TEMA: Os efeitos da concentração de renda no mundo contemporâneo

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TEMA: Os efeitos da concentração de renda no mundo contemporâneo

Mensagem por Jefferson Lima em Qua Mar 30, 2016 1:31 am

No brasil, mesmo que a desigualdade social tenha diminuído na última década, ainda enfrentamos um alto desiquilíbrio quanto à concentração de renda. Isso pode ser notado principalmente nas grandes capitais do nosso país, onde pode ser visto condomínios de luxo ao lado de favelas, fazendo que aumente a criminalidade e o desemprego nas regiões mais carentes.
 Por conta da falta de dinheiro, uma grande parte dos jovens vivem sem estrutura familiar e em um ambiente onde o convívio com a fome, drogas, abuso sexual e armas vira parte de seu cotidiano. Este cidadão cresce influenciado por estes vários fatores, levando-o a se tornar um marginal, aumentando os casos de violência e prostituição nessas comunidades.
 Essa concentração de renda para uma pequena minoria causa a crianças e jovens carentes a exclusão social e a falta de estudo de qualidade, diminuindo suas chances na disputa no mercado de empregos, aliás, o desemprego é um dos maiores culpados do aumento da criminalidade, pois, o cidadão não vê outra alternativa a não ser partir para o crime.
 Portanto, o governo federal, junto dos governos municipais, precisam criar programas que aumentem a inclusão entre as classes baixas e altas, projetos que facilite a profissionalização do cidadão no ensino superior, e aumentarem os números de vagas com cortas de renda baixa em concursos públicos.

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Re: TEMA: Os efeitos da concentração de renda no mundo contemporâneo

Mensagem por Francis Bacon em Dom Jun 05, 2016 1:22 pm

No Brasil, mesmo que a desigualdade social tenha diminuído na última década, ainda enfrentamos um alto desiquilíbrio quanto à concentração de renda [por quem?]. Isso pode ser notado principalmente nas grandes capitais do nosso país, onde pode ser visto condomínios de luxo ao lado de favelas, fazendo com que aumente a criminalidade e o desemprego nas regiões mais carentes.

Por conta da falta de dinheiro, uma grande parte dos jovens vivem sem estrutura familiar e em um ambiente onde o convívio com a fome, drogas, abuso sexual e armas
viram parte de seu cotidiano[se eles vivem, já se torna cotidiano.]. Este cidadão[qual?] cresce influenciado por estes vários fatores, levando-o a se tornar um marginal, aumentando os casos de violência e prostituição nessas comunidades.[argumentos de senso comum levam seu texto a um alto teor de opiniões preconceituosas, ocasionando perda da nota por conta da falta de domínio sobre o assunto.]

Essa concentração de renda para uma pequena minoria
[quais?][,] causa nas crianças e jovens carentes[,] a exclusão social e a falta de estudo de qualidade, diminuindo suas chances na disputa no mercado de empregos[.] Aliás, o desemprego é um dos maiores culpados do aumento da criminalidade, pois, o cidadão não vê outra opção a não ser partir para o crime.[Então o problema da concentração não é unânime.]

Portanto, o
Governo Federal, junto dos governos municipais, precisam criar programas que aumentem a inclusão entre as classes baixas e altas[como? O que seria isso?], projetos que facilite a profissionalização do cidadão no ensino superior, e aumentarem os números de vagas com cotas de renda baixa em concursos públicos.[cadê a solução para as causas abordadas no texto?]

Considerações finais: []

  • Geral:
  • Introdução:
  • Desenvolvimento:
  • Conclusão:

*Lembre-se de que a quebra de linha entre os parágrafos, presente nesse fórum, é somente para facilitar a leitura do texto, no ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento no início de cada parágrafo.*

Nota:
I80O participante demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando grande quantidade de desvios gramaticais e de convenções da escrita graves ou gravíssimos, além de presença de marcas de oralidade. Assim, há certos desvios graves que ocorrem em várias partes do texto, revelando que muitos aspectos importantes da norma padrão ainda não foram incorporados aos seus hábitos linguísticos. O participante que realizar muitos desvios graves ou gravíssimos, mas não apresentar desestruturação sintática em excesso, receberá essa pontuação.
II120O participante apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém os organiza e relaciona de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista. As informações são aleatórias e desconectadas entre si, embora relacionadas ao tema. O texto revela pouca articulação entre os argumentos, que não são convincentes para defender a opinião do autor.
III80O participante apresenta informações, fatos e opiniões pouco articulados ou contraditórios, embora pertinentes ao tema proposto. O texto que se limitar a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação, em defesa de um ponto de vista, também receberá essa pontuação.
IV80O participante articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos. A redação enquadrada neste nível poderá conter desvios, como: frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico-gramatical; sequência justaposta de ideias sem encaixamentos sintáticos; ausência de paragrafação; frase com apenas oração subordinada, sem oração principal. Poderá conter também desvios de menor gravidade: emprego equivocado do conector; emprego do pronome relativo sem a preposição, quando obrigatória; repetição desnecessária de palavras ou substituição inadequada sem se valer dos recursos de substituição oferecidos pela língua. Esta pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar pouco domínio dos recursos coesivos.
V40O participante elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou subentendida no desenvolvimento da argumentação.

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