TEMA:A intolerância religiosa em discussão no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA:A intolerância religiosa em discussão no Brasil

Mensagem por Maria Luiza em Ter Out 11, 2016 9:46 am

A intolerância religiosa não é um problema atual. Durante a Segunda Guerra Mundial milhões de judeus foram mortos, pelos nazistas, marcando um dos maiores genocídios da história. Infelizmente, no Brasil, um país amplamente miscigenado, produto do caldeamento entre brancos europeus, índios e negros africanos, preconceitos históricos estão enraizados com a questão religiosa.
         É cada vez mais comum em noticiários reportagens relatando comportamentos hostis decorrentes da intolerância religiosa. Apesar de o Brasil ser um estado laico e a liberdade de expressão ser garantida pela Constituição Federal, pessoas embasadas pelo pensamento de superioridade de determinada religião tentam impor suas ideologias a outras. Dessa forma, tornaram-se frequentes os casos tanto de violência física quanto verbal, em todo o território nacional. Prova disso foi o caso da garota apedrejada ao sair de um terreiro de candomblé, no Rio de Janeiro, por um grupo de fanáticos religiosos.
          Além disso, o uso de frases como ''chuta que é macumba'' é recorrente no cotidiano dos brasileiros, preconceitos fruto da ignorância, principalmente a respeito das religiões de matriz africana. Com o intuito de combater e criminalizar essas ações de desrespeito fez-se necessária a criação de uma lei que busca proteger a realização de cultos religiosos. Ademais, estipulou-se dia 21 de janeiro como o ''Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa'' como forma de conscientização, pois todas as pessoas merecem proteção e respeito independente de sua crença.
          Portanto,para que o direito à liberdade de expressão seja garantido, medidas são necessárias. A mídia deve cumprir sua função social, desmistificando as questões religiosas e enaltecendo a pluralidade cultural brasileira através de propagandas com o objetivo de tornar a sociedade mais consciente. Segundo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Sendo assim, o Ministério da Educação (MEC) deve incluir nas escolas uma disciplina que conte a história das religiões, no que cada uma delas acredita e de onde vêm, a fim de desconstruir os estereótipos. Ademais, O Ministério da Justiça deve criar uma ouvidoria pública online que receba denúncias de crimes de motivação religiosa e investigue-as preservando os direitos fundamentais dos cidadãos.

Maria Luiza
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 11/10/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA:A intolerância religiosa em discussão no Brasil

Mensagem por Francis Bacon em Qui Out 13, 2016 10:37 pm

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado, 
Equipe Redação Nota 1000

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 701
Pontos : 837
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum