TEMA: Sistema Carcerario Brasileiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

TEMA: Sistema Carcerario Brasileiro

Mensagem por Lavynia em Dom Abr 10, 2016 10:19 am

Para um país com mais oportunidades

Através do cenário atual, é possível perceber que o sistema carcerário enfrenta grandes dificuldades para atender ao que a Lei Execução Penal preceitua. Isso ocorre no Brasil, por exemplo, onde grande parte dos detentos não recebem o tratamento correto, que busque a reeducação e a reinserção deles na sociedade. Nesse contexto, é perceptível que o sistema carcerário brasileiro é uma instituição falida e é importante que estado regulamente essa questão, para que, dessa forma, os ex-detentos tenham novas oportunidades quando saírem da prisão.

Grande parte dos detentos fica a maior parte do tempo desocupado. Isso acontece, principalmente, pela ausência de atividades que possam ajudar profissionalmente e até mesmo incentivar a reabilitação. Além disso, o trabalho contribui para a formação da personalidade do indivíduo e permite ao recluso dispor de algum dinheiro para ajudar na sobrevivência de sua família, no caso daqueles que não possuem auxilio reclusão. Sendo assim, uma atividade seria de grande ajuda na reabilitação daqueles que estão presos.

Ademais, os obstáculos enfrentados por eles após adquirirem liberdade ainda são muitos. Isso é consequência do preconceito que a maioria das pessoas tem em relação aos que acabaram de sair das prisões e procuram seguir uma vida longe do crime. Esse conjunto de fatores dificulta ainda mais a necessária reinserção do detento ao convívio social. Dessa forma, devido à falta de oportunidades, muitos optam por retomar a vida do crime.

Portanto, percebe-se que o sistema carcerário brasileiro ainda precisa de um grande ajuste. Nesse contexto, é preciso que o estado crie programas em parceria com empresas visando a promover a reinserção de ex-detentos no mercado de trabalho. Além disso, é necessário usar a mídia para tentar diminuir o preconceito que as pessoas têm em relação aos reclusos que conseguiram a liberdade. Feito isso, O Brasil será um país com mais oportunidades, onde os presidiários não terão que voltar para a vida do crime, diminuindo assim, o índice de violência e criminalidade.

Lavynia
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 4
Pontos : 12
Data de inscrição : 09/04/2016

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum