TEMA: A questão dos refugiados no mundo contemporâneo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: A questão dos refugiados no mundo contemporâneo

Mensagem por GabrielJot em Dom Jul 10, 2016 1:45 pm

Explosões. Tiros. Gritos. Mortes. Esse é o atual cenário da maioria dos países do Oriente Médio, cujos habitantes não enxergam outra alternativa a não ser procurar abrigo nos países adjacentes e se tornarem refugiados, vivendo em condições até mesmo de precariedade e discriminação.
                      A agência da ONU para refugiados, ACNUR, tem o papel de assegurar os direitos e o bem-estar dos refugiados. Não obstante, devido a grande demanda de emigrados, o programa não consegue exercer o seu papel para com os mesmos. Nesse contexto, milhares de pessoas que desejam se salvar da guerra, fogem de seu país de origem deixando para trás a sua casa, o seu emprego e a sua vida estável para viver em uma situação de instabilidade e talvez alarmante, sem casa própria, sem emprego e sem nenhuma perspectiva de vida, em uma nação desconhecida. Assim sendo, a situação vivenciada por refugiados não é favorável.
                    Outrossim, não bastando a situação de instabilidade dos refugiados, eles ainda sofrem com a discriminação. Cada emigrado carrega consigo sua identidade social e cultural que por conseguinte, gera uma visão preconceituosa por parte da população nativa do país que se encontra o refugiado, que não aceita a cultura do próximo, os costumes e nem a presença do refugiado. Dentro desse cenário, o xenofobismo e a intolerância se fazem presente. Destarte, o refugiado não deixa em seu país só a sua casa e o seu emprego, mas também a sua liberdade cultural.
                    São necessárias, portanto, medidas para resolver os impasses. Dessa forma, segundo  o célebre filósofo Immanuel Kant, " o ser humano é aquilo que a educação faz dele", por isso é preciso que os países signatários do acordo de refugiados invistam em uma educação de alteridade, através de palestras ministradas por psicólogos em escolas e universidades. Ademais,  é necessário que o governo  invista em construção de galpões para alojar os refugiados e faça parceria com instituições privadas de  alimentos para ajudar na sobrevivência dos mesmos. Assim, essas atitudes amenizarão os impasses.

GabrielJot
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 4
Pontos : 10
Data de inscrição : 14/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA: A questão dos refugiados no mundo contemporâneo

Mensagem por Francis Bacon em Sab Ago 27, 2016 5:52 pm

Redação em correção* 
Não se esqueça de visualizar sua caixa de mensagens privadas após a correção, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o fórum!
Obrigado, 
Equipe Redação Nota 1000

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 701
Pontos : 837
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum