TEMA: A importância da literatura na formação infantil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: A importância da literatura na formação infantil

Mensagem por let-caroline em Qui Abr 14, 2016 11:32 am

Sair da escuridão e ir para a luz significa sair da zona de conforto. A literatura tem o poder de emitir os efeitos do texto da Caverna do Platão na formação infantil. No entanto, somente em torno de 14% da população tem hábito de leitura. Logo, quais são as causas e o que se pode fazer para mudar essa situação?

Relativo ao hábito de leitura, a maioria da sociedade não tem a leitura como hábito, e temos o Brasil como um exemplo. Sabendo disso, não há como esperar que as famílias mudem e obriguem-se a embutir literatura nas suas casas.

Outrossim, pode-se aguardar que a comunidade estudantil faça mudanças para estimular o hábito da leitura, principalmente entre as crianças, porém, claro, não como algo obrigatório e, sim, sempre estimulando a partir da curiosidade e exemplo.

Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. Como o filósofo Immanuel Kant disse, o homem é aquilo o que a educação faz dele. Logo, o Ministério da Educação (MEC) tem que ajustar a carga horária de leitura na grade estudantil nas creches e no ensino fundamental. Já no ensino médio e nas faculdades, professores podem lecionar palestras e atividades extracurriculares sobre a literatura de suas áreas. Dessa forma, quem sabe, os menores poderão sair e se manter longe da escuridão.

let-caroline
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 9
Pontos : 21
Data de inscrição : 19/03/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum