TEMA: "Escola Sem Partido" e os rumos da educação no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: "Escola Sem Partido" e os rumos da educação no Brasil

Mensagem por Amys em Qui Set 01, 2016 2:59 pm

A censura do ensino

Há quem diga que as escolas, atualmente no Brasil, estão sendo utilizadas para doutrinação política, favorecendo uma visão de mundo formulada pela chamada esquerda. Para coibir essa suposta doutrinação em sala de aula existe um projeto de lei que inclui entre as bases da educação nacional o programa Escolas sem partido, que impede o posicionamento político dos professores em aula. Os defensores dessa proposta esquecem-se que nada na sociedade é isento de ideologia e que a proposta é carregada de autoritarismo, princípio que não deve existir em um regime democrático.

De acordo com Miguel Nagib, membro do projeto, o professor não pode ter liberdade de expressão e deve apenas transmitir o conteúdo de forma neutra, pois somente os pais tem o direito de educar os filhos. Pode-se observar desta forma, que o projeto é inconstitucional, ao censurar a liberdade de expressão, e que é em si ideológico, vinculada ao pensamento conservador e de direita, que quer impedir que temas como igualdade de gênero, desigualdade social e machismo sejam debatidos em sala de aula para manutenção de privilégios da classe dominante.

A escola sem partido não diz respeito a partidarização das escolas, mas sim à retirada do pensamento crítico, da problematização. Com a aprovação do projeito a escola deixa de ser um lugar de pluralidades, discordâncias, dúvidas, e debates e impede a formação de opiniões, censurando ideias revolucionárias e liberais, e impedindo assim, mudanças estruturais na sociedade brasileira.

Portanto, sabendo que não existem fatos históricos sem opções políticas, e que não há como ensinar sem apresentar as ideologias políticas por trás dos processos. É importante, que existam debates nas escolas, para que os jovens formem suas próprias opiniões, e não sejam massa de manobra, pois Segundo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele, e somente com uma boa educação que desenvolva a criticidade ele não estará alienado, e saberá se posicionar e construir seus próprios valores.
Amys
Aprendiz
Aprendiz

Pontos : 37

Re: TEMA: "Escola Sem Partido" e os rumos da educação no Brasil

Mensagem por Francis Bacon em Sex Set 02, 2016 5:06 am

A censura do ensino
Há quem diga [atualmente] que as escolas atualmente no Brasil estão sendo utilizadas para doutrinação política, favorecendo uma visão de mundo formulada pela chamada esquerda. Para coibir essa suposta doutrinação em sala de aula existe um projeto de lei que inclui entre as bases da educação nacional o programa Escolas [S]em [P]artido, [no qual] impede o posicionamento político dos professores [em exercício de cargo] em aula. Os defensores dessa proposta[ ,] esquecem-se que nada na sociedade é isento de ideologia[,] e que a proposta é carregada de autoritarismo, princípio que não deve existir em um regime democrático.

De acordo com Miguel Nagib, membro do projeto, o professor não pode ter liberdade de expressão e deve apenas transmitir o conteúdo de forma neutra, pois somente os pais têm o direito de educar os [seus] filhos. Pode-se observar desta forma, que o projeto é inconstitucional, ao censurar a liberdade de expressão, e que é em si ideológico, vinculada ao pensamento conservador e de direita[.] [Isso impede] que temas como igualdade de gênero, desigualdade social e machismo sejam debatidos em sala de aula [contribuindo para a] manutenção [dos] privilégios da classe dominante.

A escola sem partido não diz respeito a partidarização das escolas, mas sim[,] à retirada do pensamento crítico [e] da problematização. Com a aprovação do projeito[,] a escola deixa de ser um lugar de pluralidades, discordâncias, dúvidas, e debates e [passa a impedir] impede a formação de opiniões, censurando ideias revolucionárias e liberais, e impedindo assim, mudanças estruturais na sociedade brasileira.[argumento repetido]

Portanto, sabendo que não existem fatos históricos sem opções políticas[?], e que não há como ensinar sem apresentar as ideologias políticas por trás dos processos. É importante que[,] existam debates nas escolas, para que os jovens formem suas próprias opiniões e não sejam massa[s] de manobra, pois Segundo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele, e somente com uma boa educação que desenvolva a criticidade ele não estará alienado, e saberá se posicionar e construir seus próprios valores.

Considerações finais: []

Lembre-se de que a quebra de linha entre os parágrafos, presente nesse fórum, é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento no início de cada parágrafo.*

Nota:

I120O participante demonstra domínio adequado da norma-padrão, apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita, ou muitos desvios leves. Assim, há certos desvios que ocorrem em várias partes do texto, revelando que um ou mais aspectos da norma-padrão ainda não foram incorporados aos seus hábitos linguísticos. Desvios mais graves, como a ausência de concordância verbal ou nominal, não impedem que a redação receba essa pontuação, desde que não configurem falta de domínio absoluto do padrão da linguagem escrita formal. Assim, o participante que realizar alguns desvios graves ou gravíssimos, ou muitos desvios leves, pode receber essa pontuação.
II160O participante desenvolve bem o tema, mas não explora os seus aspectos principais. Desenvolve uma argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo, mas não apresenta argumentos bem desenvolvidos. Os argumentos defendidos não ficam restritos à reprodução das ideias contidas nos textos motivadores nem a questões do senso comum.
III160O participante seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, em defesa de seu ponto de vista. Explicita a tese, seleciona argumentos que possam comprová-la e elabora conclusão ou proposta que mantenha coerência com a opinião defendida na redação. Entretanto, os argumentos utilizados são previsíveis. Não há cópia de argumentos dos textos motivadores.
IV80O participante articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos. A redação enquadrada neste nível poderá conter desvios, como: frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico gramatical; sequência justaposta de ideias sem encaixamentos sintáticos; ausência de paragrafação; frase com apenas oração subordinada, sem oração principal. Poderá conter também desvios de menor gravidade: emprego equivocado do conector; emprego do pronome relativo sem a preposição, quando obrigatória; repetição desnecessária de palavras ou substituição inadequada sem se valer dos recursos de substituição oferecidos pela língua. Esta pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar pouco domínio dos recursos coesivos.
V120O participante elabora proposta de intervenção relacionada ao tema, mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.

Corretor

Pontos : 978

Mensagem por Amys em Sex Set 02, 2016 7:23 am

Muito obrigada pela correção, de coração! Me ajudou muito!

Eu gostaria de saber como eu poderia escrever de outra forma minha introdução, você tem algum vídeo ou tópico no forúm ajudando na estrutura?

E professor, você poderia atribuir uma nota para a redação? Para eu ter uma noção? rs

Amys
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por Francis Bacon em Sex Set 02, 2016 7:35 am

Amys escreveu:Muito obrigada pela correção, de coração! Me ajudou muito!

Eu gostaria de saber como eu poderia escrever de outra forma minha introdução, você tem algum vídeo ou tópico no forúm ajudando na estrutura?

E professor, você poderia atribuir uma nota para a redação? Para eu ter uma noção? rs

Amyz, aqui no fórum mesmo tem textos com conteúdo de estruturação, mas em breve eu postarei um vídeo sobre algumas técnicas. É que fazer vídeos e editar não é fácil, demanda muito tempo (MUITO MESMO).
Por isso eu não estou entregando a correção com as notas, pois o tempo para corrigir o texto mais a correção com nota me toma, no mínimo, três horas para cada redação. Daí já viu, né, também preciso viver rs.
No mais, pretendo tirar um dia para atualizar todas as redações com as notas, não se preocupe com isso. Eu só não vou poder te garantir quando, mas vou. A minha prioridade agora serão os vídeos mesmo.

Corretor

Mensagem por Amys em Sex Set 02, 2016 7:54 am

Entendi! Sem problemas professor, sua correção me ajudou muito mesmo!
Vou procurar os textos e fico no aguardo pelos vídeos!

Seu trabalho é incrível!
Amys
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por Francis Bacon em Sex Set 02, 2016 8:43 pm

Wink

Corretor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: