TEMA: Mobilidade Urbana no século XXI – O ir e vir em questão na sociedade brasileira

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TEMA: Mobilidade Urbana no século XXI – O ir e vir em questão na sociedade brasileira

Mensagem por Jessicraimundo em Ter Set 20, 2016 11:29 pm

Redução da Tarifa

 Atualmente, vivemos um grande transtorno na mobilidade do nosso país, devido ao constante crescimento de metrópoles nas cidades urbanas, e também ao excesso de veículos em nossas vias.
 Dessa maneira, a construção civil vem crescendo cada vez mais nas cidades grandes, aumentando drasticamente o número populacional. Dessa forma, o mal planejamento das rodovias e o aumento populacional dificultam o trânsito, ocorrendo enormes engarrafamentos, causando estresse, acidentes e poluição.
 Além disso, o fácil acesso a compra de um automóvel, faz com que a maior parte dos indivíduos adquiram um carro ou moto, dispensando o uso dos transportes públicos, que nos dias atuais está ineficiente com sua baixa qualidade e o aumento gradual da tarifa.
 Portanto para resolver o problema da mobilidade urbana no Brasil, é preciso que tenham mudanças no transporte público, que haja melhoras e redução da tarifa. Além disso, a construção de linhas de metrô e ciclovia como outros meios de locomoção, é fundamental para a melhora do trânsito. Por fim, a conscientização a dar carona solidária a um colega ou vizinho  tem uma grande importância, pois precisamos mudar a maneira que os brasileiros pensam em relação aos meios de transporte. Somente assim o Brasil terá verdadeiras mudanças.

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Re: TEMA: Mobilidade Urbana no século XXI – O ir e vir em questão na sociedade brasileira

Mensagem por Francis Bacon em Sex Set 23, 2016 11:02 am

Redução da Tarifa

Atualmente[!], vivemos um grande transtorno na mobilidade[qual?] do nosso país, devido ao constante crescimento de metrópoles nas cidades urbanas[?], e também ao excesso de veículos em nossas vias[G].


Dessa maneira[C], a construção civil vem crescendo cada vez mais nas cidades[RP] grandes, aumentando drasticamente o número populacional. Dessa forma[C], o mal planejamento das rodovias e o aumento populacional dificultam o trânsito[.][C][,] ocorrendo enormes engarrafamentos, causando estresse, acidentes e poluição.


Além disso, o fácil acesso a compra de um[N] automóvel, faz com que a maior parte dos indivíduos adquiram um[N] carro ou moto, dispensando o uso dos transportes públicos, que nos dias atuais está ineficiente com sua baixa qualidade e o aumento gradual da tarifa.[?]
[PD]um não é causado pelo outro diretamente. E ambos não abordam a mobilidade urbana, mas sim sobre a venda de carros


Portanto[,] para resolver o problema da mobilidade urbana[RP] no Brasil, é preciso que tenha mudanças no transporte público[RP], e que haja melhoras e redução da tarifa. Além disso, a construção de linhas de metrô e ciclovia como outros meios de locomoção[] é fundamental para a melhora do trânsito. Por fim, a conscientização a dar[N] carona solidária a um colega ou vizinho tem uma grande importância, pois precisamos[G] mudar a maneira que os brasileiros pensam em relação aos meios de transporte. Somente assim o Brasil[RP] terá verdadeiras mudanças.

Nota:
I
80
O participante demonstra domínio mediano da norma-padrão, apresentando grande quantidade de desvios gramaticais e de convenções da escrita graves ou gravíssimos, além de presença de marcas de oralidade. Assim, há certos desvios graves que ocorrem em várias partes do texto, revelando que muitos aspectos importantes da norma-padrão ainda não foram incorporados aos seus hábitos linguísticos. O participante que realizar muitos desvios graves ou gravíssimos, mas não apresentar desestruturação sintática em excesso, receberá essa pontuação.
II
80
O participante desenvolve de forma mediana o tema, apresentando tendência ao tangenciamento. Desenvolve uma argumentação previsível a partir de argumentos do senso comum, de cópias dos textos motivadores, ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo, com argumentação falha ou texto apenas dissertativo.
III
120
O participante apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém os organiza e relaciona de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista. As informações são aleatórias e desconectadas entre si, embora relacionadas ao tema. O texto revela pouca articulação entre os argumentos, que não são convincentes para defender a opinião do autor.
IV
80
O participante articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos. A redação enquadrada neste nível poderá conter desvios, como: frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico gramatical; sequência justaposta de ideias sem encaixamentos sintáticos; ausência de paragrafação; frase com apenas oração subordinada, sem oração principal. Poderá conter também desvios de menor gravidade: emprego equivocado do conector; emprego do pronome relativo sem a preposição, quando obrigatória; repetição desnecessária de palavras ou substituição inadequada sem se valer dos recursos de substituição oferecidos pela língua. Esta pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar pouco domínio dos recursos coesivos.
V
120
O participante elabora proposta de intervenção relacionada ao tema, mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto. Desenvolvimento mediano dos meios para realizá-la.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha entre os parágrafos, presente nesse fórum, é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento no início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[C]
Conectivo
[F]
Fuga Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[RI]
Repetição Ideia
[TP]
Trecho Prolixo
[?]
Confuso
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[PD]
Parágrafo Descritivo
[RP]
Repetição Palavra

[C] = ausência de conectivo ou uso incorreto do elemento coesivo em relação ao significado da junção das frases.
[F] = o trecho aborda outro assunto fora do tema sugerido ou que não esteja explicitado na tese.
[G] = verbos em 1ª ou 2ª pessoa | parágrafos em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.) | texto com falhas no gênero dissertativo-argumentativo
[N] = expressão ou palavra contém traços de informalidade
[PD] = o parágrafo não contém argumentação ou tende para a descrição sobre o tema (lembre-se de que fatos, sozinhos, não sustentam argumentos, é preciso explicitar como ele se desenvolve em problema).




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