TEMA:O ensino da história africana no brasil:conquistas e desafios

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA:O ensino da história africana no brasil:conquistas e desafios

Mensagem por Leticia de araujo sousa em Dom Jul 03, 2016 8:25 pm

TÍTULO:A história por trás da história
Sempre se ouve dizer que para a compreensão de si mesmo é necessário compreender às próprias origens. Com o Brasil não é diferente:entre portugueses,europeus,índios,asiáticos e africanos,formaram-se as bases para a construção da nação atual e para que sejam melhor entendidas as culturas e histórias que rondam o país,nada melhor que compreendê-las a fundo.

É simultaneamente cômico e triste ter como concepção da grande “Mãe África” somente suas savanas, população, ou até mesmo filmes infantis como “Rei Leão”. Estes,apesar de retratarem parte do que existe no continente africano, mostram de forma superficial seus atributos e características. O segundo país com maior quantidade de negros no mundo precisa por em pauta aspectos de sua principal referência cultural e linguística,afinal,é indispensável conhecer a história daqueles que em pleno século XXI ainda emigram de seu continente para chegarem até o Brasil sendo recebidos com preconceito e racismo,resultantes de uma educação mal formada com relação às origens afro-brasileiras.

Para enriquecer a consciência de brasileiros das gerações que surgem certas medidas já foram tomadas, dentre elas, leis que incluem obrigatoriamente o ensino da disciplina referente à história e cultura afro-brasileiras, além da recente inclusão de uma obra africana à lista de leituras obrigatórias de um grande vestibular: Mayrombe, do autor Pepetela, já tem inspirado e surpreendido vestibulandos que prestarão a prova da FUVEST, para ingresso na Universidade de São Paulo. Estes pequenos feitos, apesar de avanços, ainda não podem ser comemorados,pois para total ingresso da cultura e da história africanas no “país verde e amarelo”,muito ainda tem de ocorrer.

Tendo em vista as razões e aspectos mencionados, pode-se concluir que a nação brasileira ainda caminha para a compreensão de sua fundação e para melhor impulsionar o avanço que isto envolve, não basta somente a implementação de leis que pouco se efetivariam sem contribuição. A consciência da organização social a respeito de seus antepassados e influenciadores do presente deve triunfar,para isto,todos os esforços que envolvem o ensino e a imposição destes ideais devem existir,e em conjunto,governo,população e elementos midiáticos trabalharem,para abandonar arcaicos conceitos coloniais e restos de pensamentos oligárquicos predominantes nas mentes de muitos indivíduos.

Leticia de araujo sousa
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 19
Pontos : 51
Data de inscrição : 03/07/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: TEMA:O ensino da história africana no brasil:conquistas e desafios

Mensagem por Francis Bacon em Sab Ago 27, 2016 1:21 am

Acertar essas vírgulas, por favor.

_________________
avatar
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 701
Pontos : 837
Data de inscrição : 13/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum