SEMANA 10: TEMA: A exposição exagerada no ambiente virtual

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SEMANA 10: TEMA: A exposição exagerada no ambiente virtual

Mensagem por Francis Bacon em Ter Abr 05, 2016 12:22 pm

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema A exposição exagerada no ambiente virtual, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
 

TEXTO I

Embora depois os meios de comunicação não estejam dispostos a pagar fortunas pela exclusividade de mostrar essas imagens que imortalizaram um passeio pelo super-mercado ou que captaram os gestos do cidadão tomando um cafezinho, agora há uma solução para o drama dos sem-fama. A internet oferece um outdoor com espaço para todos: nessas vitrines mais populares, qualquer um pode ser visto como tem direito. As opções são inumeráveis e não cessam de se multiplicar: blogs, fotologs, Orkut, Facebook, MySpace, Twitter, Youtube e um longo etcétera. Graças à rede mundial de computadores, enfim, parece que o acesso à fama tem se democratizado.
Tudo aquilo que antes concernia à pudica intimidade pessoal tem se “evadido” do antigo espaço privado, transbordando seus limites, para invadir aquela esfera que antes se considerava pública. O que se busca nessa exposição voluntária que anseia alcançar as telas globais é se mostrar, justamente: constituir-se como um personagem visível. Por sua vez, essa nova legião de exibicionistas satisfaz outra vontade geral do público contemporâneo: o desejo de espionar e consumir vidas alheias.
Essa repentina busca de visibilidade e da auto-exposição, portanto, essa ambição de fazer do próprio eu um espetáculo e de se tornar um personagem audiovisual, talvez seja uma tentativa mais ou menos desesperada de satisfazer um velho desejo humano, demasiadamente humano: afugentar os fantasmas da solidão.
Celebridade para todos: um antídoto contra a solidão?, de Paula Sibilia. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v62n2/a22v62n2.pdf
 

TEXTO II

Saber exatamente o lugar onde a pessoa está ou qual a sua rotina. Esse é um dos grandes problemas que surge em um momento onde a exposição diária por meio das redes sociais é super compartilhada. O “saber de tudo” expõe na vulnerabilidade do usuário, que entrega para qualquer desconhecido o local onde mora, os lugares que costuma frequentar, seus hábitos e seu perfil traçado. O uso inconsciente das redes traz uma realidade de medo em um mundo onde tudo é “perfeito”, mas onde sempre tem alguém à espreita.
Disponível em: http://odia.ig.com.br/noticia/brasil/2015-05-08/redes-sociais-tambem-oferecem-riscos-na-divulgacao-de-informacoes-pessoais.html.

TEXTO III

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Re: SEMANA 10: TEMA: A exposição exagerada no ambiente virtual

Mensagem por Francis Bacon em Dom Jun 18, 2017 6:15 pm

Modelo exemplar proposto pelo site: descomplica.com.br

Facebook. Twitter. Instagram. Snapchat. Whatsapp. São incontáveis os aplicativos que surgem a todo momento na internet. Antigamente, a função deles era aproximar pessoas em um mundo globalizado, hoje, servem como diários abertos a todos os seguidores. À medida que o ambiente virtual traz benefícios para a comunicação, eles também se tornam meios de exposição excessiva. Dessa forma, é importante educar os usuários dessas redes sociais a fim de evitar problemas pessoais.

Cabe ressaltar como a internet é presente na vida dos seus usuários. É comum encontrar pessoas de diferentes faixas etárias com smartphones nas mãos que os utilizam para fins profissionais, acadêmicos e pessoais. Porém, este é o que gera problemas, visto que eles divulgam demasiadas informações na rede e correm o risco de terem informações vazadas por “hackers”. Exemplo disso são as notícias repercutidas nos sites jornalísticos sobre atores famosos que tiveram fotos íntimas e informações divulgadas em toda rede mundial de computadores.

Com o intuito de solucionar problemas causados pela má utilização do ambiente virtual, medidas precisaram ser tomadas, no Brasil. Em 2012 foi criada a lei Carolina Dieckmann com o objetivo de punir condutas indesejadas na internet, depois de imagens íntimas terem sido divulgadas e por existir uma lacuna de punição desse setor. Além disso, como delitos virtuais se tornaram frequentes – clonagem de cartões, cyberbullying, por exemplo – criou-se também uma delegacia especializada em crimes cibernéticos para garantir a investigação e punição desses atos.

Fica evidente que, embora a globalização tenha trazido a internet como meio de troca de informações e comunicação, ela precisa ser fiscalizada devido às demandas atuais. Com a necessidade de guiar os caminhos dos usuários, não só devem-se criar meios de puni-los, mas também de educá-los para que gerações futuras saibam como se comportarem em ambientes virtuais. Dessa forma, instituições de ensino em parceria com as secretarias de educação devem formular práticas pedagógicas – oficinas, palestras, aulas – de inclusão e educação digital para que cada vez mais eles saibam utilizar esse novo meio de comunicação.

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