TEMA: Os desafios da mobilidade urbana no Brasil.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Os desafios da mobilidade urbana no Brasil.

Mensagem por Jessy F em Sex Jul 15, 2016 10:16 am

As inovações dos meios de transportes urbanos já eram apresentadas no século XX, foram de grande importância no deslocamento das pessoas ou bens, em diferentes regiões com maior facilidade. Contudo, o que deveria ser um dos aliados para a população, tornou-se um dos maiores vilões do século XXI. Visto que, a falta de organização de vários setores de transporte público, ocasionou uma superlotação de muitos veículos automotores nas vias e rodovias de todo o país. Assim, constituindo-se prejuízos ao cidadão e a natureza.

Dessa maneira, o sistema de transporte público no Brasil, se comparado a outras a outros países como os europeus, ainda é muito precário. Acontecimentos históricos, como o Êxodo Rural, ajudaram muitas capitais a se desenvolverem, porém como o governo não soube administrar a situação, em muitas cidades o contingente de pessoas é maior do que as frotas de veículos coletivos oferecidos. Ocorrendo assim, pouca oferta de serviços, para muita demanda de passageiros.

Logo, originando em muitos terminais uma má qualidade de atendimento, atrasos, superlotação e taxas abusivas dos serviços prestados pelas empresas responsáveis. Por essa razão, justamente por terem um sistema de coletivo falho, muitos aderem aos carros como uma solução plausível.

Estatísticas comprovam, segundo o DENATRAN que nos últimos dez anos, as frotas de automóveis cresceram mais de 400%, todavia, as ruas não se alargaram na mesma proporção. É importante ressaltar que as pessoas são os principais protagonistas e vítimas dessa questão. Os efeitos causados aos indivíduos e a natureza são muitos, pois com a poluição do ar, por exemplo, causado pelo CO2, afeta as pessoas com doenças respiratórias ou outros transtornos derivados da queima de muitos combustíveis, o que também agride a natureza.

Portanto, medidas são necessárias como um aumento de investimentos seja pelo órgão público ou privado, em transportes alternativos, por exemplo, metrô, bicicletas e VLT, para desafogar o transito e melhorar o trafego de toda a sociedade. Bem como, construir mais vias de acesso aos pedestres e ciclistas. Pois, de acordo com Pitágoras, “ com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito. ”

Jessy F
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 3
Pontos : 9
Data de inscrição : 23/06/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum