TEMA: a prática de bullying nas escolas do Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: a prática de bullying nas escolas do Brasil

Mensagem por kethelenkulmann em Ter Out 11, 2016 5:01 pm

Xingamentos. Humilhações. Agressões. São palavras bastante dolorosas e presentes no cotidiano de crianças e adolescentes que sofrem com o bullying. Sabendo que o problema se dá, em maior número, nas escolas, que medidas são necessárias para para amenizá-lo ou, talvez, erradicá-lo?

Afinal, o que é bullying? Segundo a Lei de Combate ao Bullying, sancionada nesse ano, é todo ato de violência física ou psicológica cometido, repetidamente e sem motivação aparente, contra uma ou mais pessoas com a intenção de intimidá-la e demonstrar poder. Para isso, são usados vários recursos agressivos, como, por exemplo: exclusão, ridicularização, intimidação, perseguição e agressão.

É sabido que a escola, para grande parte das pessoas serve como primeiro espaço de socialização, assim como ela também oferece o primeiro contato com a diversidade. Ao ingressar na instituição, o indivíduo sai da sua estrutura familiar e passa a conhecer as divergências da sociedade. As diferenças encontradas podem ser pequenas, como cores e texturas de cabelo ou até mesmo preferências musicais e literárias, mas também podem ser maiores, por exemplo: cor da pele, biotipo corporal, orientação sexual, deficiências e classe social. Logo, do conflito dessas diferenças e da falta de discernimento para lidar com elas, surge o bullying.

Dessa forma, é perceptível que são necessárias medidas para resolver esse impasse. Felizmente, a luta de combate ao bullying agora é constitucional, o que facilita o processo de erradicação do problema. Os estados e municípios devem fornecer capacitação para docentes e toda equipe pedagógica para que seja possível realizar discussões, prevenções e orientações acerca do tema. Assim como, também deve oferecer assistência psicológica para vítimas e agressores. Às escolas cabe o papel de integrar as famílias para que seja possível realizar palestras e orientações. Isso, em conjunto com campanhas de conscientização para alertar sobre as graves consequências e marcas que deixa o bullying é que fará com que o transtorno seja reduzido.

kethelenkulmann
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 3
Pontos : 11
Data de inscrição : 05/10/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: a prática de bullying nas escolas do Brasil

Mensagem por Francis Bacon em Qui Out 13, 2016 10:37 pm

*Redação com Problemas*

Possíveis causas: 

  • Envio de várias redações sem esperar a correção da primeira (ou com uma correção já em andamento)
  • Gêneros textuais fora do padrão ENEM (dissertativo-argumentativo)
  • Repetição exagerada de erros no texto (vírgulas sem espaço, pontuação errada e etc.)
  • Falha na diagramação

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 701
Pontos : 837
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum