TEMA: Concentração de renda no mundo contemporâneo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Concentração de renda no mundo contemporâneo

Mensagem por Bia.S em Ter Maio 10, 2016 11:07 pm

Há muito se discute sobre a concentração de renda no Brasil. Tal processo, não é algo recente, isso porque está presente desde o período colonial, no qual as riquezas ficavam nas mãos da metrópole. Desde então, apenas uma pequena parcela da sociedade detém da maioria dos recursos econômicos. Esse quadro de desigualdade social gera um processo de exclusão relacionado à moradia, à educação, à saúde e ao emprego.
  É preciso, em primeiro lugar, lembrar que o sistema tributário brasileiro é responsável pela má distribuição de renda no país, isso porque esta arrecadação é paga por trabalhadores que recebem até três salários mínimos. Além disso, há problema também relacionado ao modelo fiscal brasileiro, no qual os mais pobres pagam proporcionalmente mais tributos em relação a sua renda do que os mais ricos. Devido a estes fatores a concentração de renda ainda é mantida. 
  É notório afirmar que no Brasil, não há nenhum modelo de distribuição de renda. Em vista disso, foram criadas políticas compensatórias, como o Bolsa Família, o Bolsa Escola e o programa de Erradicação do trabalho infantil (PETI), medidas estas que reduziram a concentração de renda. No entanto, estes projetos atuam sobre o efeito do problema e não sobre a causa.
  Para resolver, ou ao menos minimizar o problema seria interessante que o governo construísse uma tributação mais justa no país. Com isso, os mais ricos passariam a ser tributados com impostos sobre a renda e o patrimônio. Em seguida, o Estado deveria garantir o acesso igualitário a serviços públicos de qualidade como saúde e educação, praticamente inexistente no país. Por fim, deveria ainda adotar ou reforçar as políticas compensatórias, a fim de reduzir a concentração de riqueza.

Bia.S
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 2
Pontos : 6
Data de inscrição : 05/04/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum