TEMA: Mobilidade Urbana no Brasil contemporâneo.

Ir em baixo

TEMA: Mobilidade Urbana no Brasil contemporâneo.

Mensagem por raquelnovaes_ em Sex Out 14, 2016 10:11 pm

  Na segunda metade do século XX o Brasil vivenciou um acentuado processo de industrialização, e, por conseguinte, urbanização. Com o crescimento exponencial do setor automobilístico e a falta de estrutura espacial das cidades houve o desencadeamento de problemas associados ao deslocamento urbano. Nesta perspectiva, a necessidade de um replanejamento da mobilidade urbana tornou-se imprescindível, uma vez que o mesmo está diretamente relacionado à qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental.
 
  Buscando sanar esta problemática, foi proposto pelo governo a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que entrou em vigor no ano de 2012. De acordo com esta lei, os municípios com população superior a 20 mil habitantes deveriam enviar para o Ministério das Cidades um projeto acerca de como melhorar o deslocamento urbano. Com o fim do período adaptativo, em 2015, teve-se, entretanto, que as maiorias das cidades participantes não cumpriram o proposto. Questões como o alto investimento relacionado ao projeto, assim como a falta de preparo dos gestores públicos para viabilizar soluções culminaram na necessidade de prorrogação da lei.
 
   O exorbitante número de automóveis, principalmente nas grandes metrópoles, é considerado um dos problemas base de falta de mobilidade urbana. Os congestionamentos “quilométricos” não apenas repercutem o cotidiano estressante de muito brasileiros, mas também, trazem reflexões acerca de problemas relacionados a doenças respiratórias e questões ambientais, como o agravamento do efeito estufa. Portanto, trata-se de uma questão que perpassa o valor sócio espacial, atingindo diretamente o bem estar dos indivíduos na sociedade.  
 
   Desse modo, cabe ao Ministério das Cidades garantir auxilio financeiro as cidades participantes da lei em questão, a fim de evitar que obras não sejam concluídas, além de criar mecanismos de integração entre os municípios visando reproduzir os programas implantados que obtiveram sucesso em outros centros de porte semelhante. Dos governos municipais espera-se a ampliação e reestruturação das redes de transporte coletivo, e ainda, o incentivo a utilização de bicicletas, através da construção de mais ciclovias. Por fim, é fundamental que a sociedade civil se conscientize que a mudança de hábito é necessária, e fundamental para sanar a falta de mobilidade urbana.

raquelnovaes_
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 14/10/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: Mobilidade Urbana no Brasil contemporâneo.

Mensagem por Francis Bacon em Dom Fev 05, 2017 3:58 pm

*Redação em processo de correção*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum