seria possível ensinar as crianças e formar adultos que saibam respeitar os direitos fundamentais das pessoas independente de sua crença e religião.

Thaíse Fernandes
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 6
Pontos : 12
Data de inscrição : 24/09/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA : Intolerância religiosa

Mensagem por Francis Bacon em Dom Fev 05, 2017 4:04 pm

*Redação em processo de correção*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado, 
Equipe Redação Nota 1000

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 768
Pontos : 904
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum