MODELO: Exemplos de redação nota mil - Tema: Imigração para o Brasil no séc XXI (ENEM 2012)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

MODELO: Exemplos de redação nota mil - Tema: Imigração para o Brasil no séc XXI (ENEM 2012)

Mensagem por Francis Bacon em Qua Fev 17, 2016 3:18 am

Yárina Rangel, 20 anos, estudou no _A_Z escreveu:

Catalisador estrangeiro

No final do século XX, o país passou por um período de grande prosperidade econômica que ficou conhecido como "Milagre econômico". O otimismo gerado por essa conjuntura traduziu-se em uma frase que permanece, até hoje, na cultura popular: "Brasil: o país do futuro". O crescente número de imigrantes que buscam terra tupiniquins, porém, revela que talvez o futuro esteja próximo de chegar. Dessa forma, é preciso enxergar a oportunidade de crescimento que tal fenômeno representa e propor medidas que maximizem os benefícios e minimizem os problemas.

Em um primeiro plano, deve-se entender que o aumento do contingente populacional gera uma série de problemas para o local de destino. Nesse sentido, a qualidade dos sistemas de saúde, segurança e educação que já não é ideal, no país, torna-se ainda mais precária caso não haja a definição do limite de absorção de imigrantes por cidade. Logo, faze-se necessário a ampliação da fiscalização das fronteiras do país pelas forças armadas para que haja maior controle do número de pessoas que desejam viver no país, além de uma melhor administração do local de destino, evitando locais que já apresentam inchaço populacional.

Entretanto, ainda que haja um limite de indivíduos, aqueles que aqui se estabelecem não são inseridos na sociedade e acabam por incrementar o setor informal da economia, quando poderiam contribuir para o crescimento do país, principalmente em setores onde há carência de profissionais, como na construção civil. Para amenizar ta quadro, as ONG's poderiam oferecer cursos de profissionalização aos imigrantes, aproximando-os da dinâmica social do país. Afinal, não basta oferecer apenas água e alimentos como fez o governo no caso da chegada de 500 haitianos no Acre, ano passado.

Torna-se evidente, portanto, que o país precisa administrar de forma mais consciente a expressiva chegada de imigrantes. Com esse objetivo, além das medidas anteriormente citadas, a criação de uma "cartilha do imigrante" ajudaria no estabelecimento desses indivíduos uma vez que eles ficariam cientes de suas possibilidades, sendo papel do Governo elaborá-la. Com os imigrantes incrementando não só a cultura como a economia, a reação social de transformação em país do futuro, certamente será agilizada.
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 682
Pontos : 812
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MODELO: Exemplos de redação nota mil - Tema: Imigração para o Brasil no séc XXI (ENEM 2012)

Mensagem por Francis Bacon em Qua Fev 17, 2016 3:49 am

Igor Cavalcanti, 17 anos, estudou no pH escreveu:
Brasil  Atraente

Ao ser trabalhada a questão da imigração no Brasil, muito se pensa nos acontecimentos e nos fluxo ao longo da história. No entanto, a nação brasileira constituiu-se, no século XXI, uma potência econômica em crescimento e ganhou notoriedade a partir da popularização do conceito dos BRICS, países de maior prosperidade econômica. Desse modo, pode-se dizer que os movimentos de imigração para o Brasil no século XXI são uma decorrência da sua realidade econômica e causam influências em outros campos como a cultura e a qualidade de vida.

Uma das grandes consequências culturais da imigração para o Brasil no século XXI é o enriquecimento da cultura local, que já é caracterizada pela diversidade. Tal consequência, atrelada ao conceito de convivência da sociedade, permite à nação macunaíma flexibilizar ainda mais as relações sociais, mas somente quando distante dos ideais preconceituosos. Eles, que estão presentes em grande parte dos países centrais que atuam como áreas de atração, são crescentes na realidade brasileira, o que acaba por dificultar a consolidação da face boa da imigração.

Além disso, por conta do contexto tecnológico de Revolução Informacional, as levas populacionais que se deslocam do seu país de origem tendo como o destino final o território brasileiro estão mais preparados e motivados quando comparadas aos imigrantes do passado. Com isso, o homem contemporâneo não almeja se deslocar em busca de um subemprego, e vem ao Brasil para contribuir como mais uma agente para o desenvolvimento do país. Dessa forma, os migrantes diferenciados do século atual chegam qualificados e empenhados a entrar no território como uma contribuição.

Não obstam, a política de amenidade mantida pelo país no contexto internacional garante uma boa imagem para os interessados também residentes em país tidos como desenvolvidos. Percebe-se , então, que empresas transnacionais enviam seus executivos e trabalhadores para a nação que não se envolve em constantes guerras, possui facilidades no comércio com países como China e Rússia e apresenta grandes taxas de crescimento, É vista, em consequência de tal investimento estrangeiro, uma possibilidade de absorção de novas técnicas e conhecimentos.

Subentende-se, então, que o contingente imigratório do século XXI com destino ao Brasil é um fator de grande influência nos seus diversos campos de convivência social e cultural, cabendo ao país direcionar essas possibilidades a um caminho próspero. Para isso, práticas como o investimento governamental e privado nos "teapolos" brasileiros gatarem uma formação da população nativa e a chance de inserção do imigrante na sociedade e no trabalho. Além disso, tal investimento ajuda a fortalecer o convívio entre as diversas culturas e conhecimentos, possibilitando o aprimoramento das técnicas.
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 682
Pontos : 812
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MODELO: Exemplos de redação nota mil - Tema: Imigração para o Brasil no séc XXI (ENEM 2012)

Mensagem por Francis Bacon em Qua Fev 17, 2016 2:33 pm

Thamires Rocha, 19 anos, estudou no pH escreveu:
Braços abertos sobre a Guanabara

É indiscutível o aumento dos números imigratórios para o Brasil neste século. A busca por esse país é entendido por fator políticos, históricos e principalmente econômicos. Assim, a chegada de pessoas nesse território pode ocasionar tensão sociais, porém contribui para elevar a diversidade étnica e a riqueza cultural. Vê-se, então, que há duas fazes nesse contexto que devem encontrar o equilíbrio.

O movimento imigratório em direção ao Brasil cresce pelo fato da economia brasileira estar em um momento de ascendência. Indivíduos que não encontram opções de trabalho e sobrevivência nos seus países de origem migram em busca de condições favoráveis para melhorar ou manter seu padrão de vida. Esse é o caso dos europeus que fazem da crise econômica em seu continente e pintam um quadro inverso ao de um século atrás quando a evasão partia do Brasil.

Além disso, o Brasil é conhecido pelo seu excelente recepcionamento já que seus costumes são constituídos da incorporação de outras, como feito pelo movimento antropofágico da semana de arte moderna de 1922, há 90 anos. Essa característica possibilita uma maior identificação entre os brasileiros e outros povos, pois há uma proximidade entre eles, como por exemplo, os pratos típicos do sul que têm raízes alemãs, suíças, entre outros, ai até mesmo as comemorações, como a October Fest que também é alemã e atrai pessoas de todo o país.

Por outro lado, há uma preocupação com a postura governamental, pois o Brasil tem um histórico de submissão e alinhamento com alguns país cuja políticas é forte no mundo. Isso poderia gerar um favorecimento dos imigrantes ante os cidadãos brasileiros, como pela contratação dos primeiros como engenheiros, médicos e empresários para ocupar cargos altos e de confiança. Essa problemática seria um potencial para gerar casos de xenofobia no território, sendo necessário o apoio público na preferência meritocrática por trabalhados brasileiros.

Dessa forma, observa-se que a imigração tem positivos e negativos. Apesar de incrementar social e culturalmente o Estado Brasileiro, esse movimento pode fomentar distorções da visão de mundo e disputas entre as populações. Por isso, é necessário um forte e eficaz controle da entrada de imigrantes, para que esses sejam recebidos e atendam aos vácuos trabalhistas deixados pelo povo local, porém atentando aos limites de uma economia ainda em desenvolvimento. Isso pode ser feito com uma análise de vistos e supervisão de fronteiras com grande fluxo de pessoas. Assim, poderá dizer-se sempre que o Brasil, assim como seu maior monumento, está de braços abertos para o mundo.
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 682
Pontos : 812
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MODELO: Exemplos de redação nota mil - Tema: Imigração para o Brasil no séc XXI (ENEM 2012)

Mensagem por Francis Bacon em Dom Fev 21, 2016 11:34 am

Eudes Wélber Inácio Santos, 21 anos, estudou no Poliedro, de São José dos Campos escreveu:
Brasil, poto de atração migratória no século XXI

Político. Econômico. Religioso. Esses são alguns dos motivos que já levaram a existência de muitos fluxos migratórios pelo mundo. Cidadãos da Somália que fugiam da guerra civil de seu país para territórios vizinhos. Mexicanos em busca do "sonho americano" nos Estados Unidos. Calvinistas perseguidos na Europa na época da Contra-Reforma que se deslocaram para outros continentes. Enfim, a migração ocorro por diversas razões. Observando o quadro geral do movimento migratório para o Brasil no século XXI, percebe-se que uma de suas principais causas é a econômica.

A crise financeira de 2008 que começou nos Estados Unidos já é considerada pelos economistas como uma crise mais do que a ocorrida em 1929. O Brasil foi último país a entrar nela e o primeiro a sair. Isso demonstra a força econômica que a nação brasileira, hoje sexta maior economia do mundo, possui no século XXI. É esse crescimentos econômico que tem atraído mão-de-obra qualificada e desqualificada para o país do futebol.

Uma reportagem da Folha revelou que a cada ano aumenta o número de estrangeiros estudando na Universidade de São Paulo. Médicos de Cuba tem sido incentivados a trabalhar, principalmente, no Norte do Brasil. Gringos têm se mudado para o litoral brasileiro e investido no setor turístico dessa região. As confecções do Brás e do Bom Retiro estão repletas imigrantes de países vizinhos, como mostrado numa reportagem do programa de televisão "A Liga" no ano passado, 2011. Além disso, já a migração de retorno, em que brasileiros que estavam em nações que estão sofrendo fortemente com a crise, voltam para o seu país. É fato que o Brasil, se tornou um dos pólos de atração dos fluxos migratórios que ocorrem pelo mundo neste século. Isso representa uma grande responsabilidade para o governo brasileiro.

O Estado deve garantir a dignidade humana dos imigrantes por meio da elaboração e fiscalização de leis que  evitem a exploração dessa mão-de-obra. Além disso, deve garantir o acesso deles a serviços públicos de qualidade. Esse contingente pode ajudar o Brasil a se tornar uma nação cada vez mais rica e desenvolvida, e um ajudando o outro.
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 682
Pontos : 812
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MODELO: Exemplos de redação nota mil - Tema: Imigração para o Brasil no séc XXI (ENEM 2012)

Mensagem por Francis Bacon em Dom Fev 21, 2016 12:16 pm

Maria Margarida Canan Drehmer, 23 anos, estudou no Positivo, de Curitiba escreveu:
O cidadão-imigrante brasileiro

A fixação do homem à terra: o fator primordial ao desenvolvimento das civilizações. A partir do momento que deixou de ser nômade, o homem pôde desenvolver habilidade relacionadas ao cultivo de alimentos e utilização do solo. Contudo, movimentos migratórios continuaram, e suas implicações sociológicas e econômicas repercutem no mundo.

Analisando a história do Brasil, claramente observam-se três grandes fluxos migratórios, entre os quais os dois primeiros foram de fundamental importância para a formação do povo brasileiro. 

Primeiramente as expedições colonizadoras realizadas pelos portugueses a partir de 1530. sem segundo lugar, a imigração dos europeus em meados do século XIX, que intensificou-se na medida em que foi necessária a substituição da mão de obra escrava, após a abolição da escravatura em 1888 e, finalmente, estamos diante da imigração de indivíduos pobres, de países subdesenvolvidos, em busca de melhores condições de vida e trabalho no Brasil.

Apesar de ainda ser um país emergente, o crescimento econômico, aliado a diminuição da pobreza a absoluta e o aumento de oportunidade em uma nação que encontra-se com a metade da população na classe C (a nova classe média), destacam o Brasil no cenário mundial. Esse fato atrai imigrantes de países pobres, como a Bolívia e o Haiti. A grande questão é o tipo de tratamento a ser dado a esse imigrante, que em grande parte das vezes chega em condição de absoluta miséria. 

Uma das soluções possíveis seria a criação de programas de auxílio ao imigrante, com verbos previstas em dotação orçamentária federal, e posterior repasse à municípios que mais recebem imigrantes. Dentro dos municípios, o programa seria composto por uma equipe multidisciplinar (médico, assistentes sociais, advogados), que analisaria cada caso, e tomaria medidas cabíveis para a legalização do imigrante no país, e posterior inclusão inclusão no mercado de trabalho. Durante esse tempo, o imigrante teria abrigo em casas de albergado. Medidas assim evitariam acontecimentos como o do grupo de bolivianos que foi encontrado no interior paulista trabalhando em condições análoga a de escravidão, a serviço de uma grande multinacional da área de vestuário.

Por fim, destaca-se a necessidade de um tratamento adequado ao cidadão que, num ato extremo, deixa a própria pátria. A esperança é que nosso país respeite os direitos humanos  e princípios da solidariedade entre os povos, e que honre a graciosa fama de povo acolhedor, que teve suas construídas pelo imigrante.




avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 682
Pontos : 812
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MODELO: Exemplos de redação nota mil - Tema: Imigração para o Brasil no séc XXI (ENEM 2012)

Mensagem por Francis Bacon em Dom Fev 21, 2016 12:59 pm

Juliana Sousa, 19 anos, estudou no Miguel Couto escreveu:Desde o processo de colonização brasileira, milhares de imigrantes vieram para o país para trabalharem como escravos (negros) nas lavouras e, depois da proibição da escravidão, europeus vieram para encontrar melhores condições de vida. Graças a vinda de africanos e europeus, o país desenvolveu uma cultura rica, repleta de miscigenação. Todavia, no século XXI, o movimento imigratório para o Brasil tem ocorrido também devido a outros motivos.

A economia brasileira está cada vez mais forte. O país está no "ranking" entre as dez economias que possuem os maiores PIB's do mundo. Além disso, o Brasil se tornou um grande exportador de commodities (termo utilizado para produtos no seu estado bruto, como por exemplo, soja e petróleo). Graças a isso, o país investe maciçamente em pesquisas para desenvolver e aprimorar técnicas no ramo petrolífero (com a descoberta do p´re-sal) e no ramo da agricultura (com máquinas, o desenvolvimento de terra improdutivas para se tornarem produtivas e das sementes transgênicas) atraindo milhares de imigrantes tanto para estudar como para novas oportunidades de emprego.

Por outro lado, há outros motivos que atraem imigrantes para o país. Na sociedade contemporânea ainda existem grandes divergências entre algumas etnias, como por exemplo a questão dos judeus e dos muçulmanos - o ódio entre alguns deles-. Paralelamente, a presença de governantes ditadores em alguns países por exemplo Bolívia e países do Orientes Médio intensificam a vinda de imigrantes, já que em seus países de origem encontram-se em situação precária, sem acesso a direitos civis, políticos e sociais.

Por conseguinte, o movimento imigratório para o Brasil mostra o quando ele vem se destacado internacionalmente. Contudo, para que esses imigrantes sintam-se acolhidos é necessário que o país invista tanto em educação como em infra-estruturam além de programas sociais (educação profissionalizante) feitos pelo governo para ajudar na inserção desses imigrantes na economia brasileira, e, indubitavelmente, sem esquecer próprios brasileiros.
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 682
Pontos : 812
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MODELO: Exemplos de redação nota mil - Tema: Imigração para o Brasil no séc XXI (ENEM 2012)

Mensagem por Francis Bacon em Dom Mar 06, 2016 9:13 pm

Marcelo Gurgel da Silva, 34 anos, estudou no Colégio Estadual Manuel Bandeira escreveu:
Imigração, problema ou solução?

A imigração, apesar das dificuldades inerentes que trás consigo, é um bem, pois faz o país renovar sua cultura, seus profissionais e suas ideias. O Brasil foi moldado pelas imigrações de diversos povos.

Vários problemas podem advir de imigração, assim como soluções. Um dos problemas é a baixa instrução de muitos imigrante, os quais podem estar fugindo de dificuldades econômicas de políticas, chegam ao Brasil e terminam por aumentar o número de desempregados. Mas nem todos os imigrantes são desqualificados, há também os profissionais qualificados, os quais podem contribuir com seu conhecimento para o crescimento do pais. Contudo mesmo estes últimos podem vir a ser um problema social, já que irão disputar vagas com os profissionais brasileiros. O que pode vir a causar tensões sociais ou xenofobia contra os imigrante.

A cultura nacional também é favorecida pela chegada dos imigrantes, já que estes trazem consigo novas idéias e diferentes formas de pensar. Isto contribui para a construção de uma nova identidade cultural no pais.

No fim, a imigração é algo bom, apesar de seus problemas, ela faz uma noção rejuvenescer se reinventando. Contudo o processo de imigração necessita que o governo tenha um planejamento sério e de longo prazo para a área, pois só assim não teremos aqui os problemas que afligem imigrantes em diversos países.
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 682
Pontos : 812
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MODELO: Exemplos de redação nota mil - Tema: Imigração para o Brasil no séc XXI (ENEM 2012)

Mensagem por Francis Bacon em Sex Jun 03, 2016 8:20 am

George Guilherme Sousa, 22 anos, estava estudando sozinho escreveu:
Ervas daninhas do Brasil
A dinâmica da globalização alterou o fluxo migratório neste século. Com o crescimento econômico do Brasil, ele se torna o centro dos holofotes, não somente de investidores e do capital internacional, mas também de imigrantes de países pobres que veem aqui a chance de recomeçar.

A miscigenação do brasileiro, de fato, é o que mais evidencia a nossa cultura e a nossa identidade nacional. Desde a chegada de escravos oriundos da África, aos europeus, passando pelos índios de diversas etnias, o povo brasileiro construiu sua tese, como mostrou Gilberto Freire. Um pouco de cada canto do mundo, além disso, reside em nossas fronteiras e compuseram, em grande parte, aquilo que somos hoje.

O país, no entanto, precisa ser cauteloso com a entrada desenfreada de estrangeiros e que, de forma direta ou indireta, ocupa uma posição ou lugar que deveria ser de um brasileiro. O discurso para isso, contudo, não deve ser xenofóbico mas, concomitantemente, protecionista para, com o cidadão nacional e humanitário para aqueles que se lançam em nossas terras.

Políticas de controle de pessoas em pontos de entrada do país devem ser mais rígidas. Em paralelo, a fiscalização em nossas fronteiras (terrestres e aquáticas) precisam ser modernizadas, como o uso de câmeras térmicas em postos estratégicos. Esta é uma experiência de sucesso na divisa entre o México e  EUA. O âmbito da diplomacia também pode ser -------. Nosso governo ----- que dialoga com os Estados que mais têm incidentes neste tipo de violação para chegar em um denominador comum como medidas cautelares e políticas de extradição mais justas e sem corromper direitos básicos desses indivíduos.

Na União Européia vigora uma acordo entre os países do bloco de livre circulação de pessoas entre os países pertencentes a ele. Com isso, não somente é superado o problema de fiscalização constante, como ocorre a troca de saber e tecnologia entre os Estados. Este é um Exemplo que, acerto prazo, auxiliaria o Brasil (o Mercosul, por conseguinte) a eliminar este problema que cresce como ervas daninhas.




_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 682
Pontos : 812
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MODELO: Exemplos de redação nota mil - Tema: Imigração para o Brasil no séc XXI (ENEM 2012)

Mensagem por Francis Bacon em Dom Jun 12, 2016 8:53 am

Ana Júlia Lopes Botafogo, 18 anos, estudou no Colégio QI escreveu:
O movimento migratório para o brasil sempre ocorreu. Principalmente a implantação de indústrias
em São Paulo. Indivíduos de várias etnias chegavam aqui com a esperança de conseguir trabalhos e construir
uma nova vida. Na atual conjuntura política, social e econômica de alguns países, onde a pobreza, baixa infra
estrutura existem de uma forma significativa, é notável que esses deslocamentos continuam acontecendo a
todo instante para o Brasil. Visto isso devemos procurar entender as razões para que esse fenômeno ocorra e
implantar medidas para receber em forma humana esses imigrantes.

A migração contribui de uma forma expressiva para a formação da identidade do Brasil. Se não fosse
ela , nosso país não seria uma terra tão diversificada e rica culturalmente. Portanto esse movimento no século
vinte e um não deveria ser encarado de uma forma negativa, mas sim como uma forma de incrementação na
nossa cultura, onde esses imigrantes irão contribuir cada vez mais para a construção da história do Brasil.

Além de que devemos ter consciência de que várias pessoas em diferentes religiões sofram com
problemas na classe econômica, social ou geográfica. Fome , miséria, condições precárias de vida atingem
vários indivíduos. Fatores ambientais também, como terremotos, que devastam várias populações. É rasoalvel
que haja um deslocamento dessas pessoas em busca de uma vida melhor. E por isso a nosso olhar para elas
deve ser humanos e acolhedor.

Em suma o movimento imigratório para o Brasil sempre vai existir e é imprescindível que o nosso
governo adota medidas para receber a população imigrante, construindo abrigos próprios para atender a demanda de movimento, vias escalas especificas, melhorar a infraestrutura de hospitais e organizar melhor
institutos, órgãos específicos para esse caso que estes deem todo o amparo aos imigrantes.


_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 682
Pontos : 812
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MODELO: Exemplos de redação nota mil - Tema: Imigração para o Brasil no séc XXI (ENEM 2012)

Mensagem por Francis Bacon em Dom Jun 12, 2016 8:55 am

Matheus Drummond Pereira, estudou no Colégio Santo Agostinho - Novo Leblon escreveu:
Antigamente, o Brasil era um país de emigração. Em função de seus gargalos econômicos de
infraestruturas e mão de obra, muitos brasileiros viam as condições de permanência no país insustentáveis.
Atualmente, no entanto, há uma tendência imigratória, tanto de retornos desses conterrâneos quanto de
outros povos que, em virtude da conjuntura mundial caótica, veem na primeira letra doa BRIAS uma nova
pagina em suas vidas. Contudo, os gargalos se mantém e essa nova onda migratória acentua-os, aumentando
o superpovoamento relativo do país. Como solucionar essa questão?

Nosso país, ainda não acostumado com a situação, tem tomado medidas bastantes brandas e
acolhedoras, visando legalizar muitos dos imigrantes, mas ao mesmo tempo negligentes. Ao adotar essa
postura, a diplomacia brasileira demonstra-se permeável a entrada dos mesmos, mas não cria uma
infraestrutura para receber essas pessoas como quando no século XLX, na expansão cafeeira. De fato, esses
recém-chegados são deixados a mercê de si mesmos e passam a disputar a já escassa disponibilidade de
recursos, principalmente nas metrópoles nacionais.

Como consequência, surgem tensões externos e internos. A formação de fronteiras problemas,
presentes no Norte e centro Oeste, demandam a mobilização do exército para o controle dos conflitos e do
corpo diplomático brasileiro para dialogar com os outros países. Internamente, ocorre inchaço urbano e, como
muitos desses imigrantes não são qualificados, o aumento do trabalho informal e da marginalidade, formando
até redes de tráfico e de prostituição, e no futuro a formação de sociedades paralelas a nossa, os guetos. Isso
cria uma crise interna para a população autóctone que com uma postura que amparasse seu povo, o governo
poderia evitar, mas não o faz.

Apesar desses fenômenos, essa onde tem trazido, principalmente da Europa, que está em crise, mãode-obra
bastante qualificada para trabalhar nas grandes empresas nacionais e transnacionais no país. Esse
acontecimento, porém, não é bom para o empregado brasileiro e nem para seu governo, pois aumenta-se
assim uma concorrência desnecessária, uma vez que, primeiramente, o estado deve zelar por seu cidadão.
Com isso, agrava-se a perspectiva negativa no âmbito social do país sobre o futuro “Brasil”.

Tendo esse quadro cada vez mais presente, o Brasil precisa frear essa crescente imigração em prol de
sua sociedade. De modo que evitasse tensões futuras de caráter xenofóbico. Além disso, precisamos
realmente integrar os imigrantes para serem cidadãos, e não estorvo social. Para tanto, deve-se criar cotas
máximas de imigrantes no trabalho e procurar regularizar e encaminhar para serviços dignos os que não
possuem qualificação laboral, auxiliando-os através de uma “bolsa de reiniciarão”. Assim, protegeremos nosso
povo, mas ao mesmo tempo mostraremos que o Brasil pode, e deve ser, o país de todos.


_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 682
Pontos : 812
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: MODELO: Exemplos de redação nota mil - Tema: Imigração para o Brasil no séc XXI (ENEM 2012)

Mensagem por Francis Bacon em Dom Jun 12, 2016 9:01 am

Janaína Teixeira de Novais, 18 anos, estudou no ETEC Bento Quirino, Campinas SP escreveu:
Processo imigratório: aspectos culturais e fatores envolvidos
Nos últimos anos, vem sendo notada a incidência cada vez mais forte do processo de imigração. Este
processo também é identificado no Brasil, Já que nota-se um grande fluxo imigratório para as terras
brasileiras, sobretudo, ao analisarmos o século vigente.

O processo de imigração pode se deve por uma séria de fatores, sejam esses políticos, sociais ou,
majoritariamente por fatores econômicos. O déficit no desenvolvimento econômico dos países, a falta de
oportunidade de crescimento, o desemprego e os baixos salários (muitas vezes quase condizentes com os
salários anteriores à Revolução industrial), praticamente forçam as pessoas à procurarem por melhores
oportunidades de crescimento e a tão buscada, todavia até então inalcançada, qualidade de vida.

Os motivos para o fluxo imigratório até então supracitado, dizem respeito às principais
condicionantes da imigração de forma geral. Agora, fazendo uma reflexão à escolha dos haitianos em relação
ao Brasil, pode-se dizer que isso se deve ao fato de o paí apresentar o maior nível de desenvolvimento
econômico da América do Sul (tanto que este retém a maior porcentagem das exportações do mercado
comum do sul (Mercosul)), e também, devido às oportunidades de crescimento e facilidade de entrada e
permanência que este oferece aos imigrantes, se comparado à países desenvolvimentos por exemplo.

Vale ressaltar, que o processo imigratório não deve ser visto inteiramente de forma negativa, já que
no caso do Brasil, este contribui para o desenvolvimento de uma cultura mais rica e multicultural. Logo, tolher
rigidamente a entrada de estrangeiros no país, seria o mesmo que de negar as nossas origens, de negar o
nosso multiculturalismo.

No que diz respeito ao Brasil, cabe ao governo disseminar a ideia de que esses imigrantes possuem os
mesmo direitos humanos à propriedade, ao trabalho e educação, que os demais brasileiros. Críticas já foram
destinadas em relação ao modo pelo qual outros países tratam os imigrantes, portanto, é a vez do Brasil fazer
diferente. E cabe ao governo do Haiti e de outros países, trabalhar por melhores condições de subsistência,
educação, trazendo maior qualidade de vida à população e tornando desnecessária a imigração. O
desenvolvimento econômico, virá como consequência.



_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 682
Pontos : 812
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum