TEMA: O conceito de familia no século XXI

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: O conceito de familia no século XXI

Mensagem por Markvader em Dom Out 23, 2016 7:12 pm

. O conceito de família sofre muitas mudanças desde o inicio da humanidade. Conforme a evolução da sociedade, essa ideia também foi alterando-se. Dessa maneira, o que consideramos hoje como família tradicional é, na verdade, uma organização muito recente.
. É importante notar, de inicio, que existiram uniões assim na antiguidade. No entanto, na europa, a fixação do modelo hoje conhecido como família nuclear ocorreu apenas no século XVIII. Sendo assim, se considerarmos o tempo da existência da humanidade, que data de 200 mil anos atrás, uma organização de 300 anos é extremamente nova. Na maior parte do tempo de existência dos homo sapiens, havia a convivência em grupo. Logo, se importavam muito mais com a sobrevivência geral, do que em separar-se em agrupamentos de pais, mães e filhos.
. Nesse sentido, no Brasil, muito influenciado pelos moldes europeus desde a colonização por Portugal, podemos acompanhar a mudança dos conceitos através das próprias leis. Segundo a constituição de 1988, família é todo e qualquer agrupamento que seus membros se enxerguem como familiares. Ideia essa, bem diferente da de 1916, em que limitava-se essa classificação à uniões no matrimonio. Além disso, as uniões atuais são diferentes das de idade media ou moderna, onde os casamentos aconteciam por interesses, para fortalecer dinastias e deixar herdeiros importantes. Hoje em dia, acontece mais por afetos, como já classificou a lei Maria da Penha, em 2006, que define família como '' todo e qualquer agrupamento que seus membros vivem algum vinculo afetivo''. Sendo assim, não há sentido só enquadrar heterossexuais nessa classificação. Outrossim, o IBGE no censo de 2010, mostrou que mais da metade dos brasileiros são criados fora do padrão tradicional. Revelando assim, não ser mais a base de criação.
. Diante do conteúdo exposto, podemos perceber que a ideia do que é família sofre transformações conforme o tempo. Dessa maneira, enxerga-se que novas instituições familiares não são menos validas que as antigas. Portanto, para que novas tipos de uniões sejam aceitas pela sociedade, são essenciais campanhas com incentivo governamental. Ademais, pesquisas que envolvam as novas famílias e comprovem suas eficácia e validez devem ser divulgadas nos veículos de comunicação. Por fim, a grande mídia pode atuar na produção de obras fictícias sobre o tema, para divulgar mais a ideia.

Markvader
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 21/10/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: O conceito de familia no século XXI

Mensagem por Francis Bacon em Dom Fev 05, 2017 4:04 pm

*Redação em processo de correção*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado, 
Equipe Redação Nota 1000

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 768
Pontos : 904
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum