TEMA:Padrão de beleza: limites entre a estética e a saúde

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA:Padrão de beleza: limites entre a estética e a saúde

Mensagem por Tácia Monteiro em Sab Abr 30, 2016 6:17 pm

A sociedade tem padrões sobre o que seria belo ou feio,símbolo de status ou estigmatização. Na ocidental contemporânea,a beleza tornou-se imperativa- é obrigatório ser "lindo,magro,saudável". A necessidade de atenção,medo da velhice e a busca por novas oportunidades profissionais são expressões-chaves para explicar como se chegou a tal ponto.
Segundo Maquiavel, "os fins justificam os meios". Essa máxima tem sido a base para a procura do corpo ideal.Dessa maneira o Brasil tornou-se o campeão em cirurgias estéticas,o que nos trouxe a banalização desses procedimentos cirúrgicos como consequência. É conspícua a influência midiática nesse contexto,tacitamente,é possível relacionar a sociedade atual com a esfinge (monstro de Édipo Rei ,obra de Sófocles),esse ser mitológico engolia àqueles que não o correspondesse,portanto, o padrão estético imposto pelos meios de comunicação e pela sociedade é a esfinge do século XXI.
A saúde perdeu a prioridade e deu espaço à busca insensata pela utopia da perfeição. O poeta e escritor Fernando Pessoa abordou essa temática em um de seus poemas: " Adoramos a perfeição porque não a podemos ,repugna-la-íamos se a tivéssemos". O ser humano encontra-se em um estado de constante insatisfação,assim,diversas consequências são desencadeadas a partir de tantas atitudes insanas.
Não obstante,ainda é possível atenuar esse quadro. É preciso desenvolver uma consciência holística em que haja abnegação de práticas nocivas à saúde. Não incumbe somente ao poder público cuidar da sociedade,todavia,é imprescindível que as pessoas expurguem-se. Faz-se indispensável o controle sobre a clínicas estéticas e os profissionais da área,além de ser necessário a prática do bom senso por parte das pessoas que escolhem viver aprisionadas por uma sociedade carente de opinião em que os valores externos possuem maior relevância que o caráter intelectual.

Tácia Monteiro
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 6
Pontos : 18
Data de inscrição : 15/02/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum